Locais Fantásticos: Serra Caiada


serra caiada2Esse terceiro artigo da série Locais Fantástico apresenta A Serra Caiada. Seguindo Atol das Rocas e o Forte dos reis magos, esse local é historicamente e geologicamente ainda mais maravilhoso que os antecessores. Serra Caiada, localizada no Rio Grande do Norte a 75 km de natal,  já foi usado pelo saudoso projeto Rage Natal como palco da ultima grande missão: Criar um Caern na serra!

O local não é apenas uma serra, como indica seu nome, é na verdade composta por um enorme pedaço de rocha único com 2,3 bilhões de anos. Possuindo 285 metros de altura e mais 10 km de profundidade a rocha é considerada a mais antiga da America latina.

serra caiada

Fatos

O povoamento na região começou com a concessão de terras ao padre José Vieira Afonso, em Dezembro de 1754. Inicialmente chamada de Caiada de Cima, diferenciando-se da sua vizinha Caiada de Baixo e por sua  posição geográfica em relação ao rio Jundiaí e à serra, o povoado foi crescendo com a criação de várias fazendas de gado e de muitas lavouras.

Em 1938, o povoado passou à condição de distrito e no dia 24 de Novembro de 1953, pela Lei número 908, desmembrou-se de Macaíba, São José de Campestre e São José de Mipibú  tornando-se  município com o nome de  Serra Caiada.

Em 1963, o  novo município passou a chamar-se  Presidente Juscelino, homenageando o ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, voltando posteriormente ao seu antigo nome, Serra Caiada.

Significado do Nome: As manchas nas rochas parecem pintadas com cal, o que levou a ser chamada de serra caiada (revestido a cal).

Aniversário da Cidade: 24 de Novembro

Temperatura Média: 25,6° C

Lendas:

MULHER QUE DOA SAL: Todas as vezes que falta sal na casa de algum morador da cidade, a pessoa tem que subir a rocha levando um pote debaixo do braço. Chegando numa das grutas do local, a pessoa deverá colocar o recipiente na entrada da gruta e ir embora. A partir daí, uma princesa muito bonita pega o pote e o enche de sal. No dia seguinte a pessoa volta e leva o pote. No entanto, quando existe sal sobrando em casa, a pessoa tem que devolver a ajuda e repete o ritual às avessas.

O CAÇADOR QUE ROUBOU O OBJETO QUE VIROU PEDRA: Um caçador que vivia na serra resolveu entrar no castelo da princesa que doa sal, localizado dentro da rocha. A princesa o recebeu, mas com uma ressalva: quem entrasse no castelo não poderia tocar em nenhum objeto. Caso contrário seria obrigado a viver ali para sempre. O caçador ignorou o aviso e roubou uma taça da casa. A princesa viu e cumpriu a promessa. O caçador devolveu o objeto e ganhou o direito de ir embora. E a taça foi transformada em pedra pela princesa.

A OVELHA DOURADA: Reza a lenda que uma ovelha dourada foi avistada pastando na serra. Bem vistosa, a ovelha foi capturada pelo mesmo caçador que tentou roubar a taça da casa da princesa que doa sal. A ovelha dourada foi amarrada numa gruta da rocha e ficou ali por uma semana. O problema é que a princesa que doa sal descobriu e salvou a ovelha dourada, colocando em seu lugar uma ovelha comum.

O GALO BRILHANTE QUE CANTA PRIMEIRO: Todos os dias em Serra Caiada um galo de penugem brilhante aparece no alto da rocha de onde solta a voz para a população acordar. Várias pessoas admitem que ouvem o galo. Após o cacarejo do galo brilhante, todos os outros também acordam e começam a cantar.

O HOMEM SEM CABEÇA: A lenda do homem sem cabeça está ligada a um assassinato ocorrido na cidade. Um jovem que gostava de freqüentar a rocha foi morto com uma pedrada na cabeça. A população ficou comovida e há quem diga que já viu o corpo do garoto rondando a serra sem a cabeça.

eladrin saliniaFantasia

Incrustada em uma região distante, um enorme pedaço de rocha guarda segredos de tesouro e belezas inimagináveis. A chamada serra caiada é temida pelos moradores da pequena vila, e sonhada pelos aventureiros em busca de tesouros lendários. Dizem que a serra é um portal para o reino das fadas (agrestia das fadas na 4E), e que suas cavernas levam direto até um castelo de puro sal, pertencente a uma poderosa rainha élfica chamada Salinia (Eladrin feiticeira 10).

Apesar da riqueza imensurável a única doação que ela permite, e ainda cobra em troca, é sal (cobiçado como condimento de em terras distantes, 1 punhado = 1 po).  Dizem que animais de puro ouro povoam os jardins do castelo, como uma ovelha dourada e um galo, cujo o canto pode ser ouvido todos os dias até o vilarejo. Ainda acredita que algum mal amaldiçoa a serra, e que certa vez  quando um jovem foi morto na região retornou como um maligno morto vivo. Um velho caçador chamado Rafarte (humano ranger 5) diz ter explorado a região e ser a fonte de boa parte dessas histórias.

Top Secret

José, um jovem geólogo recém formado, e desempregado, ruma com sua pequena moto para estudar o pedaço de rocha mais fascinante que ele já viu. Para tentar no mestrado ele conseguiu um equipamento de ressonância magnética, para identificar possíveis  anomalias da região. Os dados obtidos pelo pesquisador chamou rapidamente a atenção do serviço de defesa especial.

Os dados apresentavam anomalias dinâmicas e pulsantes, gerando uma onda eletromagnético de baixíssima freqüência e alta intensidade. Essa radiação apesar de geralmente não ser nociva já constatou estar envolvida com grande quantidade de efeitos paranormais. Mas esse não é a maior das conclusões.

Acreditasse que as anomalias pulsantes estão relacionadas na verdade com alguma criatura colossal, provavelmente aprisionada na rocha e vinda a bilhões de anos através do espaço sideral. Talvez a queda dessa criatura tenha causado a extinção dos dinossauros, ou sua queda tenha sido controlada por alguma tecnologia alienígena. O hipótese ainda mais assustadora é a possibilidade de rochas similares encontrada na Bahia e na África possuam a mesma origem, levando a possibilidade de enorme destruição caso essas criaturas despertem. Unidades especiais serão enviadas para a investigação mais profunda.

Fontes

Diario de natal (24/04/2005).( http://pesquisa.dnonline.com.br/document/?view=11015)

Serra Caiada Pro Selo UNICEF (http://serraproselo.blogspot.com)

Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=610587

Veja também:

Locais Fantásticos: Fortaleza dos Reis Magos

Locais Fantástico: Atol das Rocas

6 Respostas to “Locais Fantásticos: Serra Caiada”

  1. otimo comteudo de minha cidade.

  2. cidade otima mas hoje Esta fraca

  3. Parabéns por publicar a cultura do nosso município. Vamos fazer uma Serra Caiada melhor a cada dia.

  4. Parabéns por publicar a cultura do nosso município, estaremos sempre lutando por uma Serra Caiada melhor.

  5. Rodrigo Jhampierre Dantas Says:

    Nossa adorei o tópico, moro em Natal viajei e ja fiz escalada, lugar muito bonito vale a pena, não existe igual e emocionante em nenhum outro lugar do Brasil.

  6. parabéns pelo artigo publicado serra caiada tem que ficar reconhecida mesmo moro aqui com muito orgulho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: