Desafio RPG – Dia 10


Mais sobre o desafio RPG aqui

Dia 10 – A melhor jogabilidade (ie. Elegância de regras)

A principio pensei que devia dizer sobre o GURPS Básico (Lite). Sim as regras são simples, mas a construção de personagem ainda pode ser um pouco problemática. Logo depois pensei realmente na minha escolha: Mutantes & Malfeitores.

A construção de personagem também é um pouco problemática, mas só da primeira vez, e ainda assim é bem mais simples que GURPS. Geralmente após escolher um poder ele custará boa parte da pontuação, que reduzirá os 150 pontos recomendados para 120, um segundo poder reduz para 90, e assim por diante, restando no final alguns pontos para perícias, talentos e outras coisinhas. O mais problemático é construção de um personagem tipo Batman, com muitos talentos e perícias, e poucos poderes.

Agora o poder do sistema é durante o jogo, a simplicidade é muita, e os combates ficam bastante dinâmicos. Apenas jogar 1D20 somar com a habilidade e ultrapassar uma das quatro defesas do oponente.

E como foi mostrada ele se presta a adaptar quase tudo: Do recomendado supers, a espionagem, ao zumbi, a fantasia medievalóide, e até anime!

O maior problema do sistema é não haver muitos recursos para incentivar a interpretação, i.e. desvantagens e complicações (mais isso é muito mais que o D&D e menos que GURPS).

Mas resumindo em temos de Mainstream, Mutantes & Malfeitores é o sistema mais elegante do RPG.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: