Resenha – X-Men: First Class (Sem Spoilers)


Acabei de assistir ao filme, segundo filme que assiste depois do nascimento de meu filho🙂, e antes de falar minhas considerações sobre o mesmo devo explicar quanto conheço os X-Men. Se não quiserem saber disso podem pular para a parte Em Fim a Resenha.

Minha história como leitor

Na década de 90 surgiu um dos melhores desenhos já feitos até hoje: os X-men . Era bastante animado, tinha um roteiro e tramas profundas, um time dos sonhos, e com histórias que apesar de muitas vezes serem episódios isolados, havia retorno de personagens antigos, surgimento de novos, menções a grandes histórias dos quadrinhos (dias do futuro esquecido), e até a velha ressuscitação de personagens.

Diante de tal perola, e como já lia quadrinhos há um tempo (Com a idade já não gostava tanto de Turma da Mônica e Disney), além de ter alguns exemplares bem antigos da Marvel que nem lembrava de como adquiri (uma revista dos vingadores e uma do Hulk ainda na encruzilhada!!) quando me deparei com a revista dos X-Men não pensei duas vezes e adquiri.

Era uma edição que surgia pela primeira vez o Gambit, um dos protagonistas do desenho. De cara foi um choque, quase não existiam x-mens, a mansão Xavier estava destruída, e os X-Men originais formavam um grupo chamado x-factor. Muita coisa para um leitor novo. Mas não desisti, continuei comprando, e um pouco depois chegou uma das maiores sagas dos mutantes: Programa de Extermínio!

Era a história que foi adaptada nos primeiros episódios do desenho animado. Depois dessa virei grande fã dos mutantes.

Depois comecei a ler todos os títulos da Marvel (inclusive assinar), e só parei depois do final da saga Masacre (na qual Xavier fora corrompido por uma parte da mente de Magneto durante um confronto em que o vilão teve a mente apagada e quase lobotomizada pelo careca, e criou uma personalidade maligna com poderes psíquicos e magnéticos, e depois de alterar realidade, roupados do filho do quarteto fantástico).

No final da saga foi apresentou uma espécie de reboot dos outros heróis da Marvel, exceto os mutantes, o que me gerou um grande desgosto, visto que uma das coisas que mais gostava na Marvel é nunca ter havido um evento similar a Crise das Infinitas Terras da DC, mas depois disso tive um desgosto profundo dos quadrinhos, a magia tinha acabado e começava a vê-los de outra forma, com todas suas imperfeições e repetições.

Ao todo foram cerca de 7 anos lendo quadrinhos, mas chega uma hora que temos que dizer chega.

Então vieram os filmes de super-heróis, e também as grandes séries Animadas do Universo DC, meus pontos de recordação dos quadrinhos.

O filme dos X-men (o primeiro de 2001) apesar de ser um filme médio e bom, foi uma péssima adaptação. Combates mornos e rápidos, dentes de sabre estúpido, personagens underpowereds (tempestade que não voa, Jean Gray que não faz quase nada…), o único acerto foi o Wolverine, e olhe lá.

Mas o filme tem seu mérito por abrir a caixa de pandora dos filmes de super-heróis, e ter uma virada fodástica no final.

O dois deu uma melhorada, mas não muito. E então temos X-men: First Class.

Em fim a resenha

Sobre a qualidade do filme e dessa resenha podemos apenas apresentar os dados dos maiores sites sobre filmes, nota 8,2 no IMDB e 87% de aprovação no Rotten Tomatos!!! Agora sim podemos falar do filme sem falar babando o ovo com elogios.

Começamos o filme com cenas dramáticas da infância de Xavier e Eric, dramáticas e fantásticas para dizer o mínimo. Em seguida temos a primeira aparição dos vilões, o clube do inferno, que da motivo para a personagem mais alterada entres a mídias, Moira Mactarget se transformou de uma ganhadora de premio Nobel em uma agente da CIA, entrar em contato com o carequinha mais cabeludo do cinema, e quando os mesmos tentam vencer o clube do inferno, surge o Magneto.

Antes disso mostra o cabeça de balde em duas cenas em sua caçada pelo assassino de sua mãe, ambas fantásticas, e que culminam com a seu ataque no clube do inferno (não sei como ele chegou no local sem interrogar ninguém mas tudo bem), em uma das cenas de poder mais impressionantes de todas com a destruição de um iate.

Depois disso os dois inimigos mortais se tornam aliados, e o filme deslancha. A recrutamento de mutantes (com adição de uma participação especial), piadas, muita descontração, e dois combates (ou massacres como queiram chamar) bem fodástico, antes de chegar na parte final do filme.

Finalmente a primeira classe do filme

Então começa a parte da revanche, onde os heróis pegam pra valer e fazem merecer o titulo de os Fabuloso X-Men. Daí pra frente o filme é imbatível com cenas de ação e dramáticas na medida certa (e em uma delas me fez acreditar no filme como realmente sendo a primeira classe, ou para mim uma classe zero).

Em termos de adaptação de quadrinhos podemos chamar o filme de X-Men: Classe Zero, pois apresenta uma formação com apenas um dos X-Men originais. Alguns dos demais nunca foram x-men, e outros participaram da segunda e terceira formação. Eu faria algumas alterações mas até que ficou legal.

Os vilões também ficaram bem legais, e é claro que no final temos o surgimento de novos vilões, ainda mais bacana.

Resumindo o filme é muito bom, um dos melhores filmes de super heróis até hoje, com ênfase na palavra heróis, pois todos usam seus super poderes de forma bem encaixada na trama e com sua devida importância. É claro que é um pouco a abaixo de Batman cavaleiro das trevas (até mesmo por ter estilos bem diferentes), mas no mesmo nível do homem de ferro com adição de muito mais cenas de ação.

Aqui temos uma menção honrosa: Banshee. Ele foi a grande surpresa  do filme (para mim). Passou de um cara que grita e com a roupa mais galhofa dos quadrinhos, para quase um alivio cômico e um dos personagens com poderes mais legais, é o único que voa pra valer!!!

Há problemas no filme, mas muito poucos, e diluídos na história e só incomodam um fã dos quadrinhos ou do ”cinema arte”. Eu agora ficaria feliz com um X-Men: second class para final de 2012, antes do fim do mundo é claro!

E ai? Quem vocês escalariam para um X-Men: Second Class?

AVISO: No final dos créditos NÃO tem cena extra, podem ir embora nerds!

8 Respostas to “Resenha – X-Men: First Class (Sem Spoilers)”

  1. Opa, muito boa a resenha. Eu estava com muito medo deste filme; medo de algo como Wolverine Origens que apostou em efeitos mal feitos passando por cima da real origem do mutante canadense. Enfim, se esta no mesmo nivel de Home de Ferro, então deve estar bom mesmo. Irei conferir o quanto antes!

    E valeu o aviso dos créditos hahaha.

  2. Eu comecei a ler X-Men no Superaventuras Marvel 71 em 88 e parei de comprar quando surgiram os detestáveis gibis Premium (quadruplicaram o preço e dobraram o número de páginas).
    Atualmente só leio os scans de gibis de super-heróis que valem a pena, como a fase do Morrison e do Whedon.
    Acho que o filme vale a pena (dizem que é o melhor feito para os mutantes até agora) e dane-se a cronologia.
    Se for divertido, tudo bem.
    Até mais.

  3. Gostei da resenha, pra mim que ñ acompanhei a saga X-Men nos quadrinhos achei excelente.

    abs

  4. Muito boa a resenha e sobre o filme bem ele é ótimo com grandes cenas e super divertido, com toda a certeza o melhor filme de adaptação dos mutantes e a cronologia bem tentaram se manter fiéis aos outros filmes, mas se enrolaram um pouco, mas nada que estrague.

    obs: Também escrevi uma coisinha sobre o filme lá no Falando de RPG então se puderem dar uma forcinha eu agradeço.

  5. A partir do momento que você decidi entender que o herói do filme não é o mesmo herói que está acostumado a ler no HQ, passará a gostar dos filmes.

    É muito difícil para a equipe que produziu o filme amarrar tantos personagens, histórias, vilões e poderes juntos sem deixar nada de lado e sem desagradar os fãs das antigas!

    Cinema é arte, a principio eu fui para ver poderes e meus personagens favoritos na telinha. O resto, quando quero leio a revistinha mesmo.

    Adorei o filme!

  6. raulmiller Says:

    o filme estar exelente,tem muita emoção.

  7. Lorena Pereira Says:

    EU COLOCARIA O WOLVERINE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: