SMRB Fase 2: CEN 022 – 1541


Vamos ao quarto cenário, mais um sobre o “novo mundo”. Creio que essa tendencia quase ufanista em cerca de 6 cenários, e outros 2 ou 3 falam sobre um novo continente, seja algo valido e inusitado, mesmo quando pelo menos dois RPGs desse tipo se mostraram pouco viáveis (Desafio dos Bandeirantes e Hy-Brazil). Mas uma coisa é certa, desses cenários os que sobreviverem terão muitas novas idéias a introduzirem nos seus próprios cenários.

Ah! não se esqueça de votar aqui.

E veja as outras resenhas aqui.

CEN 022 – 1541

Resumo: 1541 não é como o Brasil que conhecemos nos livros. As riquezas estão lá para quem vencer suas florestas, nativos hostis, feras e monstros.

Quando comecei a ler o material de 1541 pensei: “putz, outro cenário de exploração de novo mundo”, mas principalmente depois que a história passou (praticamente idêntica a colonização do brasil na época das bandeiras e entradas) e começou a descrever os povos ficou evidente que o material estava sendo mais completo que a média.

Enquanto Tetzuseilaoque fala sobre as terras centrais, Terra em Brasa sobre um Brasil já bem colonizado, e Thordezinhas sobre a exploração marítima, 1541 fala sobre exploração de terras selvagens.

O material apesar de ser quase realista em relação a história e personagens, apresenta isso de maneira sóbria e jogável. São apresentadas as variações das classes de acordo com as etnias, e estas são Portugallenos, Hafrikans e Selvagens, mas todos são humanos.

Em seguida o material traz uma nova lista de armas, uma regra de veneno e uma regra de armadura (levando mais em conta o nível, já que não temos armaduras de metal). Por fim uma lista com nomes e alguns efeitos diferentes nas magias, para encaixar mais com o tema sobrenatural do que mistico medieval clássico.

No geral parece ser um cenário bem pé no chão, interessante, mas que ao mesmo tempo me pareceu mais limitado que os demais, já que não apresenta detalhes sobre as intrigas, deuses e futuros incertos. Ele também não apresenta muito bem “um Brasil diferente dos livros”, apenas alguns detalhes são diferentes, principalmente se compararmos com Terra em Brasa e Thordezilhas. Mas acho que o material “cumpriu o objetivo”.

O que fiquei pensando é que se juntássemos os quatro primeiros cenários teríamos um cenário de exploração, guerra (entre europeus e americanos), e aventuras muito melhor do que cada um individualmente, mas na verdade o principal aqui é realmente estamos conhecendo o corpo do que aquela silhueta dos 140 caracteres tentava mostrar.

Uma resposta to “SMRB Fase 2: CEN 022 – 1541”

  1. Ótima iniciativa a sua em fazer essas resenhas, parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: