Campanha Old Dragon: Sessão 01


Bom dia, boa tarde, boa noite galera.

Ultimo sábado (24/03/2012)  foi meu primeiro jogo de RPG do ano, e eu fui o mestre. O sistema escolhido Old Dragon.

Três jogadores atenderam ao chamado, e rolaram os dados para os atributos pela primeira vez em anos (a unica colher de chá que dei, dando 4d6 retirando o menor). A compensar os atributos um pouco melhores reduzi o dinheiro inicial de 3d6*10 para 2d4*10.

A aventura foi a primeira do suplemento “OD Aventura Que as Aventuras Comecem!”: A catacumba do necromante, apenas levemente alterada para encaixar na campanha que estou planejando. Outra modificação foi a implementação de uma regra diferenciada de iniciativa, baseada em uma roda e nas velocidades das ações, permitindo personagens com armas como adaga agir com o tempo mais vezes por turno, mas se mostrou ainda muito verde para usar principalmente na primeira sessão.

Para melhorar a sobrevivência do grupo estipulei uma regra um pouco diferente de pontos de vida: Os pontos de vida tradicional seriam transformados em pontos heróicos e os uma nova categoria de pontos de vida, pontos de vitalidade, que seriam igual a constituição. Quando o personagem perde os heroicos e chega na vitalidade ele é nocauteado e desmaia, e só morre quando perde todos pontos de vitalidade.

A ultima modificação foi a inclusão de uma regra de interpretação, onde os jogadores devem descrever o que farão e só depois o mestre indica quais serão os testes e os dados são rolados. Uma regra boa, mas que foi esquecida um pouco depois, mas que premento ir exigindo cada vez mais.

O jogo

Iniciando com os jogadores com pouco conhecimento ente si viajando em uma caravana no Mundo Primordial, cuja a noite bem iluminada com dezenas de luas habitadas não apagou a visão de uma estrela cadente que incendiou os céus e caiu em uma floresta próxima.

A grande maioria do pessoal da caravana se mostrou com medo do acontecimento, e começaram a arrumar suas coisas para partit o mais rápido possível. Apenas três  viajantes se mostraram corajosos: Um Clérigo Humano de Enlil, Um Pequenino Ladino, e um Minotauro de Armas.

Os três partiram sem problemas, abandonando a caravana que iria para a vila mais próxima (cerca de 6 horas de viagem). Os três corajosos viajantes entraram na floresta e encontraram o rastro de uns dois quilômetros da estrela cadente, cujo o impacto derrubou diversas arvores e afugentou os animais.

Chegando no ponto do impacto eles incrivelmente não acham nada, apenas um rastro com cerca de 2 metros de diâmetro. Eles seguem esse rastro até um cemitério antigo, e mais especificamente até um mausoleu.

Eles logo verificam que o mausoléu se encontra com as grades arrombadas, e crânios se mostraram guardando o local. Eles entram sem medo e logo na primeira entrada percebem um pedestal com o nome da família enterrada na catacumba. Uma grade de ferro tranca o único caminho existente, e após olhar cuidadoso do pequeno o minotauro perde a paciência e arromba facilmente a grade.

Ainda com certa fúria, o minotauro resolve correr sem cuidados e cai em um buraco no meio de uma bifurcação, o pequeno ladrão decide seguir em frente como batedor, e percebe a existência de alguém ou alguma coisa no corredor em frente. Ele se esconde e espera que duas criaturas passem por ele. Ele os ataca pela costa e o combate começa. O minotauro utiliza sua incrível força e derruba o primeiro, mas não adianta de nada, pois o segundo dá um preciso golpe com uma adaga no minotauro, nesse momento chegam mais dois seres por trás, e continuam o ataque mortal, derrubando o minotauro e o pequenino, dando a chance para o clérigo orar pela vida do minotauro fazendo-o despertar de seu nocaute, mas logo depois os dois são derrubados novamente. (Eu dei logo nas quatro primeiras rodas três 20! infelizmente foi todo mundo no chão rapidamente :P)

Os heróis acordam gravemente feridos e acorrentados de frente para o que prece um enorme ovo de 2,5 metros. O minotauro novamente se liberta novamente e o clérigo ora pela vida de todos.  Eles percebem que o ovo está ainda vivo e que provavelmente foi o objeto que caiu do céu. Eles liberam as pedras que bloqueavam a unica saída e encontram uma encruzilhada e uma escada subindo.

O pequenino sobe furtivamente a escada e começa a matar os seres que parecem estar dormindo, matando dois e sendo derrubado novamente pelo terceiro. O barulho chama atenção de outros inimigos na encruzilhada que são pegos de surpresa pelo mago e o clérigo. Um deles parece um mago ou sacerdote maligno, utilizando um manto vermelho. A batalha continua, mas eles derrubam todos.

Eles continuam investigando a caverna, se livrando de algumas armadilhas, e encontram um acampamento, onde encontram amis duas criaturas mas que felizmente conseguem vencer. Depois de encontrar o pequeno tesouro dos seres eles conseguem içar o ovo e desistem de vasculhar o resto da caverna, fugindo do local o mais rápido possível.

Continua…

Conclusão

O jogo foi divertido, mas jogar com apenas três personagens se mostrou muito mortal (mesmo se tirássemos a sorte do mestre). No final do jogo todos nos divertimos muito, as regras simplificadas do OD permitiram que os jogadores criassem os personagens em cerca de 30 minutos (com apenas apenas um livro). Ou seja, o OD não se mostrou nem um pouco desnecessário.

Nesse jogo também foi a primeira vez que utilizei um tablet, mas apenas como forma de livro pessoal, onde pude sempre estar checando rapidamente a aventura, e senti que ajudou muito, e ajudará ainda mais com o tempo (e quando pegar uma boa base para mante-lo parado quase como um escudo de mestre).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: