War Game Online: Regras parte 1


Como disse anteriormente estou planejando um Wargame Online. Tudo será feito de forma artesanal, então começaremos por descrever as regras do jogo. Será uma mistura de War com Civilization, com uma pitada de Heroes of Might and Magic, para dar aquele clima RPGistico. O Cenário do jogo será Heöe, o mundo principla de Guerras Draconicas. E sem mais delongas, vamos as regras.

O Mapa: Primeiro estou quase terminando o mapa, ele deverá ser uma planilha do Open Calc, com células agrupadas de certa forma que cada uma se  liga com apenas outras seis, formando um mapa similar ao hexagonal. Para finalizar  como plano de fundo o mapa propriamente dito. O Open Calc foi escolhido por permitir figuras em plano de fundo que varia com o zoom escolhido pelo usuário, ao contrario do Excel onde o plano de fundo possui tamanho fixo. Além do mais permitirá que qualquer um uso, seja em computadores menos potentes, Linux e de forma gratuita e legal. Esse arquivo será atualizado e disponibilizado para baixar a cada rodada.

Civilization: Um dos jogos de estratégia mais completo.

O jogo: o jogo acontecerá pelo próprio site, na pagina https://guerrasdraconicas.wordpress.com/war/, que será atualizada semanalmente com os links das paginas da próxima semana, exemplo: https://guerrasdraconicas.wordpress.com/war/semana-1/. Cada jogador terá então 5 dias para deixar seu comentário com suas ações, que serão calculadas nos próximos dois dias (ou antes se todos realizarem suas ações antes dos 5 dias). Caso no final dos cinco dias o jogador não realize nenhuma ação, metade de sua riqueza será gasta em treinamento de tropas, de forma proporcional, e distribuída proporcionalmente nas tropas existentes.

As regras: Primeiro teremos que dizer que é um jogo com apenas 10% de regras de War (apenas na decisão do combate), e o restante algo mais parecido com Civilization com uma pitada de Heroes of Might and Magic.

O mapa é dividido em reinos/regiões que possuem praticamente a mesma cultura ou mesmo clima e acidentes geográficos. Cada região possuirá diversas localidades, que são pontos importantes para serem conquistados, como cidades, templos, fortalezas, minas. Conquistar uma região é dominar todas suas localidades. O Objetivo do jogo é a conquista da maior quantidade de regiões possíveis.

Características da região: Cada região ao ser completamente conquistada garante alguma vantagem a seus conquistadores, como a possibilidade de criar alguma tropa especial, ou alguma habilidade especial. Ela também garante uma produção bônus de riqueza para construir tropas, ou edificações.

Características da localidade: Cada localidade terá um valor de produção, que indica a capacidade de geração de recurso e de produção. Ela também pode ser fortificada, garantidno um valor de defesa as tropas que lá estiverem. Também são os únicos cantos onde é possível recrutar tropas.

Exemplos: Condado de Nothingplace: Produção 2, defesa 0, guarnição – . Forte da Chama: Produção 2, defesa 3, guarnição 10.

Preparando o jogo: Cada jogador representa um “general”, com o objetivo de obter o controle do máximo de regiões possíveis. Para isso no inicio cada jogador receberá uma mesma quantidade de riqueza, o que permitirá criar se exército inicial. Então deverá escolher algumas localidades e distribuí-las em suas localidades.

A rodada/turno: Uma rodada ou turno é considerado o tempo de uma semana em tempo real, onde cada jogador deverá decidir as ações de suas tropas em cinco dias, e será calculado o resultado nos próximos dois. Para garantir a aleatoriedade do sistema, um sistema randômico será criado e testado, que será responsável pelas rolagens de dados e iniciativas. Para decidir quem agirá primeiro, em casos de impasse onde cada um exercito quer atacar o outro, a velocidade média das tropas será calculada, e o exercito com maior valor decidirá por defesa ou ataque.

Jogo de estratégia de fantasia

Heroes of Might and Magic: Jogo de estratégia de fantasia

As unidades: Existem mais de 10 tipos de unidades, por isso uma matéria exclusiva será responsável por descrever as várias unidades em detalhes, mas aqui descreveremos o seu funcionamento e a unidade mais básica, a infantaria. As unidades geralmente não trabalham sozinhas e sim como um exército, um conjunto de várias unidades. Mas antes de descrever um exercito descreveremos a unidade.

Uma unidade é composta por indivíduos armados e treinados de forma semelhante. Elas possuem algumas características variáveis e outras fixas. O nível de treinamento e a quantidade de vitorias da unidade variam conforme o jogo, e servem para medir a experiência da unidade. As características fixas, ou apenas características, são o custo para treinamento, o custo de manutenção da tropa, as vantagens de combate (bônus contra algum tipo de unidade, ou habilidade especial), as desvantagens, e o deslocamento. A unidade infantaria e cavalaria, com seus valores básicos, e um exemplo das unidades em jogo são apresentadas logo abaixo:

• Infantaria: São soldados, armados geralmente com lanças, e outras armas secundárias, vestindo alguma armadura média e deslocando-se a pé. São baratos e fáceis de recrutar, existindo em grandes quantidades.

Características: Custo: 1 ;  Manutenção: 1 ;  Vantagem: +1 contra Cavalaria ; Deslocamento: 2.

• Cavalaria: São guerreiros montados em cavalos, bem armados e protegidos. O custo elevado de seu equipamento faz com que a maioria sejam nobres, o diferenciando das outras tropas.

Características: Custo: 2 (animal)  ;  Manutenção: 2  ;  Vantagem: +1 contra Arqueiros ; Deslocamento: 4.

Exemplos de Unidades:

Guerreiros Vermelhos – 10 infantaria regular(+1)/13 – Características: Manutenção: 10 ;  Vantagem: +1 contra Cavalaria ; Deslocamento: 2.

Estandartes Azuis – 5 cavalaria inexperiente (+0)/5 – Características: Manutenção: 10 ;  Vantagem: +1 contra Arqueiros ; Deslocamento: 4.

Obs.: Em jogo o custo de treinamento não é representado, por não ter importância durante a batalha.

Características: Descreveremos a seguir cada uma das características em detalhe.

Custo: o quanto de riqueza precisa ser gasto para criar/treinar uma unidade desse tipo inexperiente.

Manutenção: Na descrição da unidade ela define o quanto 1 (um) exemplar dessa unidade necessita de recurso por turno para ser mantida. Na descrição do exército representa quanto de recurso total necessário para manter o exercito durante uma rodada. Caso não possua recursos suficiente (ou recursos específicos para manutenção), um numero de unidades deverá ser “sacrificada” para mantê-lo. A quantidade de unidades sacrificadas será definida pelo custo de treinamento equivalente ao custo de manutenção negativo (diferença do recurso disponibilizado – o recurso necessário).

Vantagem: descreve qual a vantagem que a unidade possuí, geralmente um bônus (na defesa ou ataque) contra algum tipo de unidade contida no exército atacante.

Desvantagem: descreve qual a desvantagem que a unidade possuí, geralmente uma penalidade (na defesa ou ataque) contra algum tipo de unidade.

Deslocamento: representa quantos quadrados a unidade se desloca em terreno normal por turno. Alguns terrenos possuem penalidade ou bônus no deslocamento.

o ponto mais importante do jogo

Combate: o ponto mais importante do jogo

O Combate: Em um combate, cada o jogador decide a quantidade e os tipos de unidades do exercito que irá atacar e defender (máximo de atacantes igual ao numero de defensores e vice versa). Então um dado será rolado para cada unidade atacante e defensora.  O atacante sempre escolherá as unidades defensoras que ele tiver mais vantagens para atacar. Caso de empate, a unidade defensora vence.

Os jogadores poderão decidir se ficarão até a perda completa dos exércitos ou com quantas perdas aceitarão antes de recuar para um quadrado oposto em segurança.

Exemplo:

Passo 1: Quem atacará quem? E até quando lutar?

Essa fase será decidida pelo comentário de cada jogador até o fim da rodada, as demais serão calculados por mim.

“João possui os Guerreiro Vermelhos, e Paulo os Estandartes Azuis (veja esses exércitos acima). Eles decidem se atacar mutuamente. João decide recuar quando seu exercito for destruído completamente, e João com 2 unidades.”

Passo 2: Iniciativa – Quem atacará primeiro?

“Então Paulo inicia (cavalaria possui deslocamento maior).”

Passo 3: Quais unidades atacarão e defenderão?

Paulo então decide atacar com tudo a infantaria de João, 5 cavaleiros de Paulo contra 5 infantarias de João.

Passo 4: Rolar os dados – quem vencerá?

Paulo obtém 6, 5, 4, 3, 3 e João 5, 5, 2, 1, 1. Mas a infantaria possui bônus contra cavalaria, tornando os valores: 6, 6, 3, 2, 2. Então compara os dados 6×6, 5×6, 4×3, 3×2, 3×2. João perdeu 2 cavalarias e Paulo perdeu três infantarias. Agora é a vez de Paulo Atacar.

Passo 5: Retorna ao passo 3, só que quem defendeu agora ataca.

Passo 3.2: Quais unidades atacarão e defenderão?

João ainda tem 3 cavalarias, e Paulo 7 infantarias, Então Paulo só pode atacar com 3 infantarias.

Passo 4.2: Rolar os dados – quem vencerá?

Paulo consegue 4, 4, 2 nos dados, e João 6, 5, 4. Só que a infantaria de Paulo possui vantagem de +1 contra a cavalaria, ficando 5, 5, 3. Resultado: 5×6, 5×5, 3×4. Paulo perdeu 2 infantarias e João perdeu uma cavalaria, decidindo fugir.

Espólio

O espolio é o recurso que se ganha quando se vence uma batalha. Considera que para cada unidade 2 unidades derrotas (independente de qual lado), 1 de recurso será obtido, isso só no final da batalha, quando um exército for destruído ou fugir.

Essa foi então a primeira parte das regras, incluindo a visão geral e combate. A próxima matéria conterá as regras de gerenciamento de tropas e recursos, até mais.

Veja também:

War Game ON-Line: Tropas!

War Game Online: Regras parte 3

War Game Online: Regras Parte 2

War Game ON-Line Participe!

Uma resposta to “War Game Online: Regras parte 1”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: