SMRB Fase 2: CEN-021 Heróica


O sétimo cenário foi o que mais me surpreendeu, no resumo eu não daria nada, o que foi apresentado foi apenas a temática e nada mais, mas o material dessa fase mostra que o cenário tem realmente potencial.

Veja o cenário no site do concurso, leia os outros e vote aqui.

E veja as outras resenhas aqui.

CEN-021 Heróica

Resumo: Bardos, heróis, lendas e canções num lugar criado pela música de um Deus Menestrel. Aventuras épicas no mundo onde a música é a magia.

Este cenário acertou em cheio em quase todos os pontos. Uma história ousada, duas novas classes de personagens em substituição dos magos e clérigos 9que não existem aqui), e sem raças, apenas humanos que podem ter características diferentes. Em substituição temos as notas, que funcionam quase como um signo que realmente influencia o personagem. Também inclui uma forma bem fácil de incluir tramas interessantes, uma regra para poder adicional e motivação para heróis e vilões.

É claro que a temática musical não deve agradar a todos os gostos, e pode ser colocado no jogo esse fator, uma discordância com a música, mas não encontramos nada muito parecido. A inexistência de magos e clérigos também pode ser um problema, mas com isso ninguém pode dizer que o cenário não está tentando inovar.

Agora a ideia dos acidentes, uma forma de criar desafios instantâneos, e verossímeis ficou muito legal, trazendo a pegada de mundo quimérico de uma forma diferente.

Outro ponto que realmente ficou genial foi a fama, uma forma de fazer de dar poderes aos personagens e ao mesmo tempo dar vários problemas.

O ultimo ponto que realmente acho que faltou na maioria dos cenários (e eu coloquei no meu, CEN-088 Grandes guardiões, yes!) é um aviso que o cenário é resumido e que o mestre deve ficar livre para criar detalhes (principalmente geográficos), a final duas páginas é praticamente uma espécie de pré projeto de um cenário.

Sobre o tema, o único cenário que vi com temática focada em música foi o romancia, e se o Shido tiver por traz disso ele realmente vem aprimorando seu cenário e achando boas soluções para sua obra prima (mas acho que não é dele, pois não traz as famosas raças, trols, vampiros…).

o único ponto contra até agora é que pareceu um pouco anime, ou é impressão minha?

Um Bardo de Heróica?

Imagem por Shido

4 Respostas to “SMRB Fase 2: CEN-021 Heróica”

  1. Obrigado pela resenha, que bom que gostou do cenário, e fiquei tranquilo, não há nenhuma inspiração em animes! A ideia nasce da fantasia padrão, de aventuras e exploração.

    • Pôxa, finalmente encontrei o autor de Heróica. Bom, na primeira etapa do concurso, ao ler todas as descrições, e me deparar com a do seu cenário em especifico, achei a ideia muito boa e criativa, diferenciada dos demais. Bom, avaliei com 3 estrelas, elegi como favorito e esperei que Heróica passasse para próxima etapa. Eis que chega a 2a etapa, e ao acessar os classificados e suas descrições, vejo Heróica consta entre eles, e ao ler esta nova descrição, com muito mais caracteres, o que eu achei, bem eu er… acho que o post que fiz na página da Redbox fala por si só. hehehe

      Aproveitando este via de contato contigo, pergunto a você: Caso o cenário não vença, você pretende publica-lo em algum site?

      Torço pra caramba para que Heróica vença o concurso, e se isso acontecer, minha compra é garantida.
      Tenho 2 grupos de rpg, um de AD&D 2aEd, outro de Mighty Blade (que mestro para meu sobrinho e seus amigos) e gostaria de poder utilizar o seu cenário em minhas campanhas

      Boa sorte e até mais.

Deixe uma Resposta

