War Game ON-Line Participe!


War é um dos jogos mais adorados por todos, apesar de usa simplicidade e falta de variedade. Várias matérias apresentam soluções alternativas a esse problema, como mapas alternativos WAR in TORIL: Jogando WAR em Forgotten Realms, o lançamento do ano (war in rio) ou o fantástico War Senhor dos Anéis. Todos esses jogos são baseados no famoso Risk, ou War, onde cada jogador possui um objetivo, começa com o domínio de vários territórios e tropas, apenas geralmente um tipo, mas algumas exceções como no war senhor dos anéis são 3 tipos.

A regra é simples, a cada turno o jogador pode pegar a quantidade de tropa que quiser e atacar um território visinho, cada jogador joga um 1d6 por tropa atacando e defendendo, o maior ganha, e empate defesa ganha. Se o atacante derrotar todas as tropas do território ele pode passar uma ou várias tropas para o novo território, sendo que ele sempre tem que deixar uma tropa no território anterior. Todo turno os jogadores ganham uma certa quantidade de tropa, e caso conquiste completamente algumas regiões, ganha um bônus adicional. Algumas cartas são obtidas durante a vitória, e podem conceder tropas extras. Existem vários outros detalhes de regras, mas essas são as principais.

O jogo é divertido e simples, combinação perfeita, e seus grandes tabuleiros e possibilidade de grandes tropas fazem o jogo diferente a cada partida. Mas após duas décadas jogando ele a coisa começa a se tornar repetitiva, e agora estão surgindo várias alternativas diferentes, como War Império Romano, e outros que falei lá em cima.

Onde isso tudo se encaixa com o RPG?

O vasto mundo de Heöe: Conquiste-o!

Há um tempo atrás terminei de criar o mapa do mundo de Heöe, um mundo grande com pelo menos 50 regiões/reinos diferentes. Tenho um resumo do que cada reino é, mas o suficiente para campanhas super detalhadas, mas o suficiente para um jogo de War!

Mas como disse anteriormente, as regras simples de war não me atraem tanto ainda, então criei minha própria variação de war. Com alguma pitada de Civilization, e outras do RPG, criei um  novo sistema, bem mais complexo, mas que deve agradar aos wargames a fora. Algumas de suas características:

  • Conta com 14 unidades básicas;
  • Evolução das unidades;
  • Sistema de batalha similar a war, ma com um sistema de pedra papel e tesoura, onde cada unidade possui vantagem contra alguma outra;
  • Gerenciamento de recursos;
  • Fortalezas e armas de cerco;
  • Espionagem.

Pretendo então dividir o mapa de Heöe, e iniciar um jogo pela internet, já aprovado e requisitado por vários amigos. As inscrições estão abertas, basta comentar ai em baixo. Quanto as vagas por enquanto não sei qual será o limite, mas como todo jogo possui um “entra e sai” de participantes aceitarei todos para o Play Test, ficando apenas uma ordem de prioridade quando chegar em um limite para minha pessoa.

Em breve o jogo começa. Mais detalhes sobre a regras irei postando aos poucos em matérias.

veja também:

War Game ON-Line: Tropas!

War Game Online: Regras parte 3

War Game Online: Regras Parte 2

War Game Online: Regras parte 1

War Game ON-Line Participe!

Finalmente o mapa está pronto!

Reinos Infinitos

17 Respostas to “War Game ON-Line Participe!”

  1. Faltou citar o famigerado “War USP”!
    http://stoa.usp.br/usp/weblog/36082.html

    Ótimo post! Abraço!

    • Existem tantos “risks” por ai que se eu fosse citar todos seria apenas uma matéria pra isso 🙂 quem sabe eu faço isso um dia 🙂

  2. Sim, Estou esperando os jogadores se inscreverem. Já tenho alguns amigos, gostaria de mais alguns da net pra ver ter visão de fora do grupo de jogo.

  3. […] matérias também servirão de base para a campanha War Game Online que estarei organizando em breve, […]

  4. Muito bom

  5. Eu quero participar. =)

    Como faço?

    • Vou terminar de prepara o conpedium do material em PDF esse final de semana, assim como o mapa, e então começamos, você, eu e uns amigos (e quem mais aparecer).

  6. ok, só avisar.

    durante o ano passado inteiro joguei um jogo semelhante, embora mais complexo (além de guerra tinha comércio, diplomacia, quests, interpretação, etc), mas o jogo morreu e agora tô na seca. =)

  7. O mesmo que o Groo – Quanto ao fato de desejar jogar e sobre o jogo semelhante, tanto que foi exatamente o caboclo que me falou dessa investida. 🙂

  8. Já chamei 1 órfão, ele disse que vai jogar (Aladir). Quer mais quantos?

    • Deixa rolar, pode xamar muita gente (se quizer, mas não é obrigação), pois sempre há desistetes. Se for um sucesso e tiver muita gente melhor. 🙂

Deixe um comentário