DC Crono Universe: Batman (Parte 1)


Bom dia, hoje voltamos com mais uma parte do cenário DC Crono Universe, um cenário cuja a proposta é similar a série de revistas “Batman & Superman: Generations”. Dessa vez abordaremos o personagem dos quadrinhos que gosto mais, o Batman. Antes de começar vamos fazer uma retrospectiva de sua história nos quadrinhos.

Nos Quadrinhos

Ele surgiu nos quadrinhos pela primeira vez em 1939, e começou bem violento, mas com a introdução do Robin Batman começou a ficar mais infantil, especialmente depois da segunda guerra.

Em 1954 Batman sofreu bastante devido a criticas do comitê sobre delinqüência juvenil e personagens femininos foram introduzidos como a Batwoman e a Batgirl. Também sofreu grande impacto em 1964 com a influência da famosa série galhofa. Essa abordagem durou até 1970 quando ele voltou a ficar sombrio como em sua origem.

Em 1986 Frank Miller criou o Cavaleiro das Trevas, que foi considerado um universo alternativo onde o Batman estava com 55 anos. Em 1988 as incríveis histórias da piada mortal e sobre a morte do Robin foram contadas, e em 1993 a Queda do Batman.

Outro marco do personagem foi o filme de 1989 e o filme de 1992 de Tim Burton, que influenciou a criação da série de desenhos em 1992 que gerou a melhor série de super heróis em vídeo até hoje (DC Animated Universe). Em 1999 a série Batman do Futuro foi lançada e em 2005 tivemos o melhor filme do Batman, Batman Begin.

Em 2009 Batman morre nos quadrinho pela primeira vez, mas logo essa história é modificada e ao invés de morte real Batman é levado a viajar no tempo até finalmente voltar em retornar em 2010.

Em 2011 Batman cria a Corporação Batman.

História no DC Crono Universe

Em 1939 surgiu o Batman, Bruce Wayne tinha 31 anos, e hoje ele tem 103 anos, e esta mais ou menos como visto em Batman do Futuro (usando bengala), servindo de mentor do atual Batman, Terry Magins.

Em 1954 ele continua atuando como Batman de forma fora da lei, mas investiga principalmente casos internacionais e tenta descobrir sobre um plano de invasão alienígena de longo prazo. Nesse período ele tem uma filha com Mulher gato (em 1957), que vira a se tornar A Caçadora em 1977.

Em 1960 ele ajuda a forma a Liga da justiça para acabar com a ameaça alienígena, e acaba oficializar uma nova geração de heróis acabando parcialmente com a proibição deles pelo governo (e adota um visual menos sombrio). Em 1970 ele volta a ficar mais sombrio ao temer o Superman depois da invasão de Darkeid.

Em 1976 Jason Toddy e Selina Kyle Wayne morrem, e Bruce Wayne (já com 68 anos) deixa de ser o Batman, até que em 1986, com 78 anos, ele retorna (como em Cavaleiro das Trevas).

Em 1987 ele reencontra Talia, e a engravida, que finge perder o filho (Damian) e o abandona.

Em 1993 (com 83 anos) ele deixou de ser o Batman após a queda do morcego.

Nesse período ele se afasta parcialmente de suas atividades heróicas e começa a organizar a atividade de seus sucessores, criando também formas de vigiar o mundo e os super-heróis que por ventura saíssem da linha.

Apenas em 2009, 16 anos depois ele recruta Terry Magins para ser o novo Batman [reduzi o tempo para casar com o tempo em que Dick Grayson ganha o manto nos quadrinhos].

Atualmente ele monta a Corporação Batman, bem no estilo como faz em reino do amanham.

Comentários

A história de Batman acabou por ficar bem mais limpa que a história de Superman, principalmente pela adição dos lapsos de tempo que ele fica inativo, lapsos esses que ajudam a ignorar boa parte de histórias bizarras nas décadas de 70 e retcons dos anos 90 e 2000.

Batman é um personagem que deve envelhecer. Assim como o Fantasma (personagem que já em sua origem colocou o personagem como sendo o 21° Fantasma, e em 1995 colocaram o 22° Fantasma, mas também houveram retcons, e essa é outra história) adicionaria muito mais veracidade em sua história se o manto fosse passado de tempos em tempos para outro personagem, e o Batman continuaria, sendo que mudaria apenas que esta por debaixo do manto.

Diferente de Superman, que é difícil encontrar outro criptoniano na esquina, Batman já treinou pelo menos três Robins, teve dois filhos, várias Batgirls e Batwomans, e pelo menos dois personagens se tornaram Batman por um bom período. Assim seu legado permaneceria intocado e uma nova geração poderia ter um personagem revitalizado e com um histórico sensacional.

Nas próximas matérias sobre o Batman abordaremos mais seus parceiros, os Robins, Batwomans e Batgirls, por isso não se preocupe se achou que ficou faltando algo.

Advertisements

2 Respostas to “DC Crono Universe: Batman (Parte 1)”

  1. arquimago Says:

    Adorei o resumo, vou guardar ele!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: