Entendendo Prometheus (COM SPOILER)


Pois bem, assisti ontem esse grande filme de terror, ambientado em um cenário futurista (2093).

Quem viu o titulo precisa saber o que é Spoiler, eu vou contar detalhes sobre o filme, detalhes que estragarão sua experiência ao assiti-lo. Então se você ainda pretende ver o filme, vá e depois volte para aqui se quiser ver minhas opiniões (de merd..) sobre o filme.

O Prelúdio

Logo no inicio somos apresentados a um alien que fica em planeta e vê sua nave partindo, ele pega um recipiente e bebe um bagulho que o faz derreter, mas não é qualquer derretimento, suas células são destruídas e até seu DNA é destruído e dividido, caindo em uma cachoeira. Um dos detalhes quase imperceptíveis são que os DNA logo logo são transformados em células unicelulares.

Nessa cena, Ridley Scott nos mostra que os humanos foram evoluídos a partir do DNA deste alienígena, que caiu nas águas, gerou os primeiros organismos unicelulares, e estes já possuíam todas (ou quase todas) os cromossomos que nós humanos possuímos. Isso é confirmado quando os cientistas casam o DNA da cabeça com o nosso.

É provável que esta não tenha sido a única incursão dos alienígenas na Terra, e que eles possam ter guiado a evolução até gerar seres humanos ao passar dos milhares de anos (como a extinção dos dinossauros, evolução de uma espécie dominante indesejada). Outro fator que comprova isso são os pictogramas antigos do mapa estelar e dos gigantes apontando para as estrelas, confirmando que os alienígenas visitaram o início de cada civilização humana para que no dia que alcançássemos o espaço pudéssemos encontrar um de seus entrepostos de pesquisa.

O Fim dos Engenheiros

Até ai tudo bem, mas a cerca de 2000 anos atrás os alienígenas observaram uma coisa que não gostaram, e decidiram exterminar a humanidade. Esta coisa possivelmente foi o assassinato brutal de um de seus discípulos humanos (Jesus), e a dominância de um império amoral e belicoso (Roma). Sendo que alguma coisa deu errado, os alienígenas se infectaram com o vírus e acabaram todos mortos, e assim nós conseguimos sobreviver por tempo suficiente para alcançar as estrelas novamente no século XXI.

Um adendo: Gostaria de ver uma série animada sobre essa base de pesquisa dos Engenheiros, sera foda!

O Vírus “Alien”

Provavelmente nanomáquinas tecnorgânicas, este vírus pode ser programado pra diversos fins. O primeiro que vimos foi dividir o DNA de um ser vivo e a partir dele criar novos microorganismos primitivos, e possivelmente auxiliar a evolução destes organismos até a se tornarem humanos.

O Segundo uso é infectar os organismos e transformá-lo em uma maquina assassina com o objetivo de infectar outros indivíduos, sempre seguindo uma forma de infecção através da forma de reprodução do ultimo individuo infectado. Isso foi visto na infecção de vermes no chão da câmera com a cabeça gigante que tentaram parasitar os humanos, e ao conseguir tomaram controle do corpo do biólogo (mesmo estando praticamente morto) e tentou infectar mais indivíduos. Isto foi visto novamente na infecção do cientista Charlie Holloway, que por sua vez se reproduzir por Elizabeth Shaw (protagonista), que por sua vez infectou o engenheiro e se reproduziu dando origem a uma rainha alien (como mostra o infográfico a baixo).

Falando de rainha Alien, esta rainha alien será a responsável por colocar os ovos vistos em Alien o oitavo passageiro.

O Inconseqüente David

Primeiro gostaria de falar como esse personagem é foda, ele é praticamente o andróide de 2001 uma odisséia no espaço, mas com o nome do capitão da nave ao invés de Hall 9000, até sua voz parece monótona como a de Hall 9000, e também se mostra de alguma forma um vilão como em 2001.

O que mais me incomodou no filme foi a urgência em David encontrar uma forma de criar vida alienígena, o que me faz pensar em quem estaria dando ordens para ele de infectar Charlie. Seria o próprio Peter Wayland através dos sonhos, provavelmente dando uma ordem confusa e perigosa, que pôs em risco toda a missão e a própria vida de Wayland.

Os Engenheiros

Os engenheiros foram capazes de criar a espécie humana, mas quem os criou pode ser um mistério até para eles (vide o livro o Guia do mochileiro das galáxias e o restaurante no fim do universo). É fato que eles ficaram desgostosos com sua criação e decidiram exterminá-la, fato provado pelo massacre promovido pelo Engenheiro recém acordado e perceber que nós ainda éramos uma espécie belicosa, e sua perseverança em levantar vôo e destruir a terra, urgência pois provavelmente, mesmo com o abdomem explodido pela Alien rainha, ele  foi capaz de andar novamente até a nave e sentar na cadeira de pilotagem, mas morreu antes de conseguir levantar vôo novamente.

Outra coisa interessante é que provavelmente nem eles possuem a capacidade de comunicação mais rápida que a luz, levando-os a manter uma base próxima dos planetas estudados, 34.5 Anos-luz de distancia da terra, para pesquisar o andamento de suas pesquisas. Isso não justifica por que a humanidade nunca foi destruída nesses 2000 anos, tempo suficiente para a luz percorrer cerca de 5% do raio da via láctea e talvez chegar a outro entreposto dos Engenheiros, o que leva a ser válida a pergunta da Dr. Shaw “Por que eles não terminaram o serviço”. De duas uma, ou eles estão enfrentando algum outro problema (como uma falha dos aliens em escala galáctica) ou viram que a humanidade mudou (e boa parte seguiu os ensinamentos de um de seus aprendizes).

A Tecnologia

A tecnologia desse filme é muito bacana. Hoje em dia conseguimos ler de forma rudimentar os pensamentos de alguém, saber se está sonhando e que tipo de sonho, enviar informações visuais direto para o cérebro e outras coisas. Novas teorias de inteligência artificial nos aproximam de David rapidamente (principalmente se penarmos que o primeiro robô foi criado por volta da década de 60/70). A tecnologia da mesa de cirurgia é completamente viável até hoje em dia, pois médicos já fazem cirurgia a distancia, restando apenas a inteligência artificial para realizar o procedimento autonomamente, mas essa idéias nunca foi apresentada com tanto realismo. A nano-tecnologia já está começando a controlar nano máquinas para lançar medicamentos no ponto que eles são precisos ou destruir um tecido especifico. Tudo isso ganha pelo menos mais um ponto no filme.

Partes desnecessárias

O filme é quase perfeito, mas para mim tem algumas pequenas cenas desnecessárias, vamos a elas:

A primeira que me vem a cabeça é a morte da personagem de Cherlize Teron, de forma bem exagerada e apenas para satisfazer a idéia de morte ao vilão (e no final ela não é nem exatamente uma vilã! E como não mostrou o corpo pode ainda estar viva). A segunda foi a batalha do Alien-Fifield, que ajuda a fornecer apenas mais uma nova forma para o alien.

Conclusão

O filme é quase perfeito, ficando apenas uma atitude ou outra não realista (como quando você se perde evita se locomover para não se perder mais e não ficar rodando em círculos correndo o risco de se cansar e piorar a situação), ou cena gratuita de ação para animar as coisas (como o alien mutantes no traje espacial que vai até a nave para fazer só deus sabe o que).

O enredo é muito bom, e se Ridley Scott já possuía boa parte dessas idéias quando fez Alien o Oitavo passageiro, o filme ganha outro nível, se não pode melhorar ainda mais por não fazer uma história confusa que não explicasse nada e queimasse a franquia para sempre.

Com arrecadação de 225 milhões e custo de 130, e o filme deixando um final com possibilidade de seqüência, mas que não prejudica de maneira nenhum o filme, pois pode ser encarado como um daqueles finais aberto, é provável que a mesma ocorra, mas só espero que ocorra antes de 20 anos!

25 Respostas to “Entendendo Prometheus (COM SPOILER)”

  1. muito boas as suas considerações sobre o filme.
    Só que o roteiro teve mais um furo:
    como pode o “space jokey” ter sido encontrado em sua “cadeira de pilotagem” no 8º passageiro, se ele fora morto fora da nave pelo Alien em Prometheus?

    • Rapaz, depois que pesquisei (Queria faser a resenha com o que eu apurei sem procurar terceiras fontes) vi que metade do que falei estava errado.
      Inicialmente acreditei que o Engenheiro poderia estar vivo e ter voltado para nave e tentado partir. Mas depois vi que tudo se passa em planetas diferentes!

      • JordanoBruno Says:

        Pra mim faz sentido sim. Se o Engenheiro procriou é porque ele estava vivo ainda e morreu depois na cadeira de pilotagem. Você já viu algum animal procriar estando morto?

    • Não há nenhum erro no que foi mostrado.
      No filme Alien – O 8º passageiro, o Space Jockey é encontrado em sua cadeira de pilotagem em LV-426, uma das luas do planeta Calpamos. Já em Prometheus, o Engenheiro morreu e não retornou a sua cadeira, pois eles estão em LV-223. Então cada filme se passa em locais diferentes.

  2. Este filme todo é um cocô. Ótima história, mas pessimamente contada. Sobre a posição do pilo alienígena é porque é outra lua.

    Minha “resenha”:
    http://www.rpgpara.com/prometheus-um-filme-tosco-o-prometosco/

    Gilson

  3. arquimago Says:

    Não vi o filme, mas não ligo de saber coisas antes…

    agora isso ai pelo que vocês falaram é tipo “antes do alien?!”

    • Isso mesmo Arquimago, Prometheus é um preqüel do Alien: O Oitavo Passageiro

      • arquimago Says:

        eu em… só para saber porque não vi todos os slines, quem é esse cara que vocês estão falando que parece em um dos filmes antigos e ejá era um “engenheiro”?

      • Era um cadáver de um alienígena gigante mumificado na nave onde acharam o Alien do filme. Ele apresentava um conceito interessante que parecia fundido na nave pra poder pilota-la.

      • nossa que bizarro, então é uma nave aliem que tinha o alien…

  4. Há um fato que não notaram, quando os dois perdidos acham vários corpos dos gigantes, ele disse que parecia que algo havia explodido de dentro, tambem havia uma cabeça com o crânio perfurado como o alien costuma fazer, então é como se já tivesse alien, que provavelmente era deles que corriam, e muio parecido com a estátua encarvada na parede. Agora, o que aconteceu com este Alien? Aliás esta queen não tinha calda. Achei obvio ser outro planeta por várias razões.

    • acertou em cheio era deles que eles coriam, o alien na parede era uma representação disso memso provavelmente um engenheiro contaminado pela subtancia negra desenvolveu um alien. dai o fato de eles fugitem

  5. Notemos também que em Alien X Predador, os Aliens a muito tempo eram usados pelos predadores, então não é para levar o quadro como o surgimento do Alien. Apesar de cada Alien nascer com características do ser impregnado, todos nascem bebezinhos, até a queen de Ripley em Alien 3, logo este novo Alien é diferente.

    • Rapaz, pegar algo dos péssimos Aliens vs. Predator não é válido. O que é valido é que o “Virus Xenomorfo” é mutante, ou seja dependendo da situação o resultado será um ser diferente.

  6. Masaharu Kurt Says:

    Cara, muito bom, eu nem tinha notado algumas coisas, percebi agora lendo seu texto, vou assistir alien para entender melhor o que acontece.

  7. Ahaha, em fim entendi esse filme, a verdade é que por nao lembrar mais do oitavo passageiro eu nao fiz a conexao entre os dois filmes. Muito boa explicação… parabéns!

  8. Porra, eles tem que fazer o 2, será se vão? O filme ficou com muitas perguntas sem respostas…

  9. Camarada, achei muito boa tua avaliação e comentários do filme. Não encontrei no filme a referência que liga o evento da paixão de Cristo com o início das hostilidades dos Aliens engenheiros… mas tenho uma opinião diferente sobre as motivações. Bem, sempre que assistimos filmes de Alienígenas, tendemos a achar que eles teriam uma sociedade totalmente homogênea, o que seria algo válido apenas para aliens do tipo “Tropas Estelares”(sociedade de insetos) ou os próprios “aliens”. No caso dos Engenheiros, a existência de facções pró e contra a humanindade é muito mais plausível… logo, assim como a própria corporação Wayland, que não se preocupa com o bem estar da humanidade em prol de lucros, poderia haver duas (ou mais) linhas de conduta entre os Engenheiros! O que você acha?

    • porque essa referencia nao existe e maluquice da cebaça do altor, nao existe nem de longe essa mensão, o fato de a doltora ter fe, e um mero acaso do roteiro, mas nao ha ligação com a paixão ou algo do tipo, o altor do post viajou ma batatinha.

  10. Achei bem legal seus comentários. A única coisa que eu não gostei do filme foi algumas conversas desnecessárias (típica coisa de filme americano, como por exemplo piadinhas sem graça e conversas que não chegam a lugar nenhum). Fora isso o filme é legal, não chega aos pés do clássico, mas é legal. Será que vai ter continuação?

  11. morte de um de seus discipulos e “jesus” puta que o paril quanta bobagem. se estivesem observando saberia que nao so jesus mas milhares foram mortos da mesma maneira pelos romanos jesus foi so mas um, que por coincidencia foi narado, era um lider religioso da epoca, mas como ele existiam centenas de “messias salvadores” cada um dizedo querer salvar a humanidade isso era moda na epoca, o fat de jesus ser narado e que seus seguidores, escreveram e os outros nao. puta merda mas vai estudar historia velho.

    • Camal daexter, são só conjecturas, um bate papo de bar no blog. Não precisa xingar ninguém, pois todos nós somos ignorantes em alguma coisa…como você é no português.

  12. e a vilã opde estar viva ( so se ela fosse o hulk pra nao ser esmagada por uma puta nave alienigina puta que pariu veja o filme mas umas 100 vezes pra ver se voce entende, e os vilões na verdade são os engenheiros , ela e so ganaciosa mesmo e queria o imperio do pai.mas ela pode estar viva, ta escavando debaixo da nave igual uma topeira, daki a ums mil anos ela sai de la.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: