Pandemic e Agricola


Essa semana tive meu segundo contato com os Boards Games, conhecidos também como jogos de tabuleiros modernos (para diferenciar dos jogos clássicos como War, Banco Imobiliário e detetive). Foram dois jogos: Pandemic e Agricola.

Vocês preferem a noticia ruim ou a boa primeiro?

agricolaPrimeiro a ruim: Não gostei de Agrícola.

A temática é uma espécie de Sim Farm onde cada jogador tem um determinado numero de membros da família, e em cada turno realiza algumas ações (que geralmente não poderão ser realizadas por outros jogadores).

Ao realizar ações pode-se conseguir recursos (animais, vegetais, novos membros para familia, madeira, barro e pedra), adquirir ocupações, aprimoramentos ou construir coisas (casa, campo de plantação, campo de pasto).

Com o tempo a quantidade de ações disponíveis aumenta, e sua fazenda pode produzir alimentos ou novos animais, necessitando alimentar os membros da família. No final do jogo se conta quanto cada jogador tem em sua fazendo, convertendo isso em pontos, quem ganhar mais pontos vence.

Joguei esse jogo de madrugada, não sei se por isso não gostei do jogo. Muito chato e demorado.

Agora a noticia boa: Pandemic é ótimo.

Pandemic

Seu tema não poderia ser mais atual: Quatro doenças pandêmicas começaram a se espalhar pelo mundo, e os jogadores assumem o papel de heróis no mundo em caos. São eles:

O Médico: Capaz de curar doenças mais rapidamente que qualquer um outro.

A Cientista: Capaz de encontrar uma cura mais facilmente que os outros heróis.

O Despachante: Espécie de controlador de vôo, permite mover outros jogadores na sua vez, e de forma bem apelativa.

O Especialista em operações: Capaz de construir centros de pesquisa facilmente.

O Pesquisador: Pode passar qualquer carta para outro jogador bastando estar na mesma cidade.

O jogo consiste em uma luta frenética contra vírus, que se espalham exponencialmente se não tratados rapidamente. Em cada turno os jogadores podem realizar quatro ações (mover, curar vírus em uma cidade que esteja, construir centro de pesquisa, pesquisar cura), no final do turno recebe puxa cartas de duas pilha, uma que geralmente são boas e a possibilidade de geração de Epidemic (uma cidade recebe 3 vírus automaticamente a as cartas de infecção voltam para o topo), e outra que geram infecções, aumentando a quantidade de vírus em uma cidade.

Quando uma cidade já possui 3 vírus e recebe mais um, ao em vez dela ganhar vírus as cidades vizinhas que recebem, isso gera um Outbreak.

O jogo termina bem quando se acham a cura para todas as doenças. E termina mal quando as peças de um vírus acabam, são gerados 8 outbreaks, ou a pilha de carta de jogadores acabam. Não é preciso dizer o que é mais fácil de acontecer.

Para se ter sucesso o jogo precisa de cooperação entre os jogadores, se ter noção da capacidade de cada um e lembrar das possibilidades de onde pode vir a acontecer um Outbreak.

Tendo isso em mente todos tem que evitar que as doenças se espalhem e conseguir curas das doenças o mais rapidamente possível.

O melhor desse jogo é que me fez ter idéias de um jogo de Zumbis, com eles se espalhando e os jogadores tentando conter a praga devoradora de carne humana.

Advertisements

2 Respostas to “Pandemic e Agricola”

  1. Estou criando uma nova iniciativa no RPG:

    http://www.cthulhu1808.blogspot.com/

    Se quiser visitar, será bem-vindo.

    Abração

  2. Arquimago Says:

    Os dois me pareceram interessantes para testar você fez um materia mais animada do jogo Pandemic!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: