GURPS Transhuman Space


GURPS Transhuman Space é um cenário de Ficção Cientifica Hard, para GURPS (dãh). Publicado em 2002 ainda para a 3ª Edição do sistema genérico, ele traz um cenário completo e muito rico para jogar campanhas de ficção cientifica.

A ficção cientifica hard utiliza tecnologia ficticia baseada em tecnologias em desenvolvimento e em teorias cientificas mais apuradas. Então nada de viagens mais rápidas que a luz, nada de alienigenas = humanos com orelhas pontudas, nada de civilização igual a nossa + raios lases.

O cenário

Aqui o foco é a transhumanidade, o proximo estágio de evolução do Homo Sapiens, onde começaremos modificar radicalmente nossos corpos, a mudar nossos genes, a substituir partes do corpo por maquinas (uma minoria , mas os velhos cyberweres ainda estão disponiveis), copiar nossas mentes em computadores quanticos nos tornando softwares. A humanidade vive não apenas na terra, mas procuramos colonizar os pontos mais prováveis (e as vezes improvaveis) que podemos imaginar…

Aqui os desafios são exploração expacial, suspense, investigação, e se enfrentam nanos pragas, megacorporaçãoes, Inteligencias Artificiais descontorladas, e vários outros desafios similares aos velhos cenários cyberpunks, mas com uma roupagem menos punk e mais moderna e realista (e futurista).

O cenário possui um histórico ano a ano de 2010 (futuro proximo quando o livro foi lançado) até 2100, inicio do jogo. A terra ainda é um grande centro populacional da humanidade, mas necessita do espaço para obtenção de recursos importantes para o funcionamento das coisas, como Helium-3 (isotopo do atomo de helio com 3 neutrons), metais pesados.

No espaço a humanidade conseguiu colonizar quase todos os planetas do sistema solar e suas luas. A forma como cada um é colonizado, suas politicas e culturas proprias, e problemas locais pode ser pano de fundo para qualquer aventura.

Ao invez de alienigenas temos vários tipos de alterações geneticas comuns no mundo, cada um “uma prole” com suas vantagens e desvantagens, e que geralmente só pode ser obtidas na criação do personagem. É possivel também jogar com inteligencias artificiais e com mentes humanas que sofreram o processo de uploading, copidas a informação de cada celula do cerebro humano e transformada em software.

Desvantagens

Por possuir muita informção e carecer de referencias populares sobre um mundo pos-humanidade, é dificil para o jogador e mestre entender quais os objetivos dos personagens em um mundo assim.

Desenvolver uma aventura que permita a união de todos os personagens jogadores pode ser bem complexo 9a não ser que todos sejam mesmo tipo de personagens, mercenários, soldados, colonos, exploradores…). Criar um personagem com objetivos bem definidos, eterogeneos, e bem contextualizado no mundo pos-humano não é tarefa menos dificil.

Resumindo: as mudanças são tantas que mestre e jogadores podem não utilizar todas as ferramentas que o cenário oferece. Blade Runner, Gataca, são alguns dos poucos filmes que lembro se encaixar em cenário assim.

Livros

O cenário possui vários suplementos e alguns para a 4ª edição, assim como a atualização do cenário como um todo (chaging times). Então ficamos por aqui com a lista de suplementos:

Advertisements

4 Respostas to “GURPS Transhuman Space”

  1. Arquimago Says:

    Será que vem pela Devir?

  2. Boa resenha! Este suplemento é desconhecido por aqui. Espero que a Devir o traduza!

  3. […] excelente Transhuman Space RPG! Outra opção é o GURPS Transhuman Space, esse você lê a resenha aqui. Compartilhar […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: