A Teoria Unificada Geral dos poderes do Superman


Boa noite galera, sobre os poderes do Superman gostaria de apresentar um excelente “artigo científico” sobre uma teoria de como os poderes do Supes funcionariam (segue o link e em anexo o documento).

http://www.qwantz.com/fanart/superman.pdf

Resumindo o artigo indica que ele só possui um poder: ser capaz  alterar a inércia de um objeto, ao toque e a distancia.

Logo, ele pode pegar objetos fora de seu centro de gravidade e não destruí-los, e desacelerar uma pessoa sem parti-la ao meio, como se criasse uma gravidade no objeto, i.e. a famosa telecinesia táctil. Mesmo assim o artigo não comenta como ele é capaz disso, nem a quantidade de energia que ele precisaria absorver para alterar essa inércia.

Mas para tentar elucidar uma teoria que se encaixe nos poderes do controverso herói eu mesmo criei uma nova teoria:

A Teoria Unificada Geral dos poderes do Superman

Resumo: Em adição ao excelente artigo A Unified thory of Superman`s Powers (2009), ele conseguiria alterar não só a inércia de objetos com massa, mas também alterar a energia cinética da luz.

O verdadeiro grande poder do Super Homem (a.k. Superman) consiste no controle da energia cinética tanto da matéria, quanto da radiação eletromagnética. Sendo assim ele poderia recolher a luz ao seu redor e absorve-la, sem necessidade de absorver apenas aquelas que incidem sobre seu corpo.Com isso a quantidade de energia total absorvida em um instante é dado pela a equação (1).

Et = Ep + E(Ee) * k – Ee            (1)

Onde Et é o saldo de energia absorvido em um instante, Ep energia absorvido por sua pele, Ee energia gasta para alterar a inércia da luz ao seu redor, E energia da luz que consegue atrair em função de Ee.  A única consideração que precisa ser avaliada com experimentos é o fator k, que é a relação entre a quantidade de energia de um fóton e a quantidade de energia que ele gasta para alterar sua inércia, que deve ser menor que a anterior.

Em um momento 0(zero) momento ele seria capaz de armazenar apenas Ep, em um momento 1(um) absorveria o indicado pela formula com Ee = Ep, em um segundo momento conseguiria absorver  o valor dado pela equação (2).

Et2 = Ep + E( Ep + E(Ee1) * k- Ee1) * k – ( Ep + E(Ee1) * k – Ee1)   (2)

Assim ele poderia conseguir aumentar em um fator k exponencial a quantidade de energia absorvida.

Sobre como ele consegue alterar a inercia de matéria e de energia, podemos considerar que ele de fato possa ter vindo de outra galaxia, e nela um outro tipo de matéria possa existir capaz de alterar a inércia, assim como nossa matéria pode “controlar” a gravidade. Bastaria então ele possuir essa matéria e ao ser bombardeada com luz amarela essa matéria seria capaz de absorver a energia (talvez  a frequência exata da luz amarela interfira com a matéria criando esse efeito).

Para controlar a inércia, o organismo do herói poderia, através de algum hormônio ou organela, ser capaz de gerar uma radiação vermelha, liberando assim essa energia de forma controlada, tornando-o capaz de seus incríveis feitos. A Figura 2 apresenta um relance da fisiologia interna do Super Homem, mostrando possuir órgãos bem diferentes dos nossos.

Figura 1: Órgãos internos do Super Homem (Superman 656).

Figura 2: Órgãos internos do Super Homem (Superman 656).

O único contratempo desse poder seria tornar a área a sua volta um pouco mais escura no espectro de luz amarela, o que poderia facilmente ser indetectável para os olhos humanos se ele absorve-se apenas uma certa porcentagem da luz amarela (cerca de 5%), o que poderia demoraria um pouco mais para acumular energia no seu corpo.

Como ele é capaz de absorver a energia mesmo sem toca-la, também seria aceitável ele ser capaz de alterar a inércia de matéria a distancia, poder nunca desenvolvido pela versão da linha principal, mas apresentado nos filmes dos anos 70 e 80 pelo Superman e pelos Kryptonianos, e também pelo Superboy original (Como podemos ver na Figura 2)

Figura 2: Telecnese desenvolvida pelo Superboy.

Figura 2: Telecnese desenvolvida pelo Superboy.

Para contribuir com a plausibilidade dessa teoria, Jor-El interpretado por Marlon Brando falou claramente que Kal-el atravessou 23 galaxias! Nós não sabemos nem do que é composto a matéria escura de nossa galaxia, muito menos a energia escura (que a despeito do nome é uma matéria) e que ao invés de desacelerar as expansão do universo acelera!. Então tudo ainda é plausível!

Uma resposta to “A Teoria Unificada Geral dos poderes do Superman”

  1. Impressionante! A Arte imita a Vida e etc, etc, etc…
    Mas falando sério: muitas coisas que víamos na série StarTrek hoje são perfeitamente concebíveis e coisas que sequer imaginaram na época são usuais atualmente (por ex. a Internet).
    E não nos esqueçamos de H.G. Wells, Júlio Verne, Asimov e tantos outros visionários.
    Hoje muitos dirão “é absurdo”, “ridículo”, “ideia sem pé nem cabeça” (disseram isso da Teoria da Terra Redonda de Galileu Galilei…) ou pior: coisa de nerd.

    Desnecessário dizer que um dos homens mais ricos do mundo é um nerd de carteirinha…
    Pensando bem: o mundo hoje é como ele é graças a imaginação, a engenhosidade e até mesmo a excentricidade dos nerds…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: