Singularidade


Hoje não falaremos sobre RPG, mas sobre um tema científico, na verdade mais para para o lado da futurologia, e muito abordado em vários RPGs que estou lendo no momento. A Singularidade.

Singularidades são eventos onde alguma coisa tende a crescer cada vez mais e mais até chegar em um ponto considerado infinito.

Por exemplo, A gravidade possui sua singularidade, quando a mais a massa um corpo celeste maior sua gravidade, e mais matéria ela atrai, o que aumenta a gravidade que por sua vez atrai mais matéria, esse ciclo continua até chegar a um ponto critico a singularidade da matéria, onde a gravidade é infinita ao ponto de atrair a própria luz!

Por que falar sobre isso, por que poderemos em algumas décadas vivenciar alguma singularidades (se é que já não estamos vivendo nela), e precisamos entende-las para evoluirmos junto com elas e não nos tornarmos os velhos que não entende o novo mundo.

A vida e o universo também possui suas singularidades.

Em planetas a maior singularidade é o surgimento de uma espécie evoluída o suficiente para desenvolver meios artificiais de sobrevivência e de evolução, com isso se torna automaticamente a espécie dominante do planeta, se desenvolvendo cada vez mais e mais, cada avanço estimula o desenvolvimento mais rápido de um novo avanço. Foi mais ou ou menos isso que ocorreu na explosão cambrina.

A fusão estrelar também pode ser vista como uma singularidade. Ao se colidir duas partículas com uma determinada velocidade elas se fundirão em uma nova partícula, e a energia liberada será maior que a energia gasta para realizar a fusão. Se usarmos essa energia para realizar mais fusão a saída de energia será maior que a entrada inicial, se mantermos essa realimentação (já que nenhuma energia consegue sair) a energia chegará a níveis infinitos, o que ocorre? Um buraco de minhoca.

Esse processo ocorre dentro de outra singularidade, uma singularidade da gravidade, os buracos negros, onde a energia gerada pela fusão e reaproveitada, gerando mais energia e por fim gerando um buraco de minhoca que é um meio que o buracos negros possuem para libera parte da massa antes de explodir e assim esvanecendo. Pelo menos é nisso que acreditam o pessoal do LHC, ao tentarem criar seus micro buracos negros e justificarem que eles não sugarão a terra.

Mas isso poderá ocorrer, quando existir um buraco negro devorador de buracos negros devoradores de buracos negros. Buracos negros devoradores de buracos negros existem no centro de várias galáxias, por ventura as galáxias se colidem, seus super-buracos negros se fundem. Agora se milhões de galáxias se fundirem em uma só? Criará um buraco negro devorador de super-buracos negros, e sua força será tão grande a ponto de consumir a energia liberada por seus buracos de minhoca! Isso é exatamente o fim do universo (segundo o que acreditam alguns cientistas, e o Douglas Adams).

E depois é claro virá um outro Big Bang, seguindo por um novo universo.

Calma amigos, não nos preocupemos, isso só deverá ocorrer daqui a trilhões de anos. o universo só possui um pouco menos de 15 bilhões de anos, ainda precisaríamos viver no mínimo cerca de 70 vezes a vida de nosso universo para vermos o fim do mundo.

Tudo isso foi só uma forma de explicar um outro tipo de singularidade que pode nos afligir em pouco tempo.

A próxima singularidade

Nós somos a singularidade da natureza, evoluímos e criamos a tecnologia. Cada avanço tecnológico ofereceu uma nova singularidade para o domínio do homem do mundo interno. Linguagem, Agricultura, Escrita, Metalurgia, Química, Mecânica, Física, Medicina, Eletrônica.

Assim como as estrelas e os buracos, singularidades cósmicas que podemos chamar de primeira ordem, elas são essenciais para a existência do universo. Mas e as singularidades de segunda ordem?

Cada uma dessas ciências foi uma singularidade, permitindo alcançar uma nova ciência, e por fim gerar novas singularidade. As novas ciências prometem novas revoluções. Robótica, Computação, Engenharia Nuclear, Nanotecnologia, Genética. Algumas ainda nem podemos imaginar como são.

Elas estão em um ponto de evolução, uma subida vertiginosa rumo ao infinito.

Será que como a singularidade de segunda ordem, elas poderão levar ao fim da espécie humana? O que surgirá de novo depois do segundo Big Bang humano?

O que cada uma delas mudará no mundo?

Algumas dessas novas ciências provavelmente gerarão um mundo de benefícios, como uma fonte de energia limpa e infinita, ou a vida eterna. Outras poderão criar o que podemos chamar de novos seres vivos: Nanos Robôs, Inteligências Artificiais, Humanos Evoluídos.

Ao principio cada uma desses novos seres poderão trazer uma novo mundo de vantagens, mas quando esses seres puder desenvolver seus próprios avanços, e de forma cada vez mais rápido entraremos de fato na singularidade de segundo grau, onde novos seres muitas vezes superiores a nós mesmos irão surgir.

Dentre esses novos seres os nanos robôs podem ser os mais perigosos, uma maquina que é capaz de se reproduzir sem freios, cada novo robôs poderá construir novos nanos robôs, gerando uma taxa de crescimento exponencial, podendo cobrir toda a terra, e consumindo todo o material que puder utilizar para construir mais dos seus. Um exército microscópico, que pode consumir montanhas, rios cidades e a própria humanidade. Ou simplesmente toda a tecnologia humana, parando quando transformar todo o metal em pura poeira de nano máquinas, deixando para traz uma humanidade sem tecnologia, em uma nova era das cavernas.

Um novo ser criado a partir de inteligência artificial é extremamente imprevisível. Se possuir as ferramentas necessárias (maquinas capazes de reproduzir novas maquinas, seja ela robôs ou nanos robôs) elas poderão ter um verdadeiro risco físico ao ser humano. Caso contrário elas poderão simplesmente se espalhar por todas as redes do mundo, utilizando recursos computacionais de maneira secreta, dominando a humanidade através da manipulação de informação, podendo fazer com que a humanidade se autodestruísse, nos manipulando como fantoches para seus propósitos, ou simplesmente desenvolvendo maquinas auto-replicantes e nos colocando para construí-las, tudo em segredo.

A terceira e ultima criatura da singularidade a principio pode ser nós mesmos, quando nos transformemos em seres humanos super inteligentes e imortais. Resta saber se os primeiros desses novos Homo Sapiens (ou Omni Sapiens como gosto de pensar) transformarão toda a humanidade em super-humanos, ou se, como fizemos com os Neandertais, nos predarão até deixarmos de existir. É improvável. É mais plausível que utilizem o que os criou para nos transformar neles, seja mudando as próximas gerações ou nos forçando a evoluir em uma evolução genética forçada (quem não gostaria de ser muito mais inteligente, forte, rápido e imortal?).

Isso é realmente acontecerá?

Estas situações são pura criação da imaginação. Acredita-se que existem algumas limitações físicas para o desenvolvimento de algumas tecnologias, como o limite de tamanho mínimo para os filamentos de componentes eletrônicos, antes para tornar um computador mais a idéia era reduzir o tamanho de seus componentes eletrônicos, fazendo com que a energia tivesse que percorrer uma distancia menor aumentando assim a velocidade e memória. Hoje os processadores tendem a aumentar cada vez mais para poder aumentar a capacidade de processamento. Felizmente o tamanho geralmente não é o limite, mas pode ser um impedimento que atrase a chegada de uma singularidade nas proximas décadas.

Mas os pregadores das singularidades acreditam que esses limites serão quebrados, se nós imaginássemos de fato como quebrá-los estaríamos bem perto da singularidade, ou seja, se nós imaginássemos como de fato quebrá-los não seriam limites. Como prova disso de vez em quando uma nova geração consegue quebrar limites de uma geração anterior. Antes as idéias de como voar eram utilizando ridículas asas artificiais, remetendo a lenda de Dédalo e Ícaro, fora isso era quase inimaginável para o homem quebrar a gravidade, hoje um dos principais meios de deslocamento é o avião.

Advertisements

4 Respostas to “Singularidade”

  1. A ideia do artigo é interessantíssima, mas cientificamente ele é quase que completamente falho. Se vc deixasse claro que está especulando, ou mesmo quais suas fontes seria mais interessante.

    Acho que nem todos os que lerão isso são cientistas, mas para os que são essas características se tornam muito aparentes…

    Só um toque pro post ficar melhor =)

    • Olá “Eu”.

      Existem vários livros que falam sobre a singularidade, eu só quis deixar minha opinião sobre o assunto.

      Sou um engenheiro da computação, e pelo menos na minha área a Lei de Moore de certa forma é uma medida que nos levará a singularidade da IA (inteligência artificial). Sendo que isso talvez ocorra em pelo menos daqui a uns 100 anos, com os primeiros computadores quânticos.

      Sim! a maioria dos leitores que lerão a matéria serão RPGistas, alguns cientistas, mas muitos não. Quis escrever de forma bem rasa o que acho sobre o assunto, e inclusive falei algumas coisas de astrofísica que podem não corresponder as teorias vigentes (ou nenhuma teoria, visto que são apenas como compreendo algumas cosas da astrofisica).

  2. Arquimago Says:

    Sempre com matérias instigantes!

    Sou da área de historia então só posso imaginar, já que não me especializei na historia das ciências, mas que é interessante esse tipo de estudo, isso é!

  3. […] Já falei um pouco sobre elas aqui, as singularidades são eventos que crescem em magnitude de forma exponencial, crescendo cada vez mais e cada vez mais rápido, até chegar em um ponto que o evento chega ao infinito, culminando em algo completamente diferente do que era anteriormente. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: