Corram, A Blogosfera RPGistica lotou!(parte 2)


Continuação…

O caos predomina em um mar de mentes digitais que publicam coisas para seu hobby preferido na blogosfera rpgistica nacional. Uma falta de identidade e uma concorrência acirrada tentam causar ao colapso dessa civilização.

Role o dado para resistir ao dano da falta de identidade e da concorrência acirrada!

.

Continuando como disse anteriormente o caos pode levar a problemas, mas existem soluções.

Apesar de um pouco bagunçada, o crescimento da blogosfera rpgistica é ótimo, trazendo no geral benefícios de novidades em geral em um volume muito grande.

Imagine como seria contratar toda essa gente, deixá-las livres para escrever o que quisessem, e ai depois organizar e selecionar o que cada um desses fizeram para dar a melhor leitura possível, e é esse trabalho que um leitor da Blogosfera RPGistica tem que fazer para realmente achar todas as perolas desse caos.

Os agregadores/indexadores ajudam, mas com o atual volume de artigos, matérias saem da primeira página  no mesmo dia! Acho que a comprovação disso é a criação da “iniciativa 4e”, que tenta arrumar a casa nos Blogs que produzem material para 4E, criando um mesmo tema quinzenal para as matérias da vez. Outros começam a criar um artigo contendo tudo que acham legal na semana.

Dito isso, vejo que até mesmo dentro de um único Blog existe uma “bagunça” (eu me incluo nisso), e o caos da rede impede um eficiência máxima. O que quero dizer com isso? Se uma editora contratasse essas dezenas de Blogueiros, e coordenasse em projetos de forma organizada e coerentes, ninguém conteria o poder dela (claro que mesmo que ganhássemos para isso não conseguiríamos escrever tanto sob rédeas curtas), e seriamos um grande estúdio de RPG.

Mas como isso não acontece vejo que toda inflação depois de um tempo satura, e acabara por sucumbir os mais fracos. Quando essa depressão ocorrer, apenas quem se mantiver persistente, continuará o trabalho. Atualmente um clima de euforia estimula a todos escreverem qualquer coisa, muitas vezes sem nenhum objetivo, e praticamente sem nenhum ganho financeiro. Isso não é suficiente para manter a blogosfera se suportando. Então surgirá algo novo para tomar seu lugar, ou até algo velho. Uniões de blogs, contratação de blogueiros por uma “nova editora virtual”, ressurgimento de “portais” agora com o intuito de organizar essas matérias (afinal linkar não é crime).

Vamos deixar a Blogosfera bombada e gigante como esses Protantilos!

Vamos deixar a Blogosfera bombada e gigante como esses Protântilos!

A única solução para mantermos esse bom momento, que começo a sentir esvaindo pela comunidade, é nos organizarmos, como fez o pessoal da Iniciativa 4E. Como fazer isso? não sei exatamente mas aguardo sugestões.

Sugestões que começam a surgir

Antes de iniciar essas matérias abri uma discussão na lista de blogs, e disso está surgindo duas idéias: criar um cenário de zumbis baseado no meme de zumbis (por enquanto apenas o morro da fumaça já está sendo feito), e criar um cenário descompromissado feito pelos blogueiros.

Antes de acabar tenho uma dessas sugestões:

A proposta é criar uma matéria mensal (ou outra freqüência maior caso dê certo e haja demanda) que de alguma forma seria compartilhada pelos blogs. Essa matéria seria editada por um blogueiro diferente a cada mês, e consistiria em uma espécie de editorial de uma pseudo-revista de blogs de rpg.

O editorial seria feito por um blogueiro a cada Mês, que seria escolhido entre de voluntários (nada de convidar quem não quer), seja pelo editor anterior, ou por voto. O ultimo editor não poderia ser convidado novamente durante um certo tempo (para não criar uma hegemonia antidemocrática).

A matéria/”editorial de revista” conteria o link para matérias de vários outros blogs, criando um guia para o leitor ver noticias mais importantes do mês, matérias mais legais (e úteis), dicas de jogo e de mestre, e qualquer outra coisa que o editor deseje colocar.

E ai o que acham?

Peço a sugestões de vocês para novas idéias, ou para melhoria das idéias apresentadas. Comentar não mata. E antes de terminar agradeço a todos que comentaram a matéria anterior e deram suas sugestões na lista de Blogs.

vejam também:

Corram, A Blogosfera RPGistica lotou!(parte 1)

Advertisements

14 Respostas to “Corram, A Blogosfera RPGistica lotou!(parte 2)”

  1. poxa chei bacana. Uma sugestão seria ao invés de simplesmente cenários e etc. Pois para mim pelo menos, cenários não são importantes, eu crio meus próprios mundos de jogo. Eu acho mais importante material similar a uma Dragon e Dungeon Magazine, mas claro, organizado com uma idéia de tema e nada de ficar só entulhando material. Essa é minha opinião, quem estiver disposto a fazer isso, eu estou junto!

  2. Olá Rodrigo. Concordo com muito do que foi falado [a grande maioria, pra falar a verdade]. Estou acompanhando a criação do Morro da Fumaça by Z e creio que isso ainda vai dar muito pano pra manga. Essa iniciativa pode ser uma das melhores saídas para a blogsfera. Esse inchamento repentino pode causar duas coisas: crescimento desenfreado e desordenado [que ainda está bem controlado, se observarmos os agregadores]. E também pode gerar em várias fusões [assim como aconteceu para o nascimento do RPG Virtual].
    Eu acho que a segunda opção seria mais viável para os pequenos blogs, pois eles juntariam muitas vantagens em relação aos blogs que são escritos por uma pessoa só [e que não tem tanto tempo disponível para escrever, como uma turma de 5 ou 6 escritores].

    Eu gostei muito da idéia da revista, que apareceu no grupo da Google, mas o assunto parece ter entrado em torpor.

    Ótimo post, tanto esse como a primeira parte. Ótima leitura…

  3. A organização na blogosfera só surge se for espontânea, e mesmo assim muitas vezes cambaleia. Mas a preocupação com o assunto é compreensível, pois concordo que há ótimas idéias mal exploradas por aí.
    No mais, só faltou a referência pra imagem (ótimo uso no contexto, aliás ^^).

  4. Opa Alexandre, coloquei o link agora 🙂 bem lembrado.

    Vamos ver, vamos ver com as coisa irão continuar 🙂

  5. […] Isto seria culpa da superlotação? […]

  6. Eu acho que uma revista mensal em PDF com o melhor dos blogs seria uma boa!

  7. Concordo com o Nitro. Mas não gosto de nenhum tipo de organização muito estruturada não. Não acho que serviaria para crescer e sim para fazer um de nós crescer com o trablhao dos outrois, como é o caso dos mega-portais, que hoje meio que agonizam.
    Gosto do Caos porque me permite conhecer coisas novas e crescer.

    • Realmente não gosto da organização de cada Blog, é bom deixar todos livres para publicar o que quizerem. Por isso a ideia da revista, onde um editor faz uma matéria linkando as materias publicadas pelos blogs naquele mês que ele ache mais significativa e de acordo com sua “edição”.

  8. […] conversa surgiu após ler as opiniões do blog Pergaminhos Dourados do RSemente, nosso leitor assíduo inclusive. Ele argumenta que estamos num ponto em que a […]

  9. Li algo nadavaer com o universo RPGístico (a ver com a minha outra profissçao, a de Desiner) que talvez venha a agregar na discussão de vocês. Antecipo que o texto é longo e exige paciência, mas, dadas as devidas paráfrases, elucida pra cacete:

    http://criticanarede.com/ed_123.html

  10. A blogosfera é igual coração de mãe…cabe todo mundo!
    Mas muito desses blogs vão morrer qdo passar a modinha….

  11. Cobbi, uffa, ainda bem que você avisu que o texto0 era grande senão…
    O tema do link que passastes é ainda mais generico que o RPG (ou blogs de RPG) englobando-o.

    Não sei se concordo com tudo que o portugues falou, mas muita coisa bate, e o pessoal do taulukko comentou algo sobre pagar pelos serviços do site, e tal…

    A única grande diferença é que estamos “competindo” pelo crescimento do blogs, algo que não dá dinheiro por si só, apenas alguns blogs tem publicidade. Mas fazendo um paralelo com o que eu disse a matéria apontada por si, as “palermices” seriam os “memes” chatos, ou meta-materias como essa 😛

  12. d.darkangellus Says:

    Mas temos,ou quem está na corrida pelo Top 10,que compreender que alguns Blog’s não surgem,simplesmente,com a intenção de promover/competir.

    Conheço Blog’s de Rpg que surgiram apenas como uma brincadeira de um grupo,um outro passatempo,outros amigos podem curtir também as idéias dos demais,inclusive após a ”bendita,inclusão digital” é fácil conseguir ”amizades” de seu respectivo grupo,com MSN, Orkut, Comunidades de rpg e dezenas de Fóruns,o caminho tornou-se menor,o Blog é somente um outro caminho para comunicação.

    É possível que centena de blogs ruins apareçam?Sim,é possível,e como tal,existe a possibilidade de aperecer um ou mais melhores que os atuais.

  13. Cobbi eu li o texto quase todo. É semana de provas e eu tenho pouco tempo livre. Bem ali na mesa tem uma pilha de alunos anisosos para saber porque não conseguiram fechar a prova de filosofia com uma nota maior do que uma casa decimal além da vírgula.
    De qualquer forma eu concordo com o autor, mas não coloco o google como grande vilão da era digital. Existem aqueles que geram receita epara ele, de certo, mas duvido que eu seja um deles. E se for, tanto faz, por enquanto.
    Mas o que eu gostaria de descobrir é como converter o meu blog em algo que desse um pouco mais que satisfação e visitas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: