SMRB Fase 2: CEN-013 Peste Negra


Como o sono ainda não chegou resolvi terminar outra resenha (tá vendo Phil como não me esqueci de você, na verdade quando cheguei no cenário me fez ter vontade de ler para resenhar logo).

Veja o texto completo no site do concurso, compare com os outros cenário e vote aqui.

E veja as outras resenhas aqui.

CEN-013 Peste Negra

Resumo: Do inferno a peste negra vem, engolfando com escuridão cidades inteiras. homens bons tornam-se bestas e os pesadelos caminham sobre a terra.

Um cenário com a premissa inicial parecida com o Cenário Tormenta, mas que logo nas primeiras linhas do texto da segunda fase vemos que é completamente diferente. Aqui temos um efeito maligno que engolfa o mundo de maneira seletiva e aparentemente lenta (como a tormenta), mas existem pessoas destinadas a estudar o efeito da doença (que aparentemente só atinge os seres vivos), os Doutores.

São neles que este material foca, o que faz parecer que o cenário será algo como um filme/conto de terror antigo (como é falado na primeira frase), é com a exclusão das classes magos e clérigos parece que o cenário é exatamente isso, o que acho um grande perigo para o autor, visto que quase matade das opções de jogo do OD e PD são eliminadas (sem contar todo o enorme capitulo de magia).

Vemos também que o doutor nas regras é quase um misto de clérigo e mago, o que pode torná-lo bastante desequilibrado. As magias são chamadas de procedimentos e muitas são apenas mudança do Fluffy de magias conhecidas, faltando apenas a indicação de tempo de aplicação e preparação do procedimento.

Como os procedimentos são “efeitos biológicos” eles não somem rápido e tem efeitos colaterais danosos, o que deixa o doutor mais interessante.  Também é apresentado uma regra de uso do vírus da peste negra, que elimina um efeito danoso temporário por outro permanente, além de adicionar um risco alto de contaminação que pode criar grandes problemas (mas o material não indica quais).

Acho que o cenário tem limitações, mas também tem potencial. Também acho que fugiu foi apresentada pouca coisa mesmo do cenário, se afastando um pouco das coisas que gostaria de saber do resumo (como os homens virarem bestas – provavelmente um efeito colateral do uso/contaminação do vírus).

8 Respostas to “SMRB Fase 2: CEN-013 Peste Negra”

  1. g2-2d6b29d6f559d22bb4f5b62155a1b714 Says:

    Eu agradeço pelo interesse Rodrigo! Vou defender o meu cenário por que já tenho uma proposta pra ele, então não vejo por que comentar aqui.
    Vamos lembrar que essa fase as regras deveria ser voltados aos Pocket Dragon então muita coisa foi simplificada. O Doutor é pra mim a versão Sci-Fi do Mago, o fato dele curar é um detalhe, os efeitos colaterais e a recuperação foram feitos exatamente pra equilibrar as coisas. Não sei se já assistiu Fringe Rodrigo, mas penso em um Doutor como o Walter, só com métodos bem mais bizarros e sangrentos como era a medicina na idade média.
    O Peste Negra vai perder em alguns aspectos mais ganhará em outros, nas próxima fase – se eu passar – eu explico melhor🙂

  2. Indiferente e tedencioso essa resenha!

    • rsemente Says:

      Obrigado pelo comentário.

      É bom saber que consegui ser indiferente e tendencioso ao mesmo tempo, duas coisas contrárias. Será que essa é a mesma opinião do autor?

  3. Axo que ele quiz dizer, “Indiferente, (virgula) o que refletiria a opinião própria e em seguida a sua opinião . Bom vreio eu né?

    O cenário realmente não me agrada!

  4. g2-2d6b29d6f559d22bb4f5b62155a1b714 Says:

    Tendencioso? Estranho levando em consideração que eu vi uma crítica muito bem feita, tanto que comentei até pra defender meu texto…

Deixe uma Resposta

