SMRB Fase 2: CEN-005 Pactos de Poeira


Antes de começar a resenha é com pesar que chego no 9° colocado, o Grave World, e não o encontro, o cenário parecia bem interessante, mas não conseguiu cumprir os objetivos e prazos. Grave World, Rest In Peace (Mas se o autor ler isso mande mais material, o link ou se não tiver um blog manda que eu publico – ou abro o blog para você publicar).

Vamos agora para o 10° colocado, o Pacto de Poeira.

Veja o texto completo no site do concurso, compare com os outros cenário e vote aqui.

E veja as outras resenhas aqui.

CEN-005 Pactos de Poeira

Resumo: Mundo em plena reconstrução, devastado por uma guerra antiga entre dois povos e tumultuado pela chegada de colonizadores vindos do além mar.

A principio achei bem chato ler esse material, pois não mostra muito do cenário, pulando para as raças de forma mais detalhadas, sem dar mais informações sobre locais, regras adicionais, etc.

O grande lance do cenário parecem ser os Pactos de Poeira, mas não são descrito mais nada do que alguns pactos antigos, e nem como se podem fazer novos pactos, ficando o suposto grande lance do cenário totalmente de fora (inclusive ficou de fora do resumo), o que é uma pena.

A reconstrução do mundo e a guerra antiga são pouco abordadas, não dando muito plots para o jogo no momento, servindo mais como background passado mesmo.

Já a chegada de colonizadores é apresentada diferente do resumo, como se tivessem chegado a 600 anos! Isso é tempo de mais em qualquer cenário. Por exemplo em Guerra dos Tronos, os acontecimentos da chegada dos Targaryans e seus dragões ocorreu a 300 anos, e é considerada quase lendária, enquanto a morte do ultimo rei Targaryan foi a pouco mais do que 15 anos e detalhes já começam a serem perdidos! 600 anos é tempo suficiente para uma raça começar uma civilização, e qualquer tumulto que tenha causado deve estar bem atenuado pelo tempo.

Agora os mortos vivos parece ser uma raça mais recente e que pode ainda causar tumulto.

O grande mérito do material são as raças. Tanto antigas quantos novas são bem explicadas, não deixando dúvida de sua história, relações e comportamentos. Dentre elas duas são realmente novas, uma especie de elfos alados (mas sem poderes relacionados a isso) e uma de mortos vivos.

Anúncios

2 Respostas to “SMRB Fase 2: CEN-005 Pactos de Poeira”

  1. Obrigado pela resenha. Gostei de ver a opinião de alguém que não conhece o cenário e que deu uma visão externa mais expressiva do que meros votos.

    Confesso que cometi um erro crasso ao apresentar apenas as raças e não o cenário em si, e acho que isso vai dificultar muito minha passagem para a próxima etapa. Fiz isso por conta do tempo curtíssimo que estou tendo ao editar meus outros projetos, O Reino de Bundhamidão e o Indecifrável Mundo Novo, ambos da Retropunk. Então usei um material que já tinha produzido há algum tempo para exibir no concurso.

    Se tiver chance, corrigirei o erro, sendo selecionado ou não.

    No mais, espero que os votantes não se limitem apenas à este erro, mas sim avaliem o potencial embutido no projeto. Acredito que o apelo do diferencial exposto pelas raças sejam suficientes para dar fôlego aos Pactos de Poeira.

    Mais uma vez obrigado pela resenha e parabéns pela iniciativa.

    • rsemente Says:

      Ainda não tenho uma resposta formada sobre todos os cenários (pois ainda não li todos), mas acho que os Pactos podem ser uma mecânica interessante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: