Artigo resposta: E-books e o Mercado Editorialo


Leitor legal esse que o Mr. POP apresentou!

Leitor legal esse que o Mr. POP apresentou!

O POP Dice publicou uma analise de um assunto mais falado a exaustão o mercado de livros virtuais, o titulo é: E-books e o Mercado Editorial. Apresenta nela uma analise do futuro para 2010 de Mike Elgan, um colunista da Computerworld, algo similar ao que eu fiz, mas muito mais fundamentado.

O primeiro comentário do Talude falou “Eu acho que assim como a internet não substitui o jornal impresso, e o UOL já apostou nisso logo quando surgiu a internet, o mesmo não ocorrerá com os livros, nem os de RPG.” e para explicar resumidamente o por que das coisas não terem ocorrido como muitos acharam:

Quando se comentou sobre a internet substituir a imprensa isto já esta acontecendo, na verdade a imprensa está migrando para a internet (vide matérias de jornais de grande emissoras disponíveis na internet – e graça ou para assinantes). Veja o exemplo do site globo.com falando sobre a morte de Dave Arnerson: Morre cocriador do RPG ‘Dungeons and Dragons’.

Monitores antigos, pior que ler rodapé de contrato!

Monitores antigos: pior que ler rodapé de contrato!

Os monitores nunca foram muito práticos para se ler, e só agora com os LCDs eles começam a ser suportáveis.

Os monitores geralmente não têm touch screen, e não podem ser levados para todos os cantos.

Antes a informação precisava de mídias não pratica para chegar de um computador para o outro, agora um pen drive cabe centenas de livros, e é menor que uma caneta e mais confiável e rápido que as mídias anteriores (disket -argh; CD – grava depois lixo, falha e gravação, tempo de gravação, arranhar o CD…).

O PDF, um formato mais agradável, leve e principalmente universal de livros é bem recente.

E telas maleáveis como papel plastificado já estão começando a surgir.

Estamos chegando na reta final…

Veja também:

O futuro do RPG

Uma resposta to “Artigo resposta: E-books e o Mercado Editorialo”

  1. Olá!
    Olha, se esse treco mostrado na imagem aparecer aqui no Brasil, eu compro! Eu odeio ler no PC pq os monitores agridem a minha vista, além do fato de eu não ter um laptop e não conseguir ler no local que mais gosto: numa rede! 😄

    Brincadeiras a parte, acho que o PDF veio pra ficar, mas não para substituir os livros de papel e tinta. Livros são coisas duráveis e palpáveis, e muitas pessoas confiam mais no físico que o “virtualmente salvo”. Eu pessoalmente sou a favor do PDF existir para o RPG, pois isso aumenta a praticidade para imprimir aqueles dados que são essenciais e que todos na mesa precisam ter (e que não é apenas a ficha), mas o livro é tão importante quanto o PDF. Por causa disso eu creio que os e-books devem persistir, mas não desbancar os livros.

    Até and bye…
    PS: o que eu queria mesmo era que a Jambo comprasse os direitos de Exalted e lançasse aqui no país 😄

Deixe uma Resposta

