GURPS Vs. Mutantes & Malfeitores


Muitos preferem GURPS, outros preferem M&M (Mutantes & Malfeitores), mas não há um melhor que outro. Para isso vamos tentar explicar um pouco das diferenças de cada sistema e assim você poderá escolher qual sistema se adequará mais ao seu jogo.

Sobre Mutantes & Malfeitores

Eu gosto de M&M, acho bem legal, ele se adapta a muitos tipos de jogos, e com uma boa vontade todos (quer horror crie um personagem de no maximo np3 e tente lutar contra crias de cthulhu).

Ele é genérico no sentido que você pode fazer qualquer coisa com ele, mas ele não é tão interessante se misturarmos cenários. Como comparar o ataque de um homem das cavernas com uma arma de fogo quando eles podem causar o mesmo dano.

Assim você cria um cenário sempre com cara de quadrinho, onde a realidade não impera. Ou seja, não dá para adaptar cenários realistas muito bem nele.

Já em GURPS é diferente.

Ele busca ser genérico, e para isso permite todo tipo de estilo: realista, fantasioso ou muito fantasioso.

M&M é interessante para supers, pois dá o clima bem quadrinho, suportando bem campanhas ao estilo DC Comics e Marvel Comics. Já GURPS Supers é interessante por permitir ainda um nível de realidade, servindo para campanhas mais ao estilo Marvel Comics do que DC. Fazer personagens como Supermam e Flash em GURPS (ou quase qualquer sistema) é quase impossível. O que acontece em M&M é que ele faz a seguinte consideração: Você se diz forte capaz de carregar um prédio, basta colocar carga adicional, mas na hora do dano não fará o estrago de um prédio caindo na cabeça do oponente.

Finalmente só em GURPS conseguimos fazer coisas mais realistas e especificas, como danos localizados de forma simples. Na verdade precisa de uma tabela, mas depois de um tempo não é muito difícil. Parte especifica simples -2 (braços), parte mais difícil como cabeça -8, e parte muito pequena -10 como olhos.

Advertisements

6 Respostas to “GURPS Vs. Mutantes & Malfeitores”

  1. Arquimago Says:

    Texto pequeno mas super sobrio e me ajudou com meus pensamentos!

  2. Cara na boa deixa mas exemplos de realidade no tanto que vc diz ai pra mim, isso dar pra resolver no puro ato de interpretação na hora da ação da cena. Ai é aquela historia depende de quem ta mestrando e de quem são os jogadores.

    Ao meu ver M&M pode ser tão realista quanto Gurps basta querer. Vc por exemplo deu o exemplo de CoC eu resolveria o modo de loucura do CoC na base da interpretação do personagem, tipo no ato de descobrir mas coisas MYTOS , com partes de visoes etc ,sem ter uma tabela complicada de porcentagem mostrando o grau de loucura. Na narração dos dias que se passa etc.

    Ai eu já acho que depende do mestre como vai fazer as coisas. Sobre as partes expecificas tb dar pra fazer de um modo interpretativo. Vc não acha que nos quadrinhos não existe algum atirador apontando pra cabeça de alguem ???? Exemplo claro é o The punisher , ja vi ele em historias matando de longo alcançe com reu rifle os bandidos.

    Ai tudo depende da imaginação e interpretação de ambas as partes do grupo.

    • Vocês está certo.

      O que eu quis dizer, mas talvez não tenha deixado claro, é que em GURPs existe regras avançadas para as coisas mais especificas e realistas.

      Já em M&M existem algumas regras para deixar mais realista mas tudo no final das contas fica bem abstrato, cabendo aos jogadores e mestres decidirem os detalhes.

  3. Urathander Says:

    Espero que não tenha início nenhuma guerra de sistemas, ambos são sistemas ótimos, cada qual com seu foco. GURPS é tão complexo e realista quanto o mestre quiser, a maior besteira que se fal sobre GURPS

    • Arquimago Says:

      Eu também não quero uma guerra de sistemas. Mas ando pensando sobre os dois sistemas seus pros e contras, e é bom colher outras informações sobre isso.

      Desculpe se não entendi sua colocação.

      O GURPS é tão realista e complexo quanto o mestre quer?

      Ou não?

      Qual seria exatamente a maior besteira que se fala de GURPS?

      • a maior besteira é q ele é um jogo dificil, e q precisa de calculadora pra jogar, etc….

        a maior dificuldade com calculos é na hora de fazer sua ficha, mas q depois disso o jogo flui tranquilamente. e a nova edição deixou a criação ainda mais facil.

        Quanto a ele ser complexo, é como vc disse, o GURPS é tão complexo quanto o mestre quiser, o sistema básico dele cabe num folheto pequeninissimo. o resto são regras avançadas, q se usa se quiser.

        e com relação as regras realistas, vão desde dano localizado e seus efeitos de acordo com o tipo de dano causado, até a famosa regra de cavar buracos :p

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: