Por que não escutamos sinais alienígenas?


Vendo recentemente um post na Skynerd sobre o sinal Wow (esse da imagem) tive a idéia de escrever esse artigo (baseado em algum artigo que já li a muito tempo e em meus conehcimentos de engenharia).

Os céticos quanto a existência de alienígenas (visitando ou não a terra) tem como um dos principais argumentos para a não existência de E.T.s que nós nunca escutamos nenhum sinal deles no espaço. O por que disso nem os crédulos sabem, mas o melhor que podemos fazer é continuar escutando e tentar melhorar cada vez mais nossos sistemas de observação.

Assim como nós temos receios de nos comunicar no espaço, outros povos no espaço também podem ter, e ainda podem existir dezenas de fatores em uma transmissão interestrelar que podem fazer com que o sinal simplesmente chegue aqui como simples ruído (se for assim podemos estar recebendo informação extra terrestre e nem percebemos). Vamos citar quatro:

O primeiro é a distancia, O primeiro deles é a própria diminuição de potência do sinal não polarizado, onde decais em uma taxa do quadrado da distancia, então um sinal a 2 ano luz é quatro vezes mais fraco que um sinal a 1 ano luz, e um sinal a 1 Ano Luz é mais de 1 trilhão mais fraco que um sinal 1 UA (Distancia media entre a terra e o Sol), acredito que não há equipamento que perceba um sinal da terra a distancia da estrela mais próxima. Conseguimos ver as estrelas simplesmente por que sua potencia é enorme, e nem a radiação refletida por um planeta (que é uma luminosidade considerável) foi possível ser vista pelos melhores telescópios da terra (apenas conseguimos ver um efeito de refração, e apenas uma vez e recentemente). Para um sinal chegar até nós ele precisaria estar mirando em nós, uma transmissão coerentem como um laser, e que consiga ainda ultrapassar todo o material interestrelar, ruido e o que mais exista e chegar até nós com potencia suficiente para que percebamos com nossos radio telescópios insipientes.

O Segundo são os métodos de comunicação. Existem sistemas de comunicação que dependendo do equipamento que receba o sinal parecerá simples ruído (técnicas de espalhamento do espectro de frequência). Um sinal em frequências muito mais rápidas do que os dispositivos eletrônicos atuais simplesmente não será percebido por nenhum equipamento. O mesmo pode se dizer com sinais de frequência muito mais lentas, possivelmente usados em sistemas de comunicação para não ser escutado ou ultrapassar alguma dificuldade de comunicação interestrelar.

O Terceiro fator é que sabemos ainda muito pouco sobre o universo. Conhecemos bem apenas cerca de 4% da matéria, outros 23% são a chamada matéria escura, que permite que nossa galaxia seja coesa, e outros 73% são a energia escura que faz com que as galaxias estejam se distanciando. Não sabemos exatamente o que é a matéria escura, mas sabemos que ela está no espaço, preenchendo o vazio com algo que não conseguimos ver (talvez buracos negros quânticos), mas independente do que seja é possível que ela cause interferência em sistemas de comunicação através das estrelas.

O quarto fator é que simplesmente eles não querem, e se eles podem saber que nós existimos, evitar qualquer transmissão deve ser bem trivial.

Eu mesmo acredito que a viagem interestrelar é bem complicada, e mesmo que possível eles chegarem aqui eles simplesmente podem não querer se comunicar com uma espécie inferior que comete as atrocidades que cometemos. talvez eles já tenham chegado, realizado suas experiencias e dado meia volta quando começamos a perceber a desenvolver tecnologias mais elaboradas. Mas o que não é possível negar é que lá fora não exista vida, por que com o que descobrimos cada vez mais é só uma questão de probabilidade.

2 Respostas to “Por que não escutamos sinais alienígenas?”

  1. Concordo plenamente com seu texto. Só uma curiosidade, muitos não sabem, mas os ruídos dos rádios e TVs quando estão sem um canal sintonizado, são sinais de rádio vindo do espaço.

    • Eu sabia disso, uma das primeiras vezes que vi isso foi em um episódio de Arquivo X um menino liga a televisão em chiados e ele consegue captar sinais de rádio e escrever em folhas de papel com zeros e uns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: