SMRB Fase 2: CEN-092 Gaudéria


Vamos ao 22 cenário classificado na segunda fase do concurso, mais outro cenário ufanista (isso está certo?).

Veja o texto completo no site do concurso, compare com os outros cenário e vote aqui.

E veja as outras resenhas aqui.

CEN-092 Gaudéria

Resumo: Seja um valentes lanceiros negro ou um bravo cavaleiro charrua em um mundo de fantasia clássica fortemente inspirado na cultura gaúcha.

O inicio do texto começa com aquele velho aviso, “este cenário é para PD, é muito divertido…”, mas logo parte para as raças/etnias, o que me deixou confuso no início (mas talvez seja por que eu conheço quase nada da cultura gaucha, pois sou do RN).

As etnias são Charruas, Arias, Ilhotas, Castelhanos e Afros, e dão uma boa gama de opções para o cenário. Não reconheci a etnia dos ilhotas, mas as outras foram bem intuitivas, mas deixa a desejar em como elas seriam usadas no cenário.

As classes são as mesmas do PD, mas vemos uma maior relação das classes com as etnias, sendo algumas delas mais indicadas para uma classe (o que reduz a opção de escolho, por que não ter apenas a classe já ligada com a etnia?).

Em seguida temos uma regra simplificada de combate montado, o que é bem legal, mas deveria vir acompanhado com uma regra de lança contra cavalo (toda moeda tem dois lados).

Como muitos outros, também traz uma lista de armas, mas são todas tipicas do sul, como o laço e boleadeira, mas principalmente estes carecem de um adicional sobre sua capacidade de prender o alvo. Nas armaduras pouco são alteradas, apenas o suposto fato de sua raridade.

Nas magias são apresentados o uso da flor Ipa, com grande poder e um problema relativamente sério (e se o mago nunca acabar a flor?). Também é apresentado a erva iléx, mas sem nenhuma regra (apenas fluffy).

Para finalizar são apresentadas um pouco da economia e da religião, que sem uma explicação mais concisa do cenário (geografia, locais, forma de governo…), explicações que estão contidas de forma esparsa no texto e de forma limitada, não dá pra usar em um jogo sem muita inferência do mestre.

Como não conheço muito a cultura gaucha não senti afinidade nenhuma, nem antes nem agora. Outra coisa que ficou faltando foram as criaturas fantásticas, que não são referenciadas em nenhum canto. Também não vemos nenhum material sobre uma trama, objetivos dos personagens jogadores ou qualquer coisa do tipo.

Uma resposta to “SMRB Fase 2: CEN-092 Gaudéria”

  1. Colega, esse cenário eu rachei de rir ao ler pela inteligência do cara.

    Flor Ipa = Floripa = ilha de santa catarina = ilhota

    Ílex é o nome cientifico da erva com que se faz o chimarrão.

    Achei o seguinte: alguns optaram por fazer só cenário, outros por fazer só regras, você notou coma a estrutura lembra bastante o Pocket Wuxia? É um jogo quase autônomo,

    Muita coisa faltou, mas não deve ter sido fácil o cara ter mostrado isso em apenas 1000 palavras. Eu acredito, e espero, que todos esses pontos e regras faltantes sejam ampliadas caso o cenário passe para a próxima fase.

    Curti a parte da religião, parece que vai ser um cenário que levará a religião Afro bem a sério.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: