Petróleo no RPG


petroleum-oil-1423435Pois é pirei na batatinha, perdi alguns parafusos, estou comendo merda… Estou ultimamente sem criatividade, paciência, e tempo para me dedicar ao Blog como gostaria, e parte dessa culpa é o curso de especialização em engenharia do petróleo que estou terminando. Há pelo menos três finais de semanas estou tendo aula direto dessa bagaça, e ainda terei mais três!

A loucura chegou em tal ponto que imaginei finalmente usar esse conhecimento especifico do mundo real no RPG. Então aqui vai dicas para usar a existência do Petróleo no seu cenário de RPG.

oleo1O que é petróleo

Petróleo é um óleo de origem orgânica (composto por carbono vegetal ou animal), formado em rochas abaixo da superfície. Geralmente ele vem associado a gás natural (que pode ser encontrado dissolvido no petróleo como uma garrafa de refrigerante), e misturado, ou lado a lado, com água.

Quando o óleo é mais grosso, geralmente significa que ele é formado por cadeias maiores de carbono, e quanto mais fino por cadeias menores, até formar cadeias com apenas poucos carbonos e se tornar gás (C4-, composto por moléculas com quatro carbonos ou menos) na pressão atmosférica.

Outro elemento que é normalmente é encontrado associado com o petróleo é o enxofre (Su), responsável pelo cheiro de podre, e formador do acido sulfúrico, de grande nocividade a vida (e equipamentos da indústria no geral).

Uma coisa que vale ressaltar é que ele geralmente não se encontra em cavernas no fundo da terra, como um lago subterrâneo, e sim entre a porosidade das rochas, sob grande pressão, e quando essa pressão é reduzida o óleo flui entre as porosidades da rocha, dando significado parcialmente literal a expressão “tirar leite de pedra”.

seepOrigem

O petróleo tem origem em organismos vegetais e minerais (principalmente minerais como florestas, mangues e algas)  soterrados a milhares de anos, que sob pressão, temperatura e geologia adequada sofrem alterações químicas.

Após formados eles tendem a migrar (mais alguns milhares de anos) para rochas mais superficiais e porosas, evitando ficar ainda mais tempo sob pressões e temperaturas e ser consumido pelo interior da terra.

E se quando ele estiver subindo não encontrar nenhuma rocha que impeça ele subir até a superfície, o petróleo acabará em mais alguns milhares de anos, essas ocorrências na superfície se chamam exsudações. Caso contrário, ele poderá ficar armazenado em reservatórios, por tempo suficiente para ser explorado por uma civilização como matéria prima ou energia.

SeepComo encontrá-lo

A primeiro forma de encontrar o petróleo é em exsudações, geralmente apenas as frações mais pesadas permanecem no ambiente, deixando o gás e frações mais leves evaporarem (possivelmente matando plantas e outras formas de vida na proximidade). Isso cria poças de óleo de grande viscosidade ou terra encharcada com óleo, como uma lama negra, onde seres vivos podem ter dificuldade de sair, e caso saiam poderão morrer com intoxicação do óleo de difícil remoção do corpo.

Tunnel1A segunda forma é em cavernas artificiais (minas :P) e poços. Ao perfurar um poço, ou criar minas para exploração de metais preciosos, pode se encontrar petróleo. se as profundidades não forem muito grandes, o óleo poderá sair lentamente da rocha sem muitos danos.

Mas caso contrário, ao perfurar uma rocha dura e alcançar uma rocha com petróleo (rocha reservatório), a liberação de óleo e gás pode ser violenta, podendo causar explosão, nuvem de gás tóxico asfixiante, e até um jato incontrolável de óleo. Esses eventos são chamados de Blowout, e são indesejáveis e perigosos na industria do petróleo, ou seja, aquela cena do poço jorrando petróleo a vários metros de altura na verdade é um belo acidente de merda.

No RPG

Diante de tantas situações inusitadas, essa primeira matéria trará apenas essas situações naturais, ou seja, locais influenciados (exageradamente) pela existência do petróleo.

image020

O Pântano Negro

Um pântano de um elemento negro e pútrido é encontrado pelos personagens.  Criaturas selvagens abitam o pantano sempre em busca de carcaça de outras criaturas. O spersonagnes precisam passar por ele ou encontrar algo ou alguém nele, e perigos são imensos. Faça teste de fortitude para que os personagens não sintam enjôo, e até asfixia. Também não existe água ou alimentos, tratando-o como um deserto caso a duração no ambiente seja longa, e não terem mantimentos suficientes pode ser a morte. Outro perigo é a morte por afogamento, como se tivesse caído em uma areia movediça cinematográfica. Por fim a utilização de fogo, normal ou mágico, pode levar a grandes explosões, causando um grande dano (5d6 a 10d6) a todos na área, sem muita chance de escapar (DC25-30 de reflexos para achar um abrigo).

O Lago da morte

Os personagens tem que passar por um grande lago, formado com liquido negro e pegajoso (geralmente no subterrâneos). A mesma austeridade do pântano é encontrada aqui, mas os riscos são ainda maiores, por não haver terra para amenizar os efeitos. Atear fogo nesse lago é particularmente mortal, e caso aconteça os personagens poderão cozinhar até a morte em um mar flamejante.

O Caldeirão do demônio

A região por onde os personagens precisam passar é uma enorme panela de pressão, e pequenas fissuras liberam enormes e perigosos jatos de gás e óleo tóxicos e ferventes. A superfície também não é muito estável, e qualquer piso em falso, ou grande pancada pode abrir uma nova fissura, escaldando os heróis em óleo fervente. caso tire um 1 no ataque, ou um cause ou sofra um grande dano (50 ou mais), uma fissura pode ser aberta, liberando o jato mortal na área onde se encontra o personagem e em seu arredor. Cada jato causa 5d6 de dano, possui DC20 para evitar. Caso pegue fogo esse jato poderá se tornar um jato de fogo, adicionando +5d6 de dano.

.

No próximo artigo (algum dia, algum dia), trarei o petróleo e suas influencias em um mundo de fantasia. Talvez possa detalhar ainda mais esses ambientes, ou criar novos. Depende do comentário de vocês. Quanto mais comentários, mais matérias.

10 Respostas to “Petróleo no RPG”

  1. Monstro de piche! Monstro de piche!

  2. guardiaodotesouro Says:

    Cara ficou muito legal… a alguns dias eu assisti a um seminário sobre bioremediação de petróleo por microganismos…. o inicio do seminário era justamente sobre as características do reservatorio…
    Achei muito legal as ambientações que você criou…
    Agora num cenario de fantasia/vapor tipo Reino de ferro até que tava para adaptar o petroleo como fonte de energia… no lugar da energia ao vapor! Desafiante seria elaborar o contexto… porque e não me engano para utilizarmos o petroleo da forma que conhecemos hoje é necessário muita quimca, engenharia e física… (esta é minha parte de jogador de GURPS falando…rsrsrs) Agora se colocar no lugar da tecnologia a magia… talvez dê para criar motores magicos que utilizem petróleo… será q viajei?

  3. Uma dúvida: O petróleo é realmente de fácil combustão? Tipo, qualquer chama acende o mar flamejante mesmo?

    Acho que a idéia do petróleo se encaixaria melhor se usasse as mesmas ambientações que o Rsemente citou, mas em algo parecido com Reinos de Ferro, como disse o Guardião. Seria algo interessante s se pensar.

    Idéias para meu continente flutuante.

    • Rapaz, não sei exatamente a que temeperatura o Oleo se incendeia, mas isso deve variar de oleo para oleo. O gas é bem facil de entrar em combustão, sendo que faiscas elétricas, ou de metal chocando contra metal podem incendia-lo. Como o oleo quase sempre se encontra junto de gas… Mas se quizer deixar as coisas mais faceis, os personagens teriam um turno pra tentar impedir que o fogo se alastre para todo o resto, depois disso mar flamejante.

      • O petróleo pode entrar em combustão sim.
        Talvez ele não seja como seus derivados, mas ainda assim….

        Botem no Google “acidente”, “plataforma” e “petróleo” só…

  4. Irado!
    não sei porque gostei mesmo disso aqui (pensamentos maléficos ) heuheu

    parabéns, muito bom as idéias e que venha o golem de piche!
    huee

  5. Arquimago Says:

    Também achei muito interessante! E tive idéias malignas, ou desesperadoras!

  6. Muito legal!
    Gosto muito da idéia de criaturas, como orcs, morarem em lugares com petróleo, e o utilizarem como armas contra lugares mais… digamos… cintilantes, perfumados e com habitantes de orelha pontuda.

  7. Coitados dos anões que precisam cavar seus túneis e acabam se deparando com uma explosão de óleo negro inútil!

  8. […] No artigo passado, após um desabafo, mostramos o que é o petróleo, sua origem e como encontrá-lo. Também mostramos alguns tipos de ambientes que ele poderia criar (alguns de forma bem exagerada), e os desafios que eles podem representar aos personagens jogadores. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: