Watchmen: Origem dos Hérois


Olá pessoal, em vez de fazer uma resenha do ótimo filme (que assisti a exatos 7 dias) e quadrinhos irei explicar um pouco da origem dos super-heróis criados por Alan Moore.

Agora que são famosos, Comediante, Rorschach, Coruja, Espectral, Dr. Manhattan, e Ozymandias, parecem personagens originalmente fabulosos, não?

É claro que não, eles todos são baseados em personagens da Charlton Comics, uma empresa que publicava quadrinhos sem prioridade nenhuma (apenas quando suas prensas não estavam sendo usadas), pagando mal seus funcionários e sem preocupação nenhuma com a qualidade. Então nos anos 80 ela vendeu seus personagens para a DC Comics, empresa que até hoje trabalha com heróis como Superman, Batman e Mulher  Maravilha. Alan Moore então elaborou uma história para DC usando personagens da Charlton Comics intitulado “Quem Matou o Pacificador?“. A proposta foi negada, mas o editor propôs criar novos personagens para a história. Moore inicialmente não aceitou a proposta mas depois imaginou que se criasse personagens genéricos o suficiente para lembrar os verdadeiros heróis conseguiria reproduzir o mesmo sentimento que heróis conhecidos.

Sendo assim Alan Moore criou os personagens de Watchmen, agora famosos, a partir dos seguintes personagens:

1654062493_48750d8c1f_o1Besouro Azul (O Coruja): O Besouro Azul original se chamava Dan Garret, que apareceu pela primeira vez em Mystery Men Comics #1, publicado pela Fox Comics, em 1939. Dan era um policial novato que decidiu se tornar um super herói usando um roupa a prova de balas e uma “vitamina” indutora de super-força. Nos anos 50 a Fox Comics vendeu os direitos do Besouro Azul para a Charton Comics, que tentou renovar o herói transformando-o em um arqueólog que encontrou um artefato egípcio mágico que lhe deu super poderes. Em 1964 Dan Garret morre e seu aluno Ted Kord, um brilhante inventor, decide ser seu sucessor, mas ao invés de usar o artefato decide usar diversos equipamentos tecnológicos (como os seus óculos, nave e pistola atordoadora). Em 2006 Ted Kord morre sendo substituído por Jaime Reyes que torna a usar o escaravelho de Dan Garret.

peacemaker2O Pacificador (O Comediante): Christopher Smith era um diplomata pacifista tão comprometido com a paz que decidiu se tornar um super herói e usar a força para avançar sua causa. Ele usava um armamento especial não letal, e a maioria dos vilões que ele enfrentava eram ditadores ou comandantes. Mais tarde ele descobriu que sua paz-pela-violência era causada por uma seria doença mental devido a seu pai ter sido um comandate de um campo de concentração nazista. A partir dai se tornou um vigilante mortal que matava sem pensar duas vezes, chegando a servir até como agente do governo dos EUA. Foi criado por Joe Gill  e Pat Boyette, e apareceu pela primeira vez em março de 1966.

the-questionO Questão (Rorschach): Vic Sage era um jornalista investigativo agressivo e sem rodeios, com a reputação de ser extremamente direto e até ofensivo.  Após ficar sabendo de se ex-professor Aristotle Rodor que o Dr. Arby Twain estava tentando vender uma pele artificial tóxica, que os dois criaram, para países de terceiro mundo, Rodor sugeriu que Sage utilizasse da pele para se disfarçar, criando assim uma mascara que lembrava uma face sem rosto.  Então munido de informação e um disfarce ele conseguiu impedir a transação de Twain. Agora ele possui uma nova identidade para investigar crimes e se tornar um novo herói. Para sua época ele era mais cruel em seus métodos, chegando a uma vez  a inundar um esgoto onde se encontravam criminosos para tirá-los de dentro, sem se preocupar se morreriam afogados ou não. Foi criado por Steve Ditko (co-criador de Homen aranha) e teve sua primeira aparição em 1967.

captainatomCapitão Átomo (Dr. manhattan): Allan Adam era um cientista que trabalhava em um foguete experimental quando acidentalmente o foguete foi lançado com ele preso dentro. Quando saiu da atmosfera o foguete explodiu e ele foi atomizado. mas de alguma forma ele ganhou super poderes que incluía a habilidade de reformar seu corpo de forma segura no solo. Inicialmente usava uniforme vermelho e amarelo, que aparentemente protegia as pessoas de seus poderes nucleares. Depois de ter seus poderes ampliados seu cabelo mudou de cor para branco prateado e seu uniforme passou a ser feito de um metal-liquido prateado. Suas histórias iniciais eram envolvendo a guerra fria e missões anticomunistas, assim como envolvimentos alienígenas. No começo fez dupla com o Besouro Azul, que depois foi substituído por Nightshade. Seus poderes eram: Super força, super resistência, vôo e projetar raios de energia. Foi criado por Joe Gill e Steve Ditko em 1960.

nightshadeNightshade, Phantom Lady e Canário Negro (Espectral): Espectral foi inicialmente pensada como espectral, mas após a não poder usar os personagens originais, Alan Moore a criou mais parecida com  os personagens Phanton Lady e Canário Negro. Do personagem Nightshade espectral manteve seu relacionamento com Dr. Manhattan (Capitão Átomo),   de Phanton Landy um pouco de seu uniforme sensual, e de Canário Negro suas habilidades marciais. Nightshade, nome real Eve Eden, foi criada para ser parceira do Capitão Átomo em 1966, pelos mesmos criadores, tendo um relacionamento amoroso com o mesmo. Seus poderes eram baseados em sombras e só foram explicados como sendo de origem alienígena mais tarde.

cannon-thunderboltThunderbolt (Ozymandias): Peter Cannon foi criado em um monastério no Himalaia após seus pais morrerem tentando combater uma peste negra. Treinado a partir do conhecimento de antigos pergaminhos sagrados, ele alcançou o níveis de perfeição da condição física e mental. Aprendeu assim concentração, mente sobre a matéria e a arte de ativar e aproveitar partes não usadas do cérebro. Retornou para a América e adotou o nome de Thunderbolt. Foi criado em 1966 por Pete Morisi na Charlton Comics.

É isso ai, em breve mais matérias sobre Watchmen, agora para RPG mesmo, um filme que conseguiu fazer o que parecia ser impossivel: tornar uma complexa e longa história em um filme para ser lembrado.

Advertisements

2 Respostas to “Watchmen: Origem dos Hérois”

  1. franciolli Says:

    Parabéns pela excelente matéria Rodrigo.

    Adorei o filme, ainda não li os quadrinhos, mas ficava me perguntando, embora não tivesse tido a coragem de correr atrás, de como foram criados os personagens.

    Parabéns! Fantástico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: