Novo tipo de Talento: Defeitos


veja os defeitos de alguns deles!

Veja os defeitos de alguns deles!

D&D é um jogo heróico, não há duvida, personagens sempre são o ápice de suas raças, representado com perfeição o ideal heróico. Mas todo herói possui pelo menos uma característica negativa que o coloca sempre em apuros, ou deixando-os ainda mais heróicos ao superar-la. Esses Defeitos são existentes na maioria dos personagens não baseados no RPG (D&D), como a bebedeira depressiva de Conan, a bondade exacerbada do super-homem, ou a ganância de Boromir.

Criamos assim uma nova característica para D&D 3.5 que são só defeitos. São espécies de talentos ao contrário, que geram alguma penalidade para o personagem. Não é obrigatória adquirir um Defeito, mas uma vez feito não se pode perde-lo. Ao adquirir um defeito ganha-se um talento extra, que pode ser gasto com qualquer talento que se preencha os pré-requisitos.  Usualmente apenas um defeito pode ser adquirido pelo personagem durante a criação do personagem.

É possível adquirir um defeito depois da criação do personagem, bastando aprovação do mestre, condizendo com alguma justificativa para adquirir do defeito.

Geralmente não é possível a aquisição de mais de um defeito, mas se realizado ganha-se apenas 1 talento para cada dois talentos. Ou seja, para ganhar dois talento extra é preciso 3 defeitos. Não é aconselhável adquirir mais de 3 defeitos.

orkoAzarado

O personagem nasceu com uma enorme má sorte, e algo de ruim sempre acontece com ele.

penalidade: Sempre que o personagem obter um em um dado além de falhar algo de ruim acontece. Caso não tenha nenhuma idéia para penalizar o personagem jogue 1d4 e escolha entre: 1 – a arma quebra (caso seja mágica cause dano nela); 2 – a arma caí; 3 – o personagem tropeça (recebendo todas as penalidades de cair e possivelmente levando um  ataque de oportunidade ao levantar); 4 – Baixa a guarda e receber um ataque de oportunidade.

Cego

Você não possui olhos ou se possui seus olhos não conseguem enxergar.

Penalidade: Você não pode fazer testes de observar. Seu deslocamento é reduzido a metade caso não possua guia, e não é possível se localizar qual local deve-s seguir. Para combate é aconselhado talento combate as cegas (pode comprar sem preencher os pré-requisitos), e para deslocamento maior que metade é aconselhável o uso de um familiar, companheiro animal ou montaria sagrada.

cringerCovarde

O personagem possui um medo generalizado de situações adversas, tentando fugir delas.

Penalidade: sempre que fazer um teste de medo o personagem deve rolar dois dados e considerar o menor resultado. O mestre deve ser encorajado a realizar constantes testes de intimidação contra o personagem. Uma falha nos dois dados fará o personagem fugir da situação, e uma falha critica ele ficará paralisado.

ram manObesidade

O personagem possui excesso de gordura em seu corpo, dificultando o deslocamento do personagem.

Penalidade: Considere que o personagem sempre está com carga média, reduzindo seu deslocamento de acordo com a tabela carga e possuindo Destreza máxima de +3 e penalidade em pericias de -3 similar ao uso de armaduras média.

trapjawManeta

O personagem não possui uma mão ou braço, impedido assim de usar duas armas ou armas maiores.

penalidade: O personagem não pode usar armas de duas mãos ou duas armas. Uma segunda arma leve pode ser implantada em uma prótese no braço sem mão, como um gancho.

skeletorMegalomania

O personagem se acha melhor que todos, acreditando que derrotará facilmente seus oponentes, baixando a guarda e não se empenhando devidamente em combates.

penalidade: Toda vez que enfrentar um inimigos receberá -1 na AC e em ataques até que perca 50% do seus pontos de vida. Caso ganhe ao enfrentar os mesmos inimigos novamente a penalidade voltará.

adamPreguiça

O personagem é avesso a atividades e trabalhos físicos, evitando ao máximo não fazê-los e não se empenhando como devia quando não puder evitar fazer um trabalho físico.

penalidade: O personagem recebe -4 em testes de força (Resistir a agarrar, carregar peso, levantar ou quebrar portas) e resistir a longas atividades (nadar, correr, escalar).

Surdo

O personagem não consegue escutar, impossibilitando de comunicar de forma adequada.

Penalidade: Não é possível fazer testes de escutar, e compreender linguagens, a não ser tenha compreender linguagens ler lábios.

Temerário

Você ama o perigo, se jogando para o mesmo com fervor de um bárbaro, não se preocupando com a própria vida.

Penalidade: O personagem recebe -1 na CA em situações de combate.

Perda de habilidade

O personagem não desenvolveu alguma característica no seu nascimento, ou não consegui aprender alguma habilidade de classe.

Penalidade: Ao adquirir esse defeito o personagem perde alguma característica racial vantajosa ou de classe que se desejar (como a resistência a veneno dos anões, ou a montaria do paladino).

7 Respostas to “Novo tipo de Talento: Defeitos”

  1. Perfeito Rodrigo. Essa sempre foi a minha maior queixa contra os jogos de D&D [qualquer versão]. Por mais heroico que seja seu personagem, ele nunca será um cara perfeito. Defeitos são essenciais, até para os melhores personagens.

    Parabéns…

  2. Muito bom, mas eu acho que colocaria o limite de 1 defeito e daria 1 talento extra para 1 defeito.

    Ótima idéia!

  3. @Nordestinus: Veja que eu coloquei penalidades constantes, para serem usadas em situações comuns ou sempre estarão com o personagem, nada de dfeitos que podem ser evitados por jogadores esperto. O classico é a obcesão. se bem escolhida sempre acompanhará o personagem evitando ganhar as penalidades.

    @Nitro: Mas o limite é 1, quando coloquei a possibilidade de ganhar outros talentos é para o mestre penalizar de alguma forma o jogador, quando dei a possibilidade de um segundo talento extra foi para diminuir essa maldade 🙂

  4. […] regra legal para defeitos no Pergaminhos […]

  5. Olá!
    Não vou dizer que é uma idéia inovadora, pois sei que já li algo similar em algum outro lugar e em alguma era remota. Entretanto, toda boa idéia é válida e ficou bem legal o que você escreveu. Quando eu renascer e voltar a jogar D&D penso em colocá-la em prática. 😄

    Até and Bye…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: