RPG Old School vs. “Moderno” vs. Eletrônico


Discutiremos aqui algumas características dos RPGs Old School, comparando-o com os RPGs “Modernos” e com os RPGs Eletrônicos, tentando identificar o que tornou cada um o que: a diversão dos RPGs Old School, as regras e batalhas épicas dos RPGs Modernos, e o sucesso dos RPGs Eletrônicos.

action-RPG, hack n slash, Mas divertido

Diablo: action-RPG, hack n' slash, Mas divertido

Porque eu gosto dos sistemas Old School?

Por que eles teriam evitado muita das brigas de regra nos jogos de RPG. Certa vez enquanto mestrava, um dos jogadores conjurava um espírito que o curava. Quando cogitei se poderia matar o espírito o jogador disse que não podia, acreditei e passei o jogo, logo depois achei que o personagem não poderia ter a magia pelas regras😛. Se o jogador tivesse deixado que eu fosse Old School e matado o espírito dele teria sido menos incomodo.

No RPG Moderno, com usas regras robustas e muitas opções para customização do personagem, as regras se tornaram o baluarte para muitos jogadores, e é comum ver jogadores com regras novas desafiando o “equilíbrio” do jogo. Eles tentam se torna o astro do jogo, o Raistilin Majere de Dragon lance, mas não pelos motivos certos, ou como Legolas dos filmes do senhor dos anéis, mas apenas pelas cenas cinematográficas, e não pela interpretação ou profundidade.

No Old School o Jogador poderá ser a estrela, mas não como Legolas em senhor dos anéis, e sim como Jack Sparrow em Piratas do caribe, enrolando pelo seu carisma, tramando de forma inescrupulosa, não com bônus e bônus na ficha.

Continuando com as comparações, isso lembrou o seguinte acontecimento: Estávamos em uma série de cavernas amaldiçoadas com um poço em algumas “salas” e escondido na parede do parapeito dos poços tinham escondidos vários itens. No caso mestre cobrou um teste de Observar dos personagens, só o meu que conseguiu um bom dado observou um item escondido, o restante passou direto, afinal, por que contestar os resultados dos dados? Fato é que todos os jogadores perceberam que havia itens escondidos em cada um dos poços, mas não se contesta as regras, certo?

No Old School se os jogadores tivessem dito: “Procuro ao redor do poço por alguma inscrição que poça indicar a finalidade do poço”, o mestre poderia ter considerado que os personagens teriam achado os itens, nada mais natural, e desafiador para o jogador, afinal em Games os quebra-cabeças e labirintos são resolvidos pelos jogadores e não por uma habilidade do personagem que o faz seguir pelo labirinto autonomamente. Nesse ponto o RPG claramente está se desviando de um jogo mais divertido e rumando para um jogo puramente mecânico e tático, enquanto os RPG Eletrônicos estão rumando um pouco mais para a habilidade do jogador do que do personagem.

Nos RPG Eletrônicos (e games em geral), seu personagem é forte, conseguirá matar todos com uma certa habilidade, mas só se tornará um verdadeiro mestre nele, quando o jogador desenvolver as táticas de combate mais desafiadoras, algo que muitas vezes nem os desenvolvedores previram. Não estou falando de bugs, e sim de se posicionar de tal forma que apenas um inimigos conseguirá lutar com você por vez. Tudo bem, o D&D 4 Edição permite isso, mas também permite muitas outras táticas de acordo com poderes mirabolantes e com pouca “interpretação”, ou seja, poderes puramente mecânicos.

Felizmente o Old School para os sistemas atuais não prejudica a parte “mental” do personagem, pois a inteligência é usada para diversos outros feitos (inclusive em combate). Além do mais caso o jogador crie situações como: “Usando meus treinamento de guarda das fronteiras dracônicas eu cerro meus olhos e tento detectar onde o vilão guarda o pergaminho contendo os planos militares”, o mestre pode improvisar e conceder a visualização de algo mais que o planejado inicialmente, como a hora em que o vilão se desarmou, fazendo-o perder algum tempo para perceber o ataque dos heróis!

Mas o Old School não é usado só nas situações de “Procurar”. Permita que o jogador tente manobras arriscadas, como pular em cima da cabeça do anão do grupo para ganhar altura e atacar com um poderoso golpe descente sobre o vilão. Permita que truques mágicos pequenos, como som fantasma, ou um simples tentativa de ventriloqüismo por parte do jogador, forçando sua voz para parecer com a voz do Orc, cause distrações verdadeiras e iniciem na luta entre o bando, fazendo restar apenas 1 Orc sem levantar uma espada!

Espero que essa contribuição seja útil para o sistema Old School, e para todos que querem tornar suas mesas mais divertidas.

Nada como pergaminhos velhos!

Nada como pergaminhos velhos!

Veja também:

Old School para todos os jogadores e sistemas

12 Respostas to “RPG Old School vs. “Moderno” vs. Eletrônico”

  1. Olá. Primeiramente, gostaria de dizer que gostei muito do blog, vocês estão de parabéns. Agora, gostaria de fazer uma pergunta: onde vocês ecnontraram este pergaminho velho da matéria? Espero respostas! Obrigado

  2. Luis David Says:

    É do livro do jogador 3.5 do D&D

    De fato, eu gosto muito mais da maneira Oldschool de jogar.

    Mestro desde 98, e vejo a decadência no que se diz respeito a liberdade de interpretação, e no crescimento na mecânica de regras…

    O que era para ser algo de esforço mental, agora está se tornando um joguinho de War…

  3. ewerton da costa gomes Says:

    Ola,

    Achei bem legal seu ponto de vista, mesmo ja sendo uma velha opniao dos mestres, nao concordo com tudo q vc fala.
    Acho q as regras vieram para melhor os sistemas, mais é claro q o ponto de vista do mestre deve ser levado em consideração porem burlar as regras para atingi os objetivos q o mestre tinha em mente normalmente se torna extremamente frustante para os jogadores.
    Gostei muito de sua pagina.

    Ewerton , jogador desde 96 .

  4. Letícia Cavalcante Says:

    Olá. Sou Letícia e quero jogar RPG, meus amigos toparam. Já até comprei uns livros sobre o assunto, que chegaram semana que vem. Mas quero mais dicas. Por exemplo: como faço a minha ficha? Tenho muitas perguntas. E queria as regras do jogo. Bom, se puder me ajudar (:

    • rsemente Says:

      Primeiro para fazer a ficha vcê vai precisar do sistema, qual jogo você comprou? Pois RPG é um tipo de jogo, que existem vários jogos específicos diferentes, cada um com suas regras próprias. Alguns jogos usa dados comuns (de seis lados) outros dados de até 20 faces (ou mais), e alguns usam cartas!

      • Letícia Cavalcante Says:

        Comprei uns livro dobre Durgens e Dragon. E um Kit do mestre. Mas o jogo mesmo não comprei… Quero entender do jogo primeiro, pois quero poder jogar como se estivéssemos no teatro. Mas preciso primeiro das regras. Me entende?

      • Olá novamente Letícia,
        O que você parece pretender jogar é o famoso Live Action ou LARP (Live Action Role Playing), que pode ser observado de uma maneira quase real no filme Modelos Nada Corretos, que resenhei aqui: https://guerrasdraconicas.wordpress.com/2009/10/28/filmes-modelos-nada-corretos-role-models/
        Existem alguns grupos de LARPs medievais aqui no brasil, mas não sei quais estão ativos, acho que vou dar uma procurada e se conseguir um bom material posto uma matéria sobre isso.

  5. Letícia Cavalcante Says:

    Ah, adorei suas matérias. Estou começando a entender mais sobre o jogo.

    • rsemente Says:

      Obrigado, mesmo que esse não seja exatamente o objetivo do blog🙂, vou aproveitar o momento e fazer umas matérias sobre o jogo.

  6. Letícia Cavalcante Says:

    Comprei um livro de regras do GURPS. Convenci umas nove amigas minhas a jogarem. Já preparamos as fichas e tudo mais sobre os personagens. Mas como fazer a primeira aventura?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: