O que diferencia Watchmen das outros HQs?


É uma pena que Alan Moore não tenha feito nenhuma continuação de Watchmen, mas talvez tenha sido melhor assim, pois poderíamos começar a ver algumas “bizarrices” que desvirtuassem a “suposta idéia” do mundo original apresentado na Graphic Novel original. E talvez não seja necessário isso, após Watchmen o mundo dos quadrinhos foi mudando aos poucos, os roteiristas começaram a tentar tornar os heróis mais realistas, mostrando preocupações mais reais e questões profundas de suas personalidades.

Isso tudo por que ele trabalha uma questão que quase nunca é vista nos ouros quadrinhos: Idade.

comediante1comediante2Não que esse seja o único diferencial de Watchmen, mas é o que mais me traz a sensação de credibilidade e humanidade dos heróis. Mas mesmo assim, nenhuma obra realmente se aprofundou tanto quanto Wacthmen (nesse e em outros aspectos). Poucos heróis dos quadrinhos realmente envelheceram.

A DC costuma criar eventos cósmicos (crises infinitas, crises das infinitas terras, zero hora…) que apagam o passado e recriam o mundo em um meio termo temporal, onde os heróis parecem não envelhecer nunca.

A Marvel fez isso algumas vezes, no final da saga Massacre, os heróis não mutantes se sacrificaram, para depois retornar (não sei como, mas retornaram), mas é possível que eles tenham retornado mais jovens. Mesmo assim os mutantes pouco sofreram com distúrbios cósmicos (o mais perto disso que lembre foi Era do Apocalipse).

Analisando o universo Marvel (por ter poucas anomalias cósmicas), e os X-Men (por mexerem menos ainda com essas eventos). Eles foram criados em 1963, e nessa época Ciclope tinha 16 anos. Em 2000, Ciclope foi absorvido pelo por apocalipse, e nessa época deveria ter 57 anos! Mas veja as imagens dessa história, antes de sua “morte”:

ciclop1

Clique para ver a imagem maior

Ele parece ter pouco mais de 30 anos. Parece que o gene mutante no mínimo dobra a expectativa de vida dos mutantes 😛 (veja apocalipse, tem milhares de anos). Depois disso ele foi ressuscitado e seu corpo pode ter sido rejuvenescido nesse processo… mesmo assim se não contarmos isso, hoje (2009) ele deveria ter 62 anos! Vendo uma imagem da mais recente revista publicada nos EUA com o personagem vemos que a “realidade” é bem diferentes:

ciclop2Ele parece estar nas casas dos 35-40 anos, mas longe dos 62 anos!

O resultado disso é ter os leitores envelhecendo e os seus heróis não (tanto fisicamente quanto em maturidade). Por coisas desse tipo deixei de ler a maior parte dos quadrinhos.

Tanto nos Quadrinhos quanto no RPG é importante levar essa questão em conta, principalmente em campanhas longas, e a cada 5 anos rever seu personagem e atualizá-lo física e mentalmente.

Anúncios

3 Respostas to “O que diferencia Watchmen das outros HQs?”

  1. O lance do envelhecimento é que, enquanto você deixou de ler quadrinhos, outras pessoas começaram a lê-los. E elas tinham a mesma idade que você, quando você começou a ler.

    Então não vale a pena comercialmente envelhecê-los. Se o fizessem, seria provável que nós nunca tivéssemos lido HQs do Batman ou Superman.

    No caso de Watchmen, os personagens não envelheceram… já foram criados velhos.

    Se você não levar isso em consideração, pense no “Fantasma”, o espírito que anda. O primeiro herói mascarado também foi o primeiro a “envelhecer”, já que não era a mesma pessoa… mas várias encarnações da mesma “lenda”.

    • rsemente Says:

      O que prego é envelhecer de forma similar a Cavaleiros das Trevas, Batman do Futuro (um novo sucessor pro batman, e o antigo ajudando)… Ou como o fantasma, que os descendentes vão se tornando os novos heróis.

      Quando digo em watchamen eles envelheceram, é que mostra a possibilidade dos heróis envelhecendo, isso dá uma credibilidade maior nos super heróis, tornando a história mais profunda e próxima ao leitor.

  2. A questão da idade precisa ser relevada nos quadrinhos…se você pensa no assunto, é uma broxada total…ainda mais quando os personagens envelhecem / rejuvenescem de acordo com a conveniencia do roterista / desenhista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: