A Fúria dos Réis (Primeira Continuação da Guerra dos Tronos)


A Fúria dos Réis (no original A Clash of Kings, que seria literalmente O Embate dos Reis, ou Confronto dos Réis), Segundo Volume da Canção de Gelo e Fogo, é um livro de fantasia que segue os mesmos moldes do seu predecessor, A Guerra dos Tronos.

A trama do livro é bem simples, e é desenvolvida lentamente com várias coisas acontecendo simultaneamente, inclusive poderia-se pegar a história de alguns personagens e ler separadamente que poderia ser considerado um livro a parte, como John, Daenerys e Arya. Mas alguns outros estão muito bem interligados, como Tyrion e Sansa, e Bran e Theon, um personagem do primeiro livro que cresce para se tornar um personagem principal. Para nós apenas dois um novo personagem principal é apresentado Sor Davos Seaworth, O Cavaleiro das Cebolas, cuja a história segue um dos “Reis” do título.

A trama se desenvolve a partir do final do primeiro livro, quando o Rei morre e vários dos seus suseranos não aceitam o novo Rei como real herdeiro, surgindo assim mais três réis (sendo Jofrey e Daenerys os dois réis iniciais), e posteriormente um sexto.

Assim a luta entre três desses Réis é bem elaborada, e assim como a acessão de outro. Se você leu o primeiro livro e espera ler mais sobre o Rei do Norte, esqueça, e se espera grandes feitos da Rainha dos Dragões também esqueça.

Os grandes pontos fortes do livro são sem sombra de dúvida a historia de Sansa e Tyrion, que mostram personagens mais astutos e com mais “ação” acontecendo em quase todos de seus capítulos. Os demais personagens seguem uma trama que se arrasta em um clima muito mais de guerra fria, mas perto do final explode em uma grande e bem descrita batalha, o grande ponto forte do livro. Sim, dessa vez vemos a batalha de perto e através dos olhos de mais de um personagem, o que gera um efeito incrível.

O estilo literário de George R. Martin melhora e muito, com belas descrições e locais cada vez mais fantásticos, e uma imensidão de personagens secundários, cada um com seus nomes, casas e uma grande floresta de árvores genealógicas o que ajuda e muito na imersão do leitor.

É claro que alguns personagens poderiam ser mais bem trabalhados, algumas trama poderiam ser menos arrastadas (principalmente a de John), assim como alguns lugares poderiam ser colocados no mapa do livro para uma rápida referencia, mas nada disso estraga a obra como um todo.

Uma resposta to “A Fúria dos Réis (Primeira Continuação da Guerra dos Tronos)”

  1. Gosto mto dos livros dele, leitura é fluida…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: