SMRB Fase 2: CEN – 002 Sombras no Vale dos Anciões


Desculpem por demorar a trazer a resenha do próximo cenário, mas é que a vida (e até qualidade) dos cenários parece cair, e atrapalhar até a leitura. Mais ai vai…

CEN – 002 Sombras no Vale dos Anciões

Resumo: Espíritos ancestrais caminham ocultos, conspirando o fim da civilização do Grande Vale. Qualquer um pode ser o inimigo. Até mesmo você…

Este era um dos cenários que achava promissor na primeira fase. Inimigos invisíveis, amigos que podiam ser inimigos, maldição de fantasmas por todo lado. Na minha cabeça seria uma especie de Ravenloft. Mas quando li o texto o cenário diminuiu. A idéia que tinha dos Espiritos Ancestrais não eram exatamente espíritos da natureza, e sim espíritos antigos, de alguma civilização do passado.

Não que esses espíritos da natureza seja o problema, mas acho que quando vi mais uma invasão  de um mago vindo do não sei onde em apenas 30 anos achei meio forçado. 30 Anos não é tempo suficiente para fixar um cenário geo-politico estável, ficou bem estranho tudo isso. Além da falta de detalhes do tipo: como foi a guerra? de onde vieram os povos civilizados? por que eles abandonaram suas terras e chegaram no vale? e como os inimigos derrotados serão problema se boa parte das forças vitoriosas ainda devem existir?… uma história para tudo isso funcionar parece bem difícil de desenvolver e engolir.

Esse também é outro cenário limitado, o que é bom, com apenas quatro reinos. É apresentada detalhes de uma organização politico e teológica superior aos anteriores, o que permite criar uma trama mais facilmente, e a quantidade de regentes no conselho de governo é interessante pois personagens jogadores podem participar deles com o tempo.

O fato dos inimigos estarem prestes a atacar e o governo não ligar parece um pouco fraco, visto que até uma muralha deles foi construída!

A nova raça secreta é interessante, foram apresentados elfos orientais (de novo!?), e ficou faltando um pouco falar de como são esses dragões, são aliados das outras raças mesmos?

Duas novas criaturas foram apresentadas, acho que este cenário e o meu (CEN-088 Grandes Guardiões) fomos os únicos a apresentar novas criaturas.

Mas existe uma grande possibilidade de todas estas fatas serem culpa do espaço limitado, agora resta esperar por uma segunda fase e se passar ver realmente como é o cenário.

Advertisements

8 Respostas to “SMRB Fase 2: CEN – 002 Sombras no Vale dos Anciões”

  1. Acho que não são os cenários, mas a paciência que vai acabando também… Comecei empolgado, li 11 cenários, depois deu aquela baixada na ansiedade e tive de respirar um pouco antes de continuar… Agora só faltam 5… E parabéns pela coragem de fazer as resenhas, resenhar detalhadamente 1 a 1 os cenários é uma tarefa que eu tiro o meu chapéu! =)

  2. GUILHERME Says:

    Eu não acho que perderam a qualidade não…
    E achei um saco ter que ficar lendo adaptações de regras… Que a grande maioria dos cenários trouxeram.

    • rsemente Says:

      Acho que quando falei que perderam a qualidade estava baita cansado, pode ter sido realmente injusto.
      Sobre as regras realmente pode ficar cansativo, mas quase todo bom cenário traz uma regrinha extra para dar aquele sabor adicional (Eberron Dragon Marks, Reinos de ferros a Mekanica, Ravenloft a sanidade/corrupção, Dark Sun regras de arena…).

  3. Eder Appel Says:

    Em minha humilde opinião de bosta, para mim os cenários agora que começam a ficar bons.

    Acho completamente fora de questão cenários baseados em culturas astecas/maias/brasileiras. Analise isso como uma questão de negócios e de “escola” dos rpgistas brasileiros.

    Não gosto de cenários orientais, que misturam muita tecnologia ou baseado muito em História.

    Uma outra questão que acho HORRÍVEL é: “Este cenário é bem aberto e dá liberdade para o mestre fazer o que desejar”. Se o mestre quiser fazer “o que desejar”, ele cria seu próprio mundo!

    Por último, “Rsemente”, cuide para não tentar vender TANTO assim seu peixe e, tirando a parte do F16 (que me fez parar de ler sobre o cenário na HORA), discordo com praticamente todas as suas outras opiniões.

    De qualquer forma, seu trabalho é louvável, iniciativas assim são raras! Parabéns MESMO.

    • rsemente Says:

      Realmente é um outro ponto de vista, e completamete válido por que deve representar um parte dos jogadores e votantes.
      Sobe o peixe, estou vendendo até pouco o peixe (já vi peixes sendo vendidos mais fortemete por ai).

  4. Ficar cansado de ler os cenários é normal, eu que comecei com o maior gás tive de parar de ler por dias por achar que minhas notas estavam ficando injustas, depois relia os últimos e repensava as notas (mudei algumas)… Acontece…

    Gostei MUITO de 6 cenários (fora o meu, se eu não tivesse gostado nem nadaria =P).

    E concordo com o Eder quando ele diz que cenários abertos tendem a sair fora, se eu quisesse um cenário aberto eu faria um que se adaptaria completamente a minha aventura, e não futuras aventuras para o cenário… Vide os já citados Dragonlance, Dark Sun… E por ai vai… =P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: