O Que é RPG?


Esta semana comentou no blog uma nova jogadora de RPG, que me perguntou como fazer uma ficha de RPG sem antes me dizer qual jogo havia comprado e estava esperando para receber-lo. assim percebi que não há nada no blog que explique um pouquinho sobre o que realmente é o RPG, ou para diferenciar dos outros tipos de jogos com o mesmo titulo, o RPG de Mesa (ou até RPG tradicional).

RPG é uma sigla que veio do inglês que significa Role Playing game, e que em uma tradução amplamente aceita significa Jogo de Interpretação de Papéis, ou um jogo que se interpreta papeis de personagens como os papeis de personagens de um filme, mas com a grande diferença que o “filme” se passa boa parte na imaginação dos jogadores (como em um livro ou história contada ao redor de uma fogueira) e não á um roteiro fixo, a história é criada pelos jogadores a medida que o jogo avança, e a unica limitação são as regras, fichas de personagens, e geralmente um fator de aleatoriedade para decidir as situações dentro do jogo de maior importância (como se um tiro pega ou não).

Primeiro RPG não é um jogo só, RPG é um estilo de jogo, assim como jogos de tabuleiro, jogos de carta, jogos de vídeo game. Então existem RPGs que são tão diferentes de si como é um banco imobiliário diferente do war, que é diferente de um colonizadores de catan. Então no mercado nacional temos dezenas de jogos, e no internacional milhares. Alguns dos mais famosos são: D&D (Dungeons and Dragons), Storyteller/Storytelling, GURPS, 3D&T… cada um tem uma regra diferente e geralmente um cenário ou vários diferentes.

Agora explicarei alguns termos e elementos mais comuns encontrados nos RPGs. Depois disso deverá dá pra compreender bem melhor um RPGista conversando.

Então o que é Sistema de Regra

Sistema de regra é o conjunto de leis que o jogo deve seguir, ela define se o jogo usará dados comuns (de seis lados), dados diferentes (até 20 lados ou mais), cartas, dominós, zerinho ou um, pedras, pegas varetas, ou nada. Define como será criado o personagem, e quantas características o mesmo possui. define quando deverá rolar os dados (ou descer uma carta, jogar um zerinho ou um…), como os personagens morrem.

Como analogia podemos explicar que o sistema de regra é como as regras do baralho, o Poker tem um sistema de regra e o Truco outro (sem contar as variações de regras de cada um, que poderiam ser consideradas outros sistemas de regras diferentes, mais semelhantes).

Os sistemas de regras geralmente definem regras orientando o jogador a realizar determinados tipos de ações com os personagens, combate, exploração, negociação, viagens… e por isso cada jogo tem um sistema de regra diferente, pois se p jogo é sobre combate é melhor usar um sistema que defina mais combate do que negociação. Isso também é influenciado pelo cenário.

E O que é cenário?

O cenário é o mundo do jogo. Em detetive (o jogo de tabuleiro) o cenário é aquela mansão e seus cômodos, assim como aquele estilo de personagens, em war é o mundo todo que está em guerra (na primeira ou segunda guerra mundial). Assim cada RPG é jogado em um cenário, um local fictício (que só existem no papel e na cabeça dos jogadores) onde se passará a aventura.

O cenário pode ser uma cidade, um reino/país, um mundo, que possui magia ou não, o mundo real ou um mundo fictício, num mundo moderno, futurista ou antigo. Nesse aspecto é como um filme, cada filme se passa em uma determinada época, local, e situação. Isso vai depender do jogo escolhido ou os jogadores podem criar seu próprio cenário, que geralmente é criado pelo mestre.

E O que é Mestre?

Ele é conhecido como Mestre do Jogo, Jogador Narrador,ou vários outros termos dependendo do jogo, mas todos são um só. Eles fazem o papel de Juiz do jogo, e trabalham de certa forma como um diretor de um filme, trabalhando para que o jogo seja agradavel para todos os jogadores e apresentando o cenário para os jogadores. Ele geralmente deve saber relativamente bem as regras, e preparar com antecedência antes do jogo começar, criando a aventura.

Alguns jogos não possuem a figura do mestre, outros possuem a figura do mestre com menos poder, no jogos de RPG chaamdos de Narrativa Compartilhada, onde os jogadores podem descrever coisas não prevista pelo narrador e nem sempre estão limitados a ações de um personagem só (apesar de poder ter um personagem principal ele pode definir ações de personagens secundários).

E O que são Personagens?

São os papeis dos Jogadores. Em um paralelo com os Games e os Jogos de Tabuleiros, é qual personagem se escolhe ou se cria em um jogo de computador, ou qual personagem o jogador escolheu num jogo tipo detetive. Eles podem ser personagens Jogadores, ou seja que são controlados por um jogador, ou personagens não-jogadores os NPCs (Non Player Character, ou também chamados de personagens do Mestre).

Os personagens são geralmente definidos por uma ficha de personagem, que diz o que o personagem sabe fazer, se é forte ou fraco, rápido, inteligente, se sabe lutar ou soltar magias, se é feio ou bonito, quais problemas ou poderes… isso geralmente é definido por uma série de característica e valores (números) definidas em cada uma.

3 Respostas to “O Que é RPG?”

  1. Letícia Cavalcante Says:

    Adorei. Comprei um livro do GUPS e outro do D&D. Usei as fichas do GURPS que vieram todas dentro do livro. É o livro de regras, então explica tudo. O que estou achando mais difícil é passar tudo isso para o “real”, me entende? Para a interpretação real, como no teatro…
    Nenhum amigo meu quis jogar o que significa que nosso jogo é só de meninas (nove, para ser mais exata). Vai ser futurista, e cada aventura vai ter um GM diferente…

    • GURPS nem D&D são sistemas mais adequados para serem usados em RPG tipo teatro (Live Action, ou LARP). Estes são prioritariamente RPGs de mesa.
      Segundo para um cenário futurista é um pouco difícil fazer um LARP, conseguir roupas e props (objetos para usar no cenário, no jogo…) futuristas.
      Para Live Action RPG o ideal é começar com um cenário moderno, tipo uma investigação de um mistério, onde um dos jogadores pode ser o vilão (mas de forma secreta, chame todos os jogadores para conversar individualmente, e um deles serão um vilão). Não se esqueça de realizar o jogo em um local isolado, evitar contato entre os jogadores, e se tiver alguém que não esteja no jogo avisar que é um jogo.

      • Letícia Cavalcante Says:

        Poderia falar comigo por e-mail, para que pudesse lhe explicar sobre como pretendo jogar, e para você, que é tão experiente, poder me ajudar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: