Blogs, o futuro agora é presente!


dbz-fusion1

Ou Corram, A Blogosfera RPGistica lotou!(parte 3)

Fusões e fusões, cenários, Super Iniciativas, Novo mega blog/portal, isso não é mais o futuro, é o presente!

Há um tempo atrás comentei sobre uma certa perturbação na força, onde percebi que a Blogosfera RPGistica estava “bagunçada”. Até ai tudo bem, era só opinião e palpites. Uma critica e exercício de futurologia divertido e descomprometido.

Mas há algum tempo estava ficando com medo. Alguma das coisas que eu comentei (com ajuda de outros blogueiros e comentários no blog) começaram a se tornar realidade. Então vamos ser pontuais e objetivos, e apontar o que rolou (ou não rolou):

Ela (a blogosfera rpgística) é praticamente uma comunidade de RPG de mesa.

Isso mudou e eu errei feio, a comunidade se juntou e realizou o megaboga evento 1º Encontro Virtual de RPG infelizmente não pude participar,mas parece que terá outro para inda esse ano!

Um tema quinzenal para as matérias conjuntas dos blogs.

Isso não foi uma predição, mas se mostrou um sucesso, é tanto que a Iniciativa 4E a primeira está sendo editado pelo D3 System como revista. Uma nova iniciativa surgiu: Iniciativa M&M, que já apresenta 12 participantes (eu me incluo nessa), alguns com mais de uma matéria (visto que não estamos presos a apenas um dia e publicação).

Criar um artigo contendo tudo que acham legal na semana

O Rolando 20 e o Tio Nitro são os blogs que me recordo que fazem isso, mas deve haver outros, que fizer basta se pronunciar que coloco o link.

mega blog

Uniões de blogs, contratação de blogueiros por uma “nova editora virtual”, ressurgimento de “portais”

Então temos o D3System, ressurgindo das chamas como um blog/portal, que “contratou” vários blogueiros para participações especiais ou constantes em seus artigos. O Paragons está preste a surgir da fusão de três blogs fodásticos (POP Dice, 42 e Ooze). E uma galera está tentando a mais tempo fazer a mesma coisa. O RPG Virtual é a união do PC Prontos com o Nordestinos do antigo Zona Neutra. O GURPS Nation conseguiu recrutar o Professor Alabarda… Acho que foram todos, mas podem haver mais fusões por ai, aguardem…

Este vídeo é sobre o release do Paragons:

Uma espécie de editorial de uma pseudo-revista de blogs de rpg

O D3System (os caras vieram detonando tudo!) pegou a Iniciativa 4E e criou uma revista bacanuda. Não tem exatamente escolha da matéria, mas apenas uma junção dos artigos em uma revista, restando ao editor organizar, corrigir, e decidir o formato da edição.

.

Pois é tudo isso é muito legal e está criando uma blogosfera mais forte, e todos ganhamos com isso. Agora só falta criarmos alguma forma aumentarmos a quantidade de jogadores de RPG como um todo. O RPG Virtual foi ótimo, e tivemos vários novos jogadores (que souber a estatística real fique a vontade). Mas existem dezenas a centenas de visitantes que caem todos os dias de pára-quedas em nossos blogs, imagine se uma pequena parcela começasse a jogar RPG por causa dos blogs?

É isso ai, idéias para isso se concretizar?

OBS: Não tive tempo de colocar o link de todos os citados, mas faço mais tarde.

Anúncios

10 Respostas to “Blogs, o futuro agora é presente!”

  1. Excelente visão geral do que está acontecendo na blogosfera rpgística! Mandou muito bem! E valeu pela menção do NitroDungeon! 🙂

  2. Caramba, que artigo bacanudo !

    A nossa blogosfera tem crescido dia-a-dia. Isso fortalece nosso hobby e qualquer pessoa que faça uma pesquisa por mais superficial que seja, vai ver o que realmente é o RPG !
    Parabens a todos nós!

  3. Sempre concordei que o futuro [presente!] seria as grandes fusões e os blogs compartilhados.

    A blogssfera lotou mesmo e com esse enchimento veio naturalmente a união de alguns para se fortalecerem. Espero que continue assim…

    Ótimo post e obrigado pela menção do RPG Virtual.

  4. Não sei se o futuro será “apenas” isso.
    Vejo as fusões/compartilhamento como uma vontade de criar coisas mais sérias.
    Como se um blog fosse um “esboço” de algo maior. Um treinamento, por assim dizer. Acho que você sempre vai ter blogs novos pipocando por aí.

    O legal é que tinhamos poucos sites de RPG com qualidade. E a blogosfera está permitindo essa colaboração entre as pessoas com vontade de trabalhar pelo hobby.
    A blogosfera está realizando o que um monte de gente tem anuncado por aí. Que o futuro está na colaboração.

  5. Acho legal o fato de “Blog” ser um local de treinamento para um futuro “Portal”. O que o pessoal está fazendo – “conurbando” a coisa – é muito bom para o surgimento de matérias constantes e público fiel.

  6. Como amante de RPG que sou, nada me deixa mais feliz e empolgada em ver tanta coisa de qualidade ser cada dia mais divulgada na WWW. Parabéns, pessoal! Continuem com o ótimo trabalho e dando gotas diárias de entretenimento e felicidade nas nossas vidas! Sucesso!

  7. Olá!
    Matéria muito boa! Ela me mostrou o quanto que o RPG está crescendo na blogosfera e o quanto que eu não conheço de muita gente! Hehehhehe… Mas é difícil conciliar vida pessoa, projetos e leitura de blogs reais (ainda mais quando o dia só tem 24 horas e você tem que dividir o PC com 3 pessoas na sua casa XD).

    Até and Bye…

  8. Eu também sou do Paragons, caceta!

  9. d.darkangellus Says:

    Ninguém lembra do Daniel Ramos, coitado 😀

  10. é verdade, e é bom que o pessoal esteja querendo “mostrar a voz”. muitos iniciam, mas poucos continuam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: