Filmes DC, o por que de seu fracaço.


É incrível como são poucos os filmes de respeito de personagens da DC.

supermanO primeiro filme a utilizar com “credibilidade” os efeitos especiais foi “Superman – o filme” de 1978, sua continuação também foi bem sucedida, e Zod e seus capangas são até hoje um dos vilões mais icônicos já vistos. Em 1989 foi lançado Batman de Tim Burton, que apesar de todos os problemas (Michael Keaton, Batman matando, roupa dura…), mas mostrou que filmes de heróis podem ser filmes bem sucedidos.

Batman1989Mas a década de 90 inteira foi um período de filmes meia boca (incluindo as continuações galhofas de Batman de Joel Schumacher), mas foi o inicio dos efeitos especiais de computação gráfica, que permitiram tornar realidade muitas criaturas (dinossauros, alienígenas…). Eles ainda eram trabalhosos e funcionais apenas em cenários controlados demais, nada dinâmicos o suficiente para criação de metade das cenas em um filme.

batman beginsEm 2000 as portas foram reabertas por X-Men, de Bryan Singer, e em breve a DC tentaria entrar nesse novo filão. A primeira tentativa foi com um dos heróis mais realista, em um mundo de heróis hiper-poderosos com as origens mais absurdas de seus poderes, esse herói não possui nenhum. Batman Begins (2005) foi um sucesso imediato, e sua continuação Batman Cavaleiro das trevas (2008) foi maior ainda, mas ainda não temos super poderes de verdade.

supermanreturnsDepois do Homem morcego seria a vez novamente do Homem de Aço, o personagem mais famoso dos quadrinhos, e um dos mais poderosos. Seus poderes beiram a escala do infinito. Mas a computação gráfica de 2006 permitiu criar efeitos sensacionais em “Superman: O Retorno”. Mas é claro que um filme não é feito apenas de efeitos especiais, é por uma trama deslocada no tempo (praticamente a mesma do filme de 1978), e um ator não tão convincente quanto Christopher Reeve o filme fracassou (queremos atores e não modelos).

smallvilleA maioria dos personagens mais famosos da DC é bem complicada de serem transportados para o cinema, mas não impossível. Smallvile apesar de ter seu roteiro escrito para um público infanto-juvenil já está entrando em sua 9ª temporada (apresentando não só o super homem, mas também outros heróis como Flash, Arqueiro Verde, Aquaman, Ciborgue e Canário Negro).

O maior problema é dar credibilidade para esses heróis.

Na casa das idéias, todos os personagens parecem ter algum grande problema, que os afetam diretamente em boa parte de sua vida como herói (e outros sem números em sua vida mundana). Não falamos aqui de um elemento químico de outro planeta que apesar de sua suposta raridade é utilizada com mais freqüência que encontramos césio ao ar livre (graças a deus). Falamos de problemas humanos: Feiúra, perseguição publica, preconceito racial, cegueira, pobreza, remorso, luto… pelo menos um desses problemas permeia a vida de cada um dos super-heróis da Marvel.

Sem falar as fantasias galhofas de mais de meio século atrás.

Mas o que isso tem a ver com filmes de super heróis?

A resposta é TUDO. Para um filme ser bom, temos que nos sensibilizar com os personagens, encontrar nele algo de humano apesar de todas as fantasias e super poderes. Esses são como o cimento que une os tijolos das tramas, apesar do vilão querer matar o mocinho por algum motivo, o fato dele não conseguir o seu verdadeiro amor ao meio de toda sua vida atribulada e ação desenfreada é trama que conecta todo o filme e o herói ao telespectador.

marvel

Não que os personagens da DC sejam perfeitos, mas que originalmente seus personagens representam o ápice da perfeição, e os elementos realistas incluídos posteriormente a eles parecem ser sumariamente esquecidos pelos diretores.

Todos esses fatores (perfeição, poderes overpowers, fantasias galhofas) parecem atrapalhar em demasia os diretores a criarem bons filmes com esses personagens.

Para não tornar esse artigo apenas um blá blá blá puro, apresentamos alguns trailers feitos por fãs de personagens da DC, comprovando alguns dos problemas desses personagens:

Esse vídeo apresenta um possível filme com os atores de Smalville, fica trash em algumas partes, mas…

Outro fake trailer, agora da mulher maravilha (wonder woman), mas com pouca execução (apenas algum fãs promovendo atriz Charisma Carpenter, a cordélia de Buffy caça vampiros, como Mulher Maravilha):

Esse aqui é também da Mulher Maravilha, mas mistura uma penca de filmes, e ainda utiliza imagens da série antiga, ficou bem trash, mas está ai:

Esse é um vídeo mais sério da mulher maravilha, mas com limitados recursos financeiros:

Esse é o melhor dos trailers, do lanterna verde, só peca em alguns efeitos especiais mal acabados (mas ainda assim bem executado):

OBS: Hontem não teve mensagem pois eu tentei fazer algo relacionado ao dia dos namorados, como não deu e fiquei preso em filas e engarrafamentos só tive tempo de publicar agora!

7 Respostas to “Filmes DC, o por que de seu fracaço.”

  1. Vc já viu os fan movies de batman?

  2. Já, são ótimos, e de tão bom não merecem estar ao lado desses!
    Hauuahhauhah

    O Batman merece um artigo próprio!

  3. Arquimago Says:

    Pena que nem sempre essa dedicação chega as telas…

  4. Olha, concordo que a Marvel tem se saído muito melhor na produção de seus filmes e que o modelo de construção de personagens deles (personagens com problemas) ajuda.
    Só que analisa uma coisa: desde o grande ‘reboot’ nos filmes de super-heróis (que começou com Blade e Homem-Aranha) nós tivemos quatro filmes da DC: Superman, os dois Batmen e Mulher-Gato. Mulher-Gato é uma bomba e Superman foi focado demais na ‘fanbase’. Poderíamos ainda incluir aí oThe League of Extraordinary Gentlemen, Watchmen e Constantine, mas acredito que não é o foco do artigo (apesar de que aí já teríamos pelo menos mais dois bons filmes). Mesmo desconsiderando os dois últimos, nós temos dois bons filmes num total de quatro.
    A Marvel lançou muito mais filmes nesse novo ‘boom’, o que facilita lembrar filmes bons deles. Os dois primeiros X-Men, os dois primeiros Homem-Aranha, etc. Só que a quantidade de bombas também é grande: o primeiro Hulk, Elektra, o terceiro Blade (ou a triologia inteira, dependedo do gosto da pessoa), o terceiro Homem-Aranha, etc.
    A questão é mais falta de qualidade do roteiro. A Marvel tem se saído melhor em encontrar bons roteiros pra seus filmes (apesar de ter decaído um pouco nos últimos), enquanto a DC tem sofrido mais com isso (provavelmente por fazer parte da Warner e ter gente demais que não trabalha no ramo de quadrinhos dando opinião).
    Um filme bem trabalhado do Superman baseado em Quatro Estações ou na série All Star, por exemplo, poderia render uma ótima história.

    • Concordo plenamente, O All Star para o superomen seria demais: Um problema solar que faz suas células começarem a implodir, e uma sequencia de desafios (principalmente com Lutor obtendo poderes ant-kriptonianos, ou a libertação de zod da zona fantasma) que levariam até sua “morte” para salvar o universo.

  5. Tenho uma duvida, axo q aki poderia obter a resposta.
    No que diz respeito a super herois acredito que exista uma enorme rivalidade entre DC e Marvel, em relação aos filmes, respectivamente, não será apenas uma questão de produtoras, visto notar-se a diferença neste ultimo Batman, em que a legendary saltou fora. (Ñ tenho a certeza se só teve inexistente neste ultimo Batman)

    Legendary pictures, WB VS Universal, Colombia

    • Sei dizer não, (na verdade não sei exatamente qual é a pergunta), é claro que os dois são concorrentes, isso vem dos quadrinhos, onde os fãs muitas vezes se dividem com força.

      Então se um filme sai bom pode atrair leitores para seus quadrinhos, e para não ficar por baixo a outra deveria fazer um filme a altura 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: