Iniciativa GURPS: Mary Read


iniciativa_gurpsEsse é um post da INICIATIVA GURPS! Esses posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, de 15 em 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto.

O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é PIRATAS!

Mary Read (nascimento ???? – Morte 1721) foi uma pirata Inglesa. Ela é mais lembrada como uma das duas únicas mulheres conhecidas por ter sido condenada por pirataria durante o século XIVIII, no auge da Idade de Ouro da pirataria.

77maryreadcorregidarealwx8

Antes da pirataria

Mary Read nasceu ilegitimamente na Inglaterra, no final do século XIVII, de uma viúva de um capitão do mar.

A Mãe de Read começou a disfarçar ilegítima Mary de garoto após a morte do irmão mais velho legitimo de Mary. Isto foi feito para que ela continuasse a ganhar suporte financeiro de sua sogra, que aparentemente foi enganada, e Read e sua mãe viveram de herança em sua adolescência. Ainda vestido como garoto, Read encontrou trabalho como em um navio.

Depois de prender a dura realidade da vida no mar, ela se juntou ao exercito britânico. Read, em um disfarce de homem, destacou-se na batlaha, mas acabou-se apaixonando por um soldado de Flandres. Quando eles se casaram, ela se vestou de mulher pela primeira vez na vida. Eles compraram então uma taverna chamada “The Three Horseshoes” (as três ferraduras) perto do castelo Breda na holanda.

Depois da morte prematura de seu marido, Read voutou a se vestir de homem e enrou para o serviço militar na Holanda. Como não havia guerras não teve oportunidades para crescimento, então ela desistiu e embarcou em um navio para a companhia das índias.

mary-readCarreira de pirata

O Navio de Read foi tomado por piratas, que forçaram ela a se juntar a eles. Ela teve o perdão real em 1718-1719, e se tornou corsária, até que se juntou a tripulação em um motim. Em 1720 ela se juntou a tripulação do pirata John “Calico Jack” Rackham e sua companheira, a mulher pirata Anne Bonny.

No inicio Read se vestiu de Homem. Niguem sabia que Read era uma mulher até que Bonny começou gostar dela, pensando que Read era um jovem e belo companheiro. Isso forçou Read a revelar que ela era uma mulher. Rackham, que era o amante de Bonny, ficou com ciúmes da intimidade entre eles e ameaçou cortar a garganta do novo amante de Bonny. Para evitar a morte de Read, Rackham foi informado do segredo; Em seguida, Rackham decidiu quebrar as tradições navais permitindo que ambas as muleres permanecessem na tripulação.

Eventualmente, read e Bonny podiam usar roupas de homem enquanto atacavam navios mercantes na Jamaica, e roupas femininas em outros momentos.

Read se apaixonou com um dos artesões navais (carpinteiro ou navegador) que foi forçado por Rackham a se juntar a tripulação. O Artesão entrou em atrito com um pirata experiente, e os dois iriam duelar. Read, sabendo isso seria o fim para seu amado, ela começou uma briga com o pirata desafiando-o para um duelo antes do duelo de seu amado. Read prevaleceu no combate mortal, e seu amado apareceu a tempo para o seu duelo.

Captura e execução

Em Outubro de 1720, o caçador de piratas Captão Jonathan Barnet pegou a tripulação de Rackham de surpresa enquanto eles festejavam com outra tripulação de piratas. Depois da primeira saraivada que deixou o navio avariado, toda a tripulação fugiu para o porão, deixando Anne, Mary e outro pirata contra os invasores. Irritada, Red atirou no porão matando um e ferindo outros que não subiram para ajuda-los. A tripulaçÃo de Barnet eventualmente subjugaram as mulheres. Rackham se rendeu, requisitando “Clemência”.

Todos foram condenados a forca, assim como Mary e Read. Entretanto, elas escaparam da forca quando revelaram que estavam grávidas, então elas ficariam aguardando pelo nascimento de seus filhos para a execução. Acreditasse que Read engravidou do artesão, que ela considerava seu marido legal perante Deus. Bonny estaria grávida de Rackham (que não era seu marido legal).

Read morreu na prisão em abril 1721, mas não há registro tumulo de seu bebê, Documentos oficiais alegal que Read morreu de febre associada com o parto.

Mary Read (111 pontos)

Atributos (100)ST 12 (20)

DX 13 (60)

IQ 10 (0)

HT 12 (20)

Vantagens (27)

Reflexos em combate (15)

Aparência bonita (12)

Desvantagens (-40)

Estigma social (mulher) -5

Senso de dever: tripulação -5

Código de honra: pirata -5

Dependente (seu amado, quase o tempo todo, ) -25

Peculiaridades (-2)

Ama o artesão -1

Veste-se de homem -1

Dano: GDP: 1d-1 — BAL: 1d+1Carga Básica: 14 kg

Velocidade Básica: 6

Deslocamento base: 6

Esquiva: 9

Aparar: 10

RD:

Pericias (26)

Acrobacia  12 (2)

Disfarce  10 (1)

Briga  13 (1)

Armas de pólvora (pistola)   15 (4)

Armas de pólvora (mosquete)  34 (1)

Remo/ vela  12 (1)

Intimidação 11 (2)

Marinhagem  11 (1)

Natação   11 (1)

Espadas curta  14 (4)

Tática 12 (8)

Equipamentos:

Cutelo, 2 Pistola de pederneira

Outros Posts da Iniciativa GURPS, tema: Piratas

Pergaminhos Dourados:
Iniciativa GURPS: John “Calico Jack” Rackham
Iniciativa GURPS: Anne Boony

RPG Virtual:
INICIATIVA GURPS – As Caravelas Piratas para seu jogo.
Criando Navios a Vela para GURPS
Galeão para GURPS
Termos Náuticos
Navios de linha
Navegação – Os Custos de uma Tripulação
Fluyt – O navio mercante Holandês para Gurps
Iniciativa Gurps – Os custos de uma nau aventureira

Neruns`s Heavens:
Lançamento oficial da GURPZine
Piratas, Corsários, Bucaneiros e Flibusteiros: o terror dos sete mares para GURPS

GURPS Brasil:
PERSONAGEM DA SEMANA: Jack Sparrow
ENCONTROS ALEATÓRIOS: Piratas
DICA DE GM: Piratas reais em sua narração
A CRIATURA: O Kraken

RPGISTA:
A Ameaça Pirata!

Professor Alabarda:
Piratas Espaciais: Star Soup!

Advertisements

4 Respostas to “Iniciativa GURPS: Mary Read”

  1. […] às Guerras Dracônicas! « Iniciativa GURPS: John “Calico Jack” Rackham Iniciativa GURPS: Mary Read […]

  2. […] Empregar em sua tripulação as duas mulheres piratas mais notórias de seu tempo, Anne Bonny e Mary Read; E Criou a bandeira pirata Jolly Roger (uma caveira com dois cutelos cruzados). Rackham e a maioria […]

  3. Putz. Que história… Bonny e Read devem ter sido realmente matadoras…

  4. Mary Read era demais, tanto quanto Anne Bone! Fiz uma pesquisa sobre piiratas uma vez, a história deles é das melhores… Se um dia retomar as pesquisas, com certeza usarei esse blog como fonte… Tá muito bom 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: