Desafio RPG – Dia 3


Mais sobre o desafio RPG aqui

Dia 03 – Um jogo que é subestimado

Infelizmente não jogo muitos jogos fora do Mainstream, por isso a maioria dos jogos que já joguei não são subestimados.

Mas dos jogos que conheço e nunca joguei, acho que existem alguns jogos bem subestimados. Vários nomes me passam pela cabeça: 3:16 Carnificina entre as Estrelas, Houses of the Blooded, Old Dragon (e Space Dragon), RPG Quest…

Mas de todos o mais subestimado é o Shotgun Diaries.

Ele é vendido como um jogo de narrativa compartilhada casual sobre zumbis, mas sua mecânica super simples permite muito mais que isso!

Como no link na frase anterior mostra, o Valberto adaptou rapidamente para jogar Sobrenatural e em uma aventura casual. Com um pouco de criatividade o jogo pode rolar em qualquer tipo de cenário (Jogar Carnificina Entre as Estrelas, Fallout, Battlestar Galactica, Guerra dos Tronos…). Mas com um pouco mais de alterações pode mudar para um jogo bem mais completo e empolgante, para jogar em qualquer cenário e em uma campanha. É tanto que as vezes me pego imaginando um RPG a partir dessas regras.

Acho que bastaria ramificar e especificar os arquétipos, e assim permitir vários arquétipos mais específicos. Depois colocar dados para ações fora do arquétipo de acordo com o nível de mortalidade da campanha, e dizer que uma falha nem sempre significa a morte, mas pode significar a perda de um sub-arquétipo. Colocar os suprimentos de forma individual ajuda a deixar o jogo mais customizável, mas mais complexo, mas ainda assim muito menos que o sagrado D&D.

É claro que começamos a parecer cada vez mais com o House of the Blooded (nada mais natural vindo do mesmo autor), mas como esse nunca vai aparecer por aqui, e o Shotgun Diaries sim, fica a dica para um jogo que focará na história e não nas regras!

2 Respostas to “Desafio RPG – Dia 3”

  1. valberto Says:

    Shotgun é um sistema realmente apaixonante.

  2. rsemente Says:

    Por acaso consegui mestrar esse fim de semana, no improviso total (inclusive li as regras todas pela primeira vez um pouco antes da sessão).

    Como a maioria estava “alegre”, a sessão foi uma comédia do inicio ao fim (com os jogadores jogando com eles mesmos).

    No final a sessão estava totalmente bagunçada e fui matando um a um!

    Hehheheh

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: