Resenha: Uma Princesa de Marte


Hoje vou falar de um dos livros mais antigos que já li, mais antigos que eles são os livros de Julio Verne. Este livro é um clássico da ficção fantástica, não tanto pela tecnologia, pois apresentava conceitos bastantes rudimentares, mas pela descrição em detalhes de um mundo completamente novo, sendo um dos primeiros livros a pertencer ao sub-gênero de romance planetário.

Em 1911 Edgar Rice Burroughs, mais conhecido por ser o criador de Tarzan, começou a escrever uma história fantástica baseada nas idéias cientificas da época que diziam que marte possuía canais e que seria uma terra morta. Como precisava de dinheiro ele começou a escrever a história e antes de completar enviou parte do texto para uma revista e depois de algumas edições foi publicada em 1912 com o titulo de Under the Moons of Mars. Apenas em 1914 que o romance em série foi cogitado para ser publicado como um livro, sendo lançado pela primeira vez em 1917.

Uma Princesa de Marte conta a história do Capitão John Carter, um herói da guerra civil americana que misteriosamente é materializado em Marte. Lá ele encontra estranhas criaturas de pele verde, três metros de altura, quatro braços, olhos grandes e presas, os marcianos verdes, e os impressionam com um salto de vários metros de altura (conseguido por causa de seu corpo adaptado para a gravidade terrestre, se mostrando muito mais capaz na gravidade marciana). Com isso ele começa sua jornada pela sobrevivência em Barsoom, como os marcianos chamam Marte, lutando sempre guiado por sua honra, nobreza e cavalheirismo.

Em termos de tecnologia o livro é bastante raso (por isso geralmente não é colocado como ficção científica), colocando apenas alguns equipamentos fantásticos com princípios físicos baseados em raios (talvez por na época se comum as coisas fantásticas dos vários raios descobertos, como raio-x, raio gama, entre outros). Assim há raios de várias cores, alguns sendo capazes de anti-gravidade, outros de cura e assim por diante.

Mas é sobre a fauna e flora marciana assim como as sociedades de marcianos que o livro encanta. Apesar de ser um planeta morto, as poucas espécies que lá existem são bem descritas e com visuais bem interessantes e fantásticos, algo bem inovador. As sociedades apresentadas, os marcianos verdes e vermelhos, são muito bem trabalhados, mostrando suas culturas, costumes, religião e divisões de tribos/cidades-estados.

Outro ponto que torna o livro atrativo para todas as idades é a ação. Se não fosse pela ambientação o livro seria um ótimo conto de capa e espada, ao estilo três mosqueteiros. Com muitas lutas de espada, muito mais do que as lutas com armas, fugas e perseguições, e os mais diversos planos ousados no maior estilo piratas do caribe esse conto seria um prato cheio para hollywood se não fosse a complexidade de criar os cenários e espécies marcianas.

Livros e mais Livros

Uma das coisas mais importantes desse livro é ser o primeiro livro de uma grande série de onze (11!) livros que se passam nesse mesmo cenário (um dos livros foi escrito pelo seu filho), alguns deles contando novamente com John Carter, outros contando a história de seus descendentes, e outros com um novo protagonista terrestre. Essa série de livros é chamada de Serie Barsoom, e Burroughs escreveu muitas outras séries no mesmo estilo, em especial a série sobre Vênus.

O livro em inglês já se encontra em domínio publico no site do projeto Gutenberg (BAIXE AQUI), mas foi lançado plea primeira vez no Brasil em 2010, pela editora Aleph, que prometeu sua continuação The Gods of Mars, Os deuses de Marte, para fevereiro de 2012, mas como o ano só começou agora quem sabe não será lançado em abril?

Filme

Em 2009 um filme com nome Princess of Mars foi lançado, mas não me arrisquei a assistir, principalmente por que os marcianos verdes são homens vestidos fantasias toscas e apenas com dois braços. Mas felizmente nossa tecnologia chegou no ponto que uma adaptação cinematográfica do romance se tornou viável, e os estudos Disney iram lançar agora em março de 2012 o filme John Carter, com megabogas trailer e efeitos especiais de ultima geração. Veja dois Trailers fantástico dessa adaptação que promete gerar uma grande nova franquia nos cinemas.

RPG

Não sei se existe algum RPG oficial do cenário de Barsoon (e pensando bem também nunca ouvi falar nenhum de Tarzan ou Pelucidar), mas o blog GURPS Nation Publicou recentemente uma série de matérias adaptando o cenário para GURPS. Entre e confira:

Barsoom

Bestiário de Barsooom

2 Respostas to “Resenha: Uma Princesa de Marte”

  1. […] Primeiro de tudo é bom que saibam que essa história possui cerca de 100 anos! Isso mesmo, a 100 anos atrás, Edgar R. Burroughs escreveu sua primeira história, essa história, abrindo um novo gênero literário chamado de Romance Planetário, uma subdivisão da ficção cientifica misturada com o história de Capa e Espada (Estilo do Conan e Fafhrd e Gatuno). E mais ainda, ele não escreveu apenas uma história, mas na verdade quase 11 romances. Se quiser saber mais sobre o primeiro livro pode ler nesse post. […]

  2. Nedelco Stefanov Says:

    Talvez, de todos os contos de ficção já escritos pelo ser humano, o Uma Princesa de Marte, seja sem dúvida o mais extraordinário! Pois conta uma façanha vivida em um outro planeta, que não o nosso, para uma época ainda atrasada em tecnologias. E nem o Júlio Verne, ousou ir tão longe. Ademais, parece que Borroughs antevia a realidade, que agora(mais de 140 anos depois), está se abrindo e demonstrando o quão somos enganados pelos nossos governantes e seus serviços sociais. Mas, para quem curte detalhes, é bom ler o livro, e ver o filme ” John Carter, entre dois mundos”. Quem tem conhecimento verdadeiro, verá uma certa semelhança com a realidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: