GURPS Campanhas e um desabafo!!!


Um colega meu fez uma resenha sobre GURPS 4e após ler um pouco dos dois livros, e comecei a comentar um pouco sobre o que ele falou. Então aqui vai.

Primeiro os erros de tradução e revisão (é esse termo?). O processo de tradução realmente parece ser feito de forma um pouco amadora (a parte de RPG da Devir parece ser um pouco assim, pouca verba saca), se não me falhe a memória, quem pegou tudo pra fazer por amor ao GURPS foi o Otávio, e creio que só deve ter tido uma segunda revisão de alguém do D&D (pense só o saco que o cara teve de revisar um troço de alguém que acha ser só regra de cavar buraco – OBS: isso é um exagero meu).

A tiragem de GURPS é provavelmente muito menor que o D&D ou alguns livros da series da White Wolf (os que são poucas tiragens eles metem o preço lá nas alturas por que sabem que tem riquinhos góticos, isso ainda existe, que comprarão), por isso a escolha de fazer os livros em preto e branco. É triste mas 10 anos sem GURPS fizeram a base de fãs do sistema declinar bastante (pelo menos assim acho, depois de ver o livro GURPS Módulo Básico:Personagens sendo vendido em uma banca de revista qui de Natal-RN).

Tudo isso acaba por prejudicar bastante uma linha já prejudicada bastante pelo tempo, e que creio que com isso deverei esperar por uns 5 anos ou mais por uma reimpressão com as erratas e quem sabe colorida (sonhar é bom). Coisa que deveria levar bem menos tempo com uma edição mais caprichada.

Apesar desses problemas, minha maior reclamação é sobre a divulgação do lançamento. Vejam que só soube que tinham finalmente colocado a venda o Campanhas sexta-feira passada (03/10) por que um colega me avisou, não saiu nem na Lista da Iniciativa GURPS! (embora pelo menos dois dos participantes tenham publicado em seus blogs). Edit: ou seja, nem eles ficaram tão empolgados para repassar a informação para os colegas.

Então fiquei abismado como não soube da notícia, será que passei um mês inteiro em algum universo paralelo e voltei sem perceber minha viagem interdimensional?

Então parei pra procurar os sites que divulgaram o lançamento, e encontrei 10 sites. Foram publicações netre os dias 3 até o dia 9 de setembro, e o que publicou mais cedo não sabia o preço exato, na verdade poucos sabiam, é como se tivesse sido lançado e não estivesse a venda em nenhum canto, o que me leva a crer que ele só foi lançado de verdade lá pelo dia 7, e só uns 3 sites publicaram o lançamento com o preço de venda sugerido.

Por volta de julho e agostos alguns sites publicaram noticia de que o livro estava prestes a ir para gráfica, mas nenhuma informação mais concreta. É claro também que mais alguns sites aqui e acolá devem ter falado, mas putz, eu sempre estou dando uma olhada na budega da internet rpgística e não vi nada!!!!

Putz, eu que mestrei GURPS 4E dia 3/10, tenho esse blog de RPG, sou Engenheiro de Computação (só não fico 24h na internet por que perderia meus pulsos para a LER em uma semana) e só fiquei sabendo do lançamento da bixiga do jogo dia 14/10, mais de um mês depois do lançamento!!!

Quando lançou o GURPS Personagens vários sites fizeram promoções (até eu fiz uma promoção financiada por um premio em outro blog :P), agora não vi nenhuma, nem nos dragões do sol negro (ou seria no RPG vale, ou é pará?), nem nos Paragons, que são os blogs/sites que fazem mais promoções hoje em dia. Vi várias pré-vendas em lojas on-line, e dessa vez não vi nenhuma. E dezenas de sites publicando o lançamento, e agora só nove (não estou contando aqueles que deram a notícia meses atrás).

Ao meu ver a parte da propaganda da Devir é um lixo (e já ouvi isso de outras pessoas, de forma menos e mais ofensiva), parece que nunca ouviram a frase: a propaganda é a alma do negócio!

Se a Devir ainda se mantém como empresa (ou a parte do RPG como uma divisão dentro da empresa) de forma a pagar os custos e dar um mínimo de lucro, creio que poderiam ganhar pelo menos o dobro fazendo uma boa divulgação, fazendo circular e oxigenar os RPGistas que comprem seus livros (não digo que farão em sua maioria novos RPGistas, mas fariam retornar os antigos e fazer com que RPGistas de outros jogos despertassem curiosidade para comprar “aquele novo jogo”).

Devir, estou imensamente agradecido por lançarem um dos primeiros jogos de RPG que tive contato, e com uma qualidade que acho aceitável (para mim, mas para muitos outros que conheço não), mas por favor, invistam um pouco mais em propaganda. Se possuem apenas um funcionário (para propaganda de RPG), contratem dois(2)!!! Se não possuem nenhum, parem o RPG que estão fazendo já e cacem alguém do ramo agora mesmo!!! Se possuem uma equipe, demitam metade e contratem novos para a outra metade, incluindo um novo gerente!!!

PelamordeDeus, por que estáá f%#@!!!

Ao terminar quero pedir desculpa aos funcionários da Devir pela linguagem sarcástica e quase ofensiva que usei, mas que isso fique como um desabafo de um cliente insatisfeito com o serviço de propaganda e divulgação da empresa.

12 Respostas to “GURPS Campanhas e um desabafo!!!”

  1. Pois é, errar deixa que a gente dos blogs já erra muito. Mas num livro, vamos dar uma caprichada rapaziada.

  2. Eu fiquei puto também… mas como te falei, não houve preocupação nenhuma com os jogadores de GURPS no Brasil por parte da DEVIR.

  3. Fiz um resposta no facebook!
    Peço que de uma olhada!

    Ps: 20 anos de RPG brasileiro!

  4. Eu também, o descuido! Até parece que é favor da empresa… bem que pode ser para com um funcionário…

  5. GURPS teve um problema sério na divulgação do segundo livro e uma sensacional no primeiro. O que houve de errado hein? É esquisito por que aconteceu uma boa recepção divulgação nos primeiros. Mas recomendo que pergunte direto ao Otávio, acho interessante.

  6. Hehehehe, eu comentei dessa política de lançamentos secretos da Devir tem um tempo no RPGista. Cê tinha que ver a surpresa do pessoal com o “lançamento” do Guia de Campanha de Forgotten Realms, que não foi divulgado em lugar nenhum e mesmo os blogs mais especializados só ficaram sabendo um tempo depois.

    Às vezes tenho a impressão que a Devir tem medo da internet, ou dos clientes, ou de ambos. Na verdade, acho que a última opção é a mais provável.

    • Hahahhaha,
      – Lá vem eles, cuidado, vão querer comprar nossos livros queridos! – Chega outro funcionário e concluí:
      – E o pior: querem comprar eles pela internet!!!
      Huahuuahua, realmente é uma justificativa plausível.

  7. Tem razão, eu nem sabia que ia ser lançado, estava passeando na Bienal do Livro e, surpresa, fiquei sabendo apenas quando entrei de curiosidade no estande da Devir e vi com meus próprios olhos…

  8. Pois é, certas falhas não dá para perdoar… mas creio que ainda teremos surpresas boas…

  9. Ah, é decepção atrás de decepção com a devir. Sou apaixonado por RPG e apesar de hoje em dia raramente ter tempo para jogar, ainda compro os livros ocasionalmente. Infelizmente a política da devir com o GURPS só prejudica o hobby. Cada vez mais aumenta o número de jogadores de rpg online, e o rpg de mesa está virando coisa de museu.

Deixe uma Resposta

