SMRB Fase 2: CEN 059 – Thordezilhas: Sabres & Caravelas


Vamos a resenha do terceiro cenário da segunda fase do concurso SMRB (VOTE AQUI). De agora em diante não colocarei o link dos posts anteriores, apenas o link da tag que levará a todas as resenhas, basta clicar aqui.

CEN 059 – Thordezilhas: Sabres & Caravelas

Resumo: Venha desafiar o mar ao lado de mosqueteiros, piratas, magos e seres feéricos, desbravando os mintérios do Novo Mundo em busca de aventuras.

Cenário que o próprio nome já diz, misturando piratas, mosqueteiros e fantasia em mundo com continentes inexplorados e misteriosos. O material trazido é muito bem bolado e escrito, mesclando conto com a apresentação do cenário (seus vários continentes e reinos) e regras (mostrando várias raças féericas e novas armas de fogo).

Como regra adicional para deixar o jogo mais cinematográfico traz a possibilidade ao fazer alguma coisa espetacular jogar dois dados ao invés de um e pegar o maior. Isso é bem simples e elegante, mas infelizmente não traz um exemplo mais direto, exceto em uma pequena parte do texto (provavelmente por espaço).

Apesar da forma inusitada e divertida que o cenário foi apresentado vamos aos fatos.

Quase nada é apresentado sobre os continentes e reinos, apenas nomes e umas poucas características. Exemplo: “No Mar Sereno, o misterioso Arquipélago Gullivere e suas ilhas que desafiam as leis naturais”. Onde é o mar sereno? quais as leis da natureza que são desafiadas? Tudo bem que o nome indica poa parte do que poderá ser encontrado lá (gigantes e seres pequeninos), mas no momento acho difícil conseguir jogar com isso sem mais detalhes.

Para resolver isso poderia ter descrito alguma parte melhor, como barbados (Ilhas do caribe) e o continente de Alexandria (Europa), deixando os cenários mais distantes e fora do tema para depois, ou será que realmente vou conseguir jogar em Chambara no meio de uma campanha de piratas?

Os nomes foram outra coisa a se comentar. Ficaram impressionantemente bons. Apesar de a principio parecer besta e pouco convincente, utilizar de pequenas palavras relacionada a aquele local ficou legal. Outros nomes são simples variações de nomes reais ou versões antigas, como Castelha e Lusitan.

No geral é um cenário promissor, principalmente se conseguir fazer o tom de prosa por todo o livro, mas difícil de se jogar com o Pocket Dragon no momento, principalmente por não ter nenhuma regra para navegação e das criaturas nele descritas.

Uma coisa engraçada que percebi é que tem vários cenários quase com a mesma premissa de”novo mundo” (praticamente incluindo os quatro primeiros), e que se juntássemos alguns (como Tetztuán, Terra em Brasa e Thordezinlhas) teríamos um cenário ainda mais completo e mais foda.

Uma resposta to “SMRB Fase 2: CEN 059 – Thordezilhas: Sabres & Caravelas”

  1. Luiz Claudio Gonçalves Says:

    Gostei muito da forma sóbria com que você promoveu sua resenha! Obrigado pelo carinho para com Thordezilhas e espero ter proporcionado pelo menos uma boa leitura! PAz, Crescimento e Força!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: