Locais Fantásticos: Fortaleza dos Reis Magos


Bem vindo a segunda matéria da serie de artigos Locais Fantásticos. Hoje descreveremos a Fortaleza dos Rei Magos, ou Forte dos Reis magos como é mais comumente chamada, fortaleza símbolo da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, cidade em que resido.Também foi chamado de Forte Keulen ou Castelo Keutlen pelos Holandeses.

O Forte dos Reis Magos realmente é bonito, principalmente por se localizar em uma área com paisagem bonita. Seu nome dá margens a bastante interpretação, para quem não conhece nada do cristianismo, pois os Reis Magos foram homens sábios que visitaram Jesus Cristo em seus primeiros dias de vida, lhes trazendo três presentes: Incenso, Ouro e Mirra. O primeiro para representar a sabedoria, o segundo para representar sua “linhagem real”, e o terceiro representando sua linhagem divina. Em inglês eles são conhecidos como Three Wise Men, ou três homens sábios, como os sábios/ sacerdote persa ou medo/astrólogo eram considerados magos, a língua foi sofrendo alterações e a tradição não, e eles foram continuando sendo chamado de magos, mesmo essa palavra tenha se transformado e atualmente, coloquialmente, não mantenha esses significados e sim de feiticeiro.

Fatos: A fortaleza foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potenji. Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.

Iniciada feita de uma paliçada de estacada e taipa, com planta no formato circular, foi feita sob ordem do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem. Em 1597, foi reformada e teve o aspecto atual, com suas cinco pontas,  as suas obras ficaram a cargo de seu primeiro comandante, Jerônimo de Albuquerque Maranhão, mas continuou sendo modificada até chegar na forma atual.

já no início de 1602 a fortificação estava em condições de defesa , guarnecida por um destacamento de duzentos homens, e artilhado com 10 peças em suas carretas.

O atual forte apresenta planta poligonal irregular, erguido em alvenaria de pedra e cal. Em torno do terrapleno, ao abrigo das muralhas, encontram-se dispostas a Casa de Comando, os Quartéis e os Depósitos; ao centro, ergue-se uma edificação de planta quadrangular, em dois pavimentos:

  • no pavimento inferior, situa-se a Capela, apresentando vãos em arco pleno;
  • no superior, acedido externamente por uma escada em dois lances e através de uma porta de verga reta, dispõe-se a Casa da Pólvora, coberta por uma cúpula piramidal. Nos vértices desta pirâmide, cunhais, cornija e pináculo completam o conjunto.
  • Chegou a ter 10 canhões de bronze, e mais 16 de ferro.

No terrapleno abre-se, ainda, a Cisterna.

O acesso ao forte é feito por uma passarela, da praia ao passadiço e, a partir daí, através de uma arcada à direita, saindo para o corredor. Outra escada dá acesso ao terrapleno e ao portão para a praça.

Fantasia: Três poderosos magos reis profetizaram a vinda de seu deus da guerra ao mundo, então se uniram e criaram a fortaleza em formato de estrela, com uma torre no centro, perfeita para observação dos astros que preconizariam a vinda de seu senhor. Cada um dos magos possui uma especialidade: Um cura, outro profetiza e outro Encanta.

Top Secret: Atualmente tombado pelo Patrimônio Histórico e ponto turístico, amenizam seu passado bélico e sobrenatural. Conquistados pelos Holandeses, e servido como prisão dos revolucionários da Revolução Pernambucana de 1817, foi construído em um ponto de alta energia, segundo os nossos parapsicólogos, servindo para rituais de todos os tipos (comumente aqueles que pedem  poder e vitória entidades sinistras). Qualquer agente que adentrar seu interior a noite deve estar preparado para se encontrar com espíritos do passado e grupos praticantes de rituais, sempre de alguma das seitas dominantes, sempre em guerra com outros grupos. Ao meu ponto de vistas esses loucos merecem ser vigiados e encarcerados sempre que seus delírios ilusórios o levarem a causar a morte de algum inocente. Ass. Tenente X.

Veja também:

Locais Fantásticos: Fortaleza dos Reis Magos

7 Respostas to “Locais Fantásticos: Fortaleza dos Reis Magos”

  1. Ótimo lugar, o forte. Minha família é de Natal e já visitei o forte algumas vezes. Tinham calabouços e grilhões originais lá(não sei se continua lá hoje), e uma placa homenagenando um revolucionário que morreu no forte.

    Saudações João Berkel

  2. […] terceiro artigo da série Locais Fantástico apresenta A Serra Caiada. Seguindo Atol das Rocas e o Forte dos reis magos, esse local é historicamente e geologicamente ainda mais maravilhoso que os antecessores. Serra […]

  3. o forte é uma das coisas mais bonitas do rn e por isso eu mim orgulho em dizer sou potiguar pq aqui tambem tem riquesas naum é so miseria como passa nos jornais

  4. vcs q nunca vieram aqui deveria vir para ver como aqui é rico em coisas bonitas e especiais como o forte

  5. mim ajudou no meu trabalho muito obrigado

    • É bom saber que você se ajudou no seu trabalho, e espero que o obrigado seja para você por que se eu não ajudei não os mereço. Agora se você quis dizer “me ajudou” espero que não seja um trabalho de Português 😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: