O Que é GURPS, e por que devemos Jogá-lo


GURPS, para quem não sabe significa: Generic Universal Role Playing System, ou em bom português, Sistema Genérico e Universal de RPG. Vamos dividir essa matéria em tópicos simples, explicando as qualidades do sistema:

Utiliza-se apenas de D6 para jogar

Em GURPS usamos geralmente 3 para os testes e de poucos a muitos para o dano. Jogar 3d6 para os testes permite resultados entre 3 e 18, algo muito próximo do D&D (1 a 20), mas com duas qualidades muito melhores: Os D6 são mais fáceis de encontrar e baratos que os D20, e seus resultados são bem mais estáveis, tornando os resultados médios bem mais comuns (eliminando parte da grande chance de fracasso de testes com o D20) .

Isso também torna os sucesso decisivos e falhas mais raras, mas por isso mesmo representam os acontecimentos inusitados da vida real, como sobreviver a um acidente de automóvel sem nenhum arranhão, ganhar na loteria, sobreviver a um tiro na cabeça, ou ter uma falha na memória e esquecer o nome de seu vizinho.

É matematicamente bem equilibrado

Aqui humanos comuns são construídos com 25 pontos a 50 pontos, e heróis humanos com 100 até 150 pontos. Heróis cinematográficos são construídos com 200 ou mais pontos, e Super Super-Heróis com 300 ou mais, ou muito mais (Hulk seria construído com pelo menos 3600!). Além do mais a estabilidade nos testes permite com que se planeje bem as ações, sabendo com pouca dificuldade se é fácil ou difícil conseguir algum sucesso.

É claro que um jogador mais experiente poderia criar um personagem mais forte que outro, simplesmente esquecendo o lado mental e social de um personagem e focando no lado de combate. Mas aqui o mesmo serve para os três lados. Um personagem apenas com habilidades mentais poderia ser tão poderosos quanto um combatente, apenas dependendo da situação, e um personagem social poderia convencer o combatente e o mental apenas no papo. No final o jogador pode escolher um personagem focado em apenas uma área, ou equilibrado em várias.

Liberdade total para criação de personagens

Seus pontos podem ser gastos de forma livre entre atributos, vantagens e perícias. Isso permite criar personagens de qualquer tipo, com a quantidade de pontos sendo o único limitante.

Guerreiros medievais, ladrões modernos, monges espaciais, animais falantes, super herói sem poderes, homem da caverna, viajante psíquico do tempo, e até nerd jogador de RPG. Do distante passado até o futuro longínquo. Da mais pura realidade até a mais fantástica imaginação humana. Do mais comum cidadão até o mais exótico dos seres humanos.

Por isso é bem comum criar uma ficha de você mesmo por curiosidade para saber com quantos pontos você seria construído, ou até de pessoas famosas, vivas ou mortas :P.

Comporta praticamente qualquer cenário como campanha

Sim, qualquer um!!! e o mais importante, uma mistura entre qualquer cenário (dai seu a explicativa para o Generic Universal).  Geralmente para auxiliar o mestre nessa tarefa, existem suplementos sobre um determinado tipo de cenário, apresentando cenários prontos e sugestões para criar seu próprio cenário.

Isso criou diversas pérolas e alguns dos piores ou mais inusitados suplementos para um RPG, como o Transhuman Space (fantástico cenário de Ficção Científica super realista que se passa no sistema solar em 2100) e o Bunnies and Burrows (com o jogador jogando com coelhos quase realistas).

Todas essas vantagens são apresentadas sem praticamente nenhuma desvantagem. “O defeito” mais aclamado é que seja um sistema difícil, complicado e com regras para tudo, até cavar (desculpem jogadores, o Poster Motivacional foi apenas para rir, mas até que eu jogaria com um coveiro desses).

Mas isso é a mais pura mentira, como veremos na próxima matéria.

7 Respostas to “O Que é GURPS, e por que devemos Jogá-lo”

  1. o Gurps é sensacional! A maioria dos jogadores que eu conheço não gostam de Gurps por puro preconceito!

    • Seja bem vindo MiniRe.
      Mas GURPS está chegando, e alguns serão pegos pela curiosidade e poderão gostar do novo sistema. É claro que nem todos gostarão, o que é normal, mas tudo bem, existem outras opções: M&M, DD4E, Tormenta,3D&T …

  2. E vamos que vamos… Gurps vai ressurgindo aos poucos…

  3. Ansioso, espero que a devir faça um bom trabalho de marketing para tentar atrir novos jogadores…

  4. jamesfoxbr Says:

    Muito boa matéria, mal espero poder ver a próxima. Eu comprei meus livros importados já a uns 2 anos, mas mesmo assim estou feliz com essa tradução pois tem muitos jogadores meus que vão gostar de comprar tb agora saindo em português ^^

  5. Arquimago Says:

    Boa apresentação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: