BLOGOSFERA RPGistica, cadê você?


Pois é nerdaida, voltamos com o blog, e uma das coisas mais legais do hobby era socializar com os outros autores. Veja bem, isso não dá lucro, você gosta de jogar RPG, produz material (tanto se for mestre, quanto jogador), e aquilo vira pilha de papel empoeirados ou dados esquecidos em seu HD já intupido de coisas. Então o que você faz? Pensa em publicar tudo isso na internet para mais alguém aproveitar e fazer amigos. É mais ou menos assim que fiz o blog.

Mas quando voltei, qual foi minha surpresa ao procurar os “grandes blogs de RPG” e ver que eles simplesmente desapareceram!

tumblr_mvfn59QygN1sp577mo3_r1_1280

Difícil como achar um Hobbit nessa dungeon!

Então fui para a antiga lista de e-mail dos blogs (acho que o pessoal novo não sabe nem o que é lista de e-mail mais, certo?), e também sem postagens, e uma das ultimas era sobre uma matéria de como a blogosfera estava morrendo, mas na época muitos disseram que isso não procedia e tal e o assunto morreu (assim como a lista praticamente).

Depois mandei um e-mail para dois amigos aqui da região, o Fernando Fenrir e o Franciolli, antigos autores de blogs, o e-mail segue a seguir😛

Olá Pessoal,

 Eu estou voltando com meu blog, mas quando fui procurar outros blogs para acompanhar e tal acabei encontrando um grande vazio, exceto pelo rpgista.com.br e uns dois novos (depois da época que parei de blogar) não encontrei quase nada.

 Onde o pessoal está discutindo RPG pela internet?

Existe algum hype de RPG acontecendo no momento?

Quais as grandes editoras?

 Se puderem me ajudar a redescobrir o hobby na internet que parece ter mudado muito desde que parei de surfar o dado virtual…

Então tirando minhas próprias conclusões, e lembrando da rápida evolução que ocorre com o mundo virtual,  as pessoas simplesmente acessam outros tipos de conteúdo (vlogs no youtube, posts do facebook, grupos do whatzup), o que fez com que não houvesse renovação dos autores (é natural autores se cansarem disso e partirem para outra).

Assim a BLOGOSFERA RPGistica hoje é mais um “TAGLINE RPGistica”, onde o que antes era de nicho, hoje é ainda menor.

Outro fator que ainda estou estudando é um encolhimento do Hobby como um todo. Cadê as publicações, Hypes das novas edições de D&D, brigas entre edições e editoras concorrentes, novos cenários…se souberem me avisem que estou procurando mais conteúdo para consumir.

Continuando a dar minha opinião fecal, hoje temos outros mercados de nicho crescendo ainda mais, como o de Board Games. Inclusive a forma como as pessoas gastam suas horas vagas sozinhas mudou, é facebook, vlogs incríveis, whatzup, jogos de celular, infinitas séries…tudo isso deixa pouco espaço para aquele hobby trabalhoso onde a simples tarefa de marcar um jogo consiste em: Esperar que grande parte dos jogadores esteja disponível no dia e horário, que todos se locomovam para um mesmo espaço, façam/atualizem fichas de personagens, para então começar o jogo (cansei até de escrever), seja muito mais complexa do que as outras atividades mais rápidas e tão divertidas quanto.

Mas para fechar de forma mais otimista essa matéria terá uma segunda parte, com minha peneira dos links dos blogs da barra lateral, e ver quantos sobraram nesses tempos escuros para os jogos de interpretação de papel nacional.

OBS: Se você leu até aqui comente o que achou da matéria, e o que acha sobre o assunto, e até a próxima.

OBS2: A imagem que coloquei vi pela primeira vez lá nos Cavaleiros das Noites Insones.

9 Respostas to “BLOGOSFERA RPGistica, cadê você?”

  1. Keko Smurfano Says:

    Pois é… interessante notar que alguns grupos de amigos não tem tanta dificuldade assim de se reunir para jogar aquele futebolzinho já tradicional… – e digamos, dois times, com 5 jogadores cada…, todo final de semana…
    O RPG não é tão popular como o futebol, claro! Especialmente em nosso país.
    Mas não é esta a questão de fato… além do fato das pessoas mudarem de interesse, terem menos tempo de se reunir (embora quando é a “paixão nacional” encontra-se um tempo com mais facilidade…), estou cada vez mais convencido de que o RPG era moda – isto mesmo – moda – uma coisa que vem e passa, e pode ser que volte – e são poucos que são fãs de verdade e se dedicam ao hobby.
    Veja por exemplo o lançamento do novo filme do Star Wars – quantos são fãs de fato, e quantos se dizem fãs seguindo a moda?
    Quantos daqueles amigos que quando mais jovens jogavam RPG e continuam jogando hoje? É claro que as pessoas são livres para continuar jogando ou não… – mas, novamente comparando com o futebol, gostaria que fosse mais fácil encontrar jogadores interessados de fato.
    Talvez daqui a um tempo o RPG volte a ser moda aqui no Brasil, alavancado pelos Boards Games (que me parece outra moda…), ou por outras iniciativas… quem sabe?
    Mas façamos a nossa parte: convidemos amigos para jogar, explicar o jogo aos mais novos, etc.

  2. Bem, concordo em partes, “os grandes blogs” morreram, mas outros ocuparam seu espaço e tem produzido material, talvez a maior diferença seja que este material não está mais ligado aos “grandes jogos”, mas a iniciativas “menores” como o Old Dragon.

    Fora isso, há também uma produção crescente de novos jogos e cenários que levam certo tempo para ficarem prontos e que por isso não estão sendo divulgados massivamente.

    Agora, uma coisa que sinto falta dos anos que comecei o Falando de RPG era o intercâmbio entre os blogs, a exemplo da iniciativa 4ed. que foi incrível.

    Enfim, é isso. Visita e comenta lá no Falando de RPG.

  3. Acho que a coisa foi mesmo para as redes sociais e cada editora ficou com seu portal, mas ao menos agora os jogos gravados e ao vivo apareceram! E o melhor em videos!

  4. http://rpg.net.br/ esse site reune varios blogs de rpg. quanto as editoras novas podemos destacar a new order editora com varios titulos como l5r, numenera, yggdrassil, cronicas; tem tbm pensamento coletivo e ate a galapagos jogos entrou no mercado de rpg co star wars fronteira do imperio. retropunk e jambo seguem publicando novos materias e a devir ta meio fraca na parte de rpg e a joia do oldschool a redbox editora tbm tem agitado o mercado

  5. Eu me aposentei. Depois de alguns anos trabalhando no lote eu simplesmente cansei. Ainda jogo, mas não tenho mais vontade de escrever.

    • Como eu disse é normal as pessoas se cansarem de blogar (algo que dá trabalho e nenhum retorno financeiro). O problema que vejo é na renovação dos blogueiros, e do público de RPG em geral. Mas só com o tempo podemos perceber onde está a galera: watzup, facebook?

  6. Passei um tempo sem escrever, envolto em outros projetos, e quando volto a “blogagem”, vejo uma blogosfera morta, sem as disputas por views e parcerias de antigamente. O pessoal todo migrou para o facebook, que (também) acho mais fácil de compartilhar informação, mas péssimo para escrever. Enfim, a volta dos que não foram. Seja bem vindo de volta, meu caro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: