Futuro do RPG


terceiro olhoRespondendo a enquete do Shingo do 42…ops, acho que já podemos dizer que é o Shingo do Paragons… vamos trabalhar um pouco o nosso “terceiro olho” (no bom sentido)(ou não!) e tentar adivinhar um pouco do futuro…

– Quais jogos você vê que surgirão atraindo um grande número de jogadores em um futuro próximo?

Não faço a mínima idéia. Com o advento da informática para todos é cada vez menor o numero de interessados por RPG e cada vez maior o numero de interessados por Games, em especial os MMORPG. Se um dia inventarem um RPG Virtual de verdade, i.e.,  suporte dinâmico a todos os cálculos, liberdade total do mestre, gráficos interessantes, então teremos um RPG que atrairá os jogadores. Minha aposta era D&D 4E com o Game Table, mas até agora nem água!

previewQuem fará isso virar realidade? Não faço a mínima idéia!

– Quais companhias nós devemos ficar de olho, pois lançarão o próximo grande produto do mercado?

Jambo e D3System :P. A Daemon deve estar em um grande abismo de produção ou em alguma grande negociação (nem que seja uma forma de RPGQuest render de novo). Mas atualmente só essas parecem publicar algo grande para o mercado nacional.

O quanto a tecnologia estará integrada com o RPG?

Acho que essa resposta está bem integrada com a primeira. O MMORPGs são o futuro, e com eles estão os RPGs. Isso significa que RPG de mesa estarão bem integrados com o computador. E isso já acontece hoje, mas podemos esperar uma grande intensificação disso

– Qual escritor da industria nós precisamos estar de olho?

No brasil o Leonel Caldela, mesmo que ainda esteja nos romances é possível que ele seja um co-autor de algum RPG nacional em algum ponto. Nova edição de Tormenta seria minha aposta. Nesse caso espero agüentar um bom tempo.

– Quais blogs você vê que crescerão e se tornarão os próximos grandes?

No futuro próximo o D3System (que já é) vai crescer muito, e o Paragons quando abrir definitivamente. Mas no futuro mais distante os blogs que se mantiverem na ativa, como o Dados Limpos provou.

– O que você vê como o futuro da industria?

O Futuro da industria será cada vez mais a virtualização do RPG. Não há escapatória. Principalmente quando os Readers se tornarem mais acessíveis. Até lá os PDFs piratas já dominaram grande parte da industria, formando uma industria paralela sem fins lucrativos (ou você não acha que pegar um livro e passar horas na frente do Scaner, passar um OCR e depois Editar em um PDF e lançar na internet não é feito de forma quase profissional pelos piratas de plantão?).

Old DragonAgora um pouco de Blá blá blá de minha parte, isso em relação ao Old School (um possível grande produto de RPG para o futuro).

Antes os RPGs eram mais simples, e até mais divertidos. Levar anos para chegar no nível cinco do D&D 1Edição já era muito legal, não tinha aquela necessidade de matar, matar, e matar pra pegar Xp e avançar até o nível 30!

A mesma coisa com alguns outros jogos que a evolução não era o grande lance, e sim a interpretação, estratégia e até furtividade.

Por isso o Momento Old School está crescendo, falta só um produto comercial e visualmente superior para entrar no mercado de maneira forte.

3D&T é um pouco assim, mas assim como só uma andorinha não faz a primavera, um sistema só não faz um mercado!

3 Respostas to “Futuro do RPG”

  1. Boa matéria meu amigo Rodrigo, um momento Nostradamus do universo rpgístico brasileiro/mundial.

    Em relação ao old school, tem uma matéria no Trampolim RPG sobre isso, quando evoluir não é somente questão de matar, matar e matar monstros.

  2. É isso aí! Shingudo Paragon!

    Valeu pelas palavras e confiança Rodrigo Valeu mesmo!

  3. Tio Lipe "Cavaleiros" Says:

    Olá!
    Boa matéria, coisa que anda faltando no meu blog. 😄
    Bem, eu realmente não faço idéia do futuro do RPG, mas desejo muito que o virtual seja usado para substituir as toneladas de papéis que usamos para meia dúzia de sessões. Consciência ambiental? Quem sabe… Só sei que seria legal um tabuleiro quadriculado num notebook.

    Até and Bye…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: