Gripe Suína, fim do mundo e RPG!


Apresentamos hoje alguma informação (cópiada é claro) sobre a gripe suína e adaptação de doenças globais para o RPG.

[Wikipédia mode ON]

Bonitinho o Bichinho não?

Bonitinho o Bichinho não?

Gripe suína – é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza A H1N1.

Também denominada Gripe Mexicana,[3] Gripe Norte-Americana,[4] Influenza norte-americana[5] ou Nova Gripe. [3]

A transmissão pode ocorrer pelo contato com animais infectados (porco-homem) e também entre humanos (homem-homem). Até o momento não foi registrado nenhum caso de contaminação por contato com animais [4] mas somente pelo contato entre humanos.

O consumo de carne de porco não acarreta doença, uma vez que o vírus é inativado pelo calor. Esta afecção está sendo considerada epidêmica no México, onde o governo já anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos[6], levando a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma “emergência na saúde pública internacional” com grandes chances de tornar-se uma pandemia.[7] [8]

[Wikipédia mode OFF]zaius

Esse vírinhos, mutação do vírus da gripe que boa parte da população mundial pega todo ano é a nova ameaça do mundo. Antes foi a Gripe Aviária ou gripe do Frango, agora do porco! Quando chegar na gripe do cachorro “nois tamos” fritos, que será um passo para nós domesticarmos macacos, e ai todos já sabem (Doctor Zaius, Doctor Zaius…).

RPG

Deixando a viagem psicodélica de lado normalmente não usamos nenhuma doença em nossos jogos de RPG. Se pensarmos bem pra que representá-las se sempre temos um clérigo ou paladino do nosso lado para nos curar? Mas e se uma infecção ameaçar todo o mundo, sendo passada através de um meio impossível de se isolar, como aves? Ai teríamos um grave problema. Vamos para uma forma mais pratica de usar isso em sua campanha.

Trama: Um poderoso vilão criou uma maldição (doenças geralmente são consideradas maldições pelos antigos), que é transmitido de forma devastadora pelas aves. Apesar dos servidores dos deuses conseguirem curar a maldição, é impossível curar todas as pessoas do mundo. Heróis de todo o mundo são convocados por servos do deus do ar para buscar uma solução para o problema.

Para resolver, os heróis têm duas possibilidade, concentrar-se na cura, buscando algum ingrediente para a criação de uma cura que se espalhe da mesma forma que a doença, ou buscar o segredo direto com o vilão criador da doença. Em qualquer um dos casos esse tipo de trama global é bem interessantes em jogos com vários grupos, onde cada um buscaria resolver uma parte do problema.

Agora para deixar as coisas mais interessantes, que tal se a maldição criasse mutações nas aves infectadas, as transformando em monstros carnívoros. E o risco dessa mutação começar a acontecer nos humanos aumentaria ainda mais o risco de toda a trama.

Vírus mutante = Vírus que causa mutação!

Vírus mutante = Vírus que causa mutação!

1 – Pegue uma dungeon qualquer: Qualquer dungeon pode ser adequada para ser covil do vilão, e os monstros lá existentes podem ser os servos do vilão.

2 – Coloque seu vilão ou cura lá dentro: Coloque o todo poderoso vilão no lugar do objetivo original da aventura, e o tesouro como sendo o material necessário para criar a cura.

3 – Encontro com mutantes: Se precisar de encontro aleatórios duas criaturas podem ser bem interessantes: Gavião Seta (mude o raio de eletricidade por acido) e Avoral (remova algumas magias, imunidades e resistência a magia que não tem sentido e abaixe seu ND em 1). Coloque-os de acordo com o nível de seu grupo e boa diversão. Os mutantes podem ser apenas um foco de uma nova mutação do vírus e precisão ser destruídos antes de se espalhar.

Nota extra: Se um jogador faltou ele pode ter sido infectado, e ele também pode ter se tornado um mutante! os jogadores nunca se esquecerão dessa aventura!

6 Respostas to “Gripe Suína, fim do mundo e RPG!”

  1. Olá!
    Okay, coitado do cara que faltou a sessão. Pelo menos assim ele nunca mais falta, ou volta! 😄

    Boa matéria.
    Até and Bye…

  2. yasmim quaresma Says:

    serah?

  3. A idéia é muito boa, mas ja teve algo parecido. Se lembra daquela vez no World of Warcraft que uma maldição saiu de um lugar onde não devia e acabou matando TODO MUNDO?

    eu acho que esse negócio de doença ameaçando a raça humana fica melhor em um RPG moderno ou futurista, é só olhar Deus Ex (ah… deus ex…)

  4. pegasus Says:

    Legal a ideia!

  5. Inovador…ou não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: