Concurso Secular Games: Rally Mortal


Durante o carnaval recebi a noticia novamente do concurso da Secular Games, um concurso que no ano passado teve como ganhador o Onírica e o Abismo infinito, ambos serão publicados, o primeiro pela Secular e o segundo pela Retropunk.

Esse ano as regras são um pouco diferente: o tempo é o mesmo (duas semanas), sem limitação de páginas (antes eram 25 páginas) e com a limitação que deve seguir quatro temas de uma lista com oito temas, o que ajuda a validar o concurso como um concurso de trabalhos originais no período estipulado (não adianta pegar aquele RPG escrito no passado e mandar para o concurso).

Esse ano vou participar com o Rally Mortal. Não sei se conseguirei terminar a tempo, mas aqui vão os detalhes que imaginei para o jogo.

Rally Mortal: Temas

Os temas que escolhi foram: Esporte, Tribo, Navegação e Jornada, sendo que este ultimo está se mesclando muito com o tema labirinto, depois me decido qual colocar no produto final. Os que escolhi inicialmente eram Jornada, Tribo, Navegação e Ciência, e o nome seria Jornada Interplanetária mas achei que ia parecer um jogo bem chato.

Com os temas criei o conceito de um mundo apocalíptico onde a sociedade ruiu e voltou ao estágio tribal, os sobreviventes moram em pequenas comunidades que sempre estavam em guerra por recurso. Para evitar que se destruíssem foi criado um esporte com o objetivo de manter o povo “ocupado” e uma forma de distribuir e encontrar novos recursos sem a necessidade de uma guerra completa, quem lutaria nela seriam apenas alguns campeões mais fortes, foi criado então o Rally Mortal, um esporte sangrento onde grandes veículos de combate percorrem vastos territórios pela glória da vitória.

Sobre o que é Rally Mortal?

O jogo é sobre corrida e combate entre veículos, e sobre descrever aquelas cenas bombásticas de filmes em que o veiculo salta uma rampa e cai na frente do oponente (e coisas do tipo), isso tudo em um cenário com gangues, zumbis, mutantes e alienígenas (não os verdinhos, mais os como de aliens storms – jogo do Mega Drive – e alien-o oitavo passageiro).

Sim, é simplista e meio besteirol, não é um jogo dramático sobre tragédia, medo ou crescimento. É um jogo sobre carros e caminhões sucateados e armados até os dentes, percorrendo um cenário selvagem e aleatório e combatendo outros veículos igualmente mortais. Mas apesar do nome do jogo conter a palavra “mortal” não é um jogo que leve geralmente a morte, é um jogo onde cada jogador controla um Capitão, e este é o líder de uma grande equipe, e estes sim morrem a toda hora🙂.

Como Rally Mortal Faz isso?

Primeiro temos uma ficha bem básica do capitão com sete características (ou menos, ainda estou desenvolvendo :P). A partir dela o jogador cria seu veiculo, tendo em mente já o piloto e como ele usaria o veiculo, e não o contrário.

Os veículos possuem seis características, mas algumas são apenas para a montagem, no jogo são usadas apenas quatro (4). A partir disso, em conjunto com duas características do capitão temos a base para um jogo de corrida, e não um RPG sobre matar o outro. É claro que desenvolvi um pouco as regras para ações fora das pistas, usando três dos atributos do capitão, mas nada bem elaborado.

E como ele faz a corrida propriamente dita? Com dominós!

Assim criamos uma espécie de cenário aleatório com desafios, distancias e dificuldades, e a medida que as peças do dominó (que inicialmente estão organizadas para baixo) vão se virando os personagens vão descobrindo o trajeto da corrida, na pratica quase um Labirinto. Na maioria dos casos são usados dados de 6 faces para decidir os desafios, mas os jogadores também possuirão dominós para controlar o jogo, e não só como cenário. Assim outro ponto interessante foi a inclusão de uma regra para dar importância ao tema Navegação, com essa regra o jogador pode alterar a pista como se ele soubesse atalhos e locais secretos durante a corrida.

Como seu jogo recompensa isso?

O jogo só anda se os jogadores descreverem o que vão fazer, então o mestre decide o que o jogador irá rolar de dados. E a ferramenta mais poderosa do jogo só é “recarregada” com descrições fodásticas da cena. Um simples “Eu atiro nele” vai fazer o personagem nunca ganhar novamente os peças de navegação (inicialmente só uma), mas se descrever “Eu mando meu co-piloto segurar o volante, coloco a velha pedra no acelerador, saio pela janela, pego a escopeta e atiro nos zumbis que estão subindo no carro” valerá muito mais e merece recompensar o jogador com um ponto de navegação (uma peça de dominó para usar em jogo). Inclusive o uso do ponto de navegação é necessário descrever o “atalho”, mesmo que esse nunca ganhe pontos de navegação, mas pode decidir se o oponente também se aproveitará ou não do atalho.

Mas apesar de estimular a descrição não quero que estimule a matança entre os jogadores (mas sim a destruição dos veículos e tripulação), penalizando o jogador que realmente decidir matar o outro (ele será mal visto pelos outros participantes e poderá ser morto “justamente” pelos competidores).

No momento estou escrevendo as regras em detalhes, mas devo concluir até domingo quando mandarei para a Secular, também pretendo criar um play test nesta sexta ou sábado (atrapalhar mais uma vez a campanha do grupo🙂 ). É claro que não dará para desenvolver tudo perfeitamente, mas espero estar com um jogo de RPG inovador, divertido e que eu comece uma campanha leve com os jogadores.

Referencias

“Nada se cria tudo se copia”, a partir dessa máxima peguei o estilo do jogo de vários cantos. A primeira inspiração é claro MAD MAX. Principalmente o segundo filme:

O Jogo Zombie Driver (Nunca joguei, mas os vídeos são bem legais):

A ideia de usar dominó no RPG não é minha, o Phil do dados limpos já iniciou um RPG com eles: Usando Dominó como uma ferramenta para contar histórias de RPG, e outros RPGs gringos parecem usar.

3 Respostas to “Concurso Secular Games: Rally Mortal”

  1. […] Mortal 0.1 Sem mais delongas disponibilizo o RPG que falei anteriormente, feito com não mais que 4 dias de trabalho (e uma noite de insonia na noite desenvolvendo a […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: