War Game Online: Regras parte 3


Esta é a ultima matéria sobre regras do sistema, traz regras especificas de Embarcações marítimas, terrestres e aéreas,  Fortificações, que representam torres, fortes, fortalezas, cidades muradas e muralhas. Infelizmente niguem apareceu para jogar o jogo, mas contnuarei insistindo, e se aparecer pelo menos um cidadão o jogo começa.

Fortificações

Durante a paz te preparas para a guerra!

Durante a paz te preparas para a guerra!

Fortificações são a principio localidades, mas que garantem alguma proteção a algumas unidades dentro delas. Elas são representadas por três valores:  Defesa, Guarnição e Custo.

A Defesa é o valor que as unidades na fortificação recebem de bônus durante uma disputa. Exemplo: Na fortaleza de João com defesa 2, uma unidade é atacada por Pedro. Na disputa de ataque/defesa, João consegue um 4 no dado e Pedro um 6, apesar de Pedro ter tirado um dado bem maior, a defesa concedida pela muralha transforma o 4 de João em um 6,  fazendo derrotar Pedro.

A Guarnição indica a quantidade de unidades capazes de se proteger de forma efetiva na localidade. Esse valor indica o tamanho da fortificação. Se a quantidade de unidades for maior que o valor de guarnição significa que parte das tropas está desprotegida, e serão as primeiras a serem atacadas. Exemplo: No forte de Pedro cabem 10 tropas, mas ele mantém 15 tropas na localidade. Quando João o ataca Pedro, suas tropas atacaram primeiro as 5 unidades que não estão na guarnição para depois atacar as tropas que estão protegidas pela guarnição.

O Custo indica o quanto de recursos para se criar a fortificação, também indica o tempo que passara para construí-la e a quantidade de produção. Ela custará 2 de recurso para defesa que ela concederá, vezes o valor da guarnição que ela protegerá. O recurso será gasto aos poucos, e ficará pronta quando todos os recursos forem gastos. A velocidade de gasto é igual a duas vezes a quantidade de produção alocada da(s) localidade(s) envolvida(s) por turno. Exemplo: João pretende fortificar um ponto chave de seus territórios, para isso decide criar um forte com defesa 2 e guarnição 5, com custo 20 ele aloca 2 unidade para construí-lo, terminando a construção em 10 turnos.

Caso uma fortificação for construída em células que não possuam uma localidade, isso criará uma nova localidade. A produção dessa localidade a principio e zero.

Peças de artilharia podem ser mantidas na fortificação, garantindo o bônus da fortificação durante a defesa, mas não durante o ataque (nesse caso elas mantém a habilidade de não poderem ser destruídas).

As fortificações podem ser destruídas por unidades de artilharias. Para isso ataca a estrutura da fortaleza, representada pelas guarnições. Os jogadores jogam um dado para cada artilharia envolvida, a quantidade de perdas sofridas pela defesa indica a quantidade de guarnição reduzida. Só se pode atacar uma fortificação uma vez para cada artilharia por turno.

Embarcações

No mundo de Heöe existem barcos comuns, como no mundo real, criaturas terrestres colossais, capazes de carregar até pequenas vilas em suas costas, e até criaturas voadoras enormes, capazes de servir como barcos aéreos. Essas “embarcações” apesar de funcionarem como unidades possuem características um tanto peculiares os transformando-as em embarcações.

As características que realmente as diferenciam é a habilidade de carregar tropas (tripulação) e a resistência. A Tripulação indica a quantidade de unidades que ela pode transportar, e a Resistência é a quantidade de castigo que ela pode agüentar de artilharias antes de ser destruída.

Para o combate de embarcações joga-se um dado de defesa para cada ataque, caso seja maior ou igual não sofre nada, caso seja menor reduz um da resistência por derrota. Ela também pode ter a característica de Defesa, garantindo um bônus para a tripulação e para embarcação (veja fortificações). Para cada resistência perdida o deslocamento é reduzido em 1 (um), caso chegue a zero a embarcação está seriamente avariada e não pode mais se deslocar (mastros derrubados, patas quebradas, e asas cortadas).

As tropas carregadas ganham o Deslocamento da embarcação.

A capacidade de construir embarcações depende da descrição da localidade, indicando se ela pode construir embarcações e que tipos de embarcações ela poderá construir.

O Custo da embarcação é definido pela soma dos valores de tripulação + resistência + deslocamento * (defesa +1) / 2. Embarcações terrestres e aéreas são raras, e dependem de tempo cuidando ou domesticando as criaturas para conseguir criar a “embarcação”.

O custo das embarcações terrestres é a soma dos valores de (tripulação + resistência + deslocamento) * (defesa +1).

O custo das embarcações terrestres é a soma dos valores de (tripulação + resistência + deslocamento * 2) * (defesa +1)

Grandes e poderosos. Por que não usa-los?

Grandes e poderosos. Por que não usa-los?

Exemplos:

Embarcação marítima – nome: dragão vermelho –  tripulação 5 – defesa 1 – resistência 5 – deslocamento 4 – custo 14 ((tripulação 5 + resistência 5 + deslocamento 4) * (defesa 1+1) / 2);

Embarcação terrestre – nome: Titanosauro Azul – tripulação 5 – defesa 2 – resistência 5 – deslocamento 2 – custo 36 ((tripulação 5 + resistência 5 + deslocamento 2) * (defesa 2+1));

Embarcação aérea – nome: Titanide do vento – tripulação 4 – defesa 1 – resistência 5 – deslocamento 5 – custo 38 ((tripulação 4 + resistência 5 + deslocamento 5 * 2) * (defesa 1+1));

Veja também:

War Game ON-Line: Tropas!

War Game Online: Regras Parte 2

War Game Online: Regras parte 1

War Game ON-Line Participe!

5 Respostas to “War Game Online: Regras parte 3”

  1. Opa!

    Bem completo esse post seu!

    Te adicionei no meu Blog Roll também!

Deixe um comentário