Armas de Star Trek: Bat’leth


A espada de Kahnles, a primeira Bat'leth

A bat`leth, ou “espada da honra”, é uma tradicional arma de laminas Klingon. Ela lembra uma cimitarra de duas pontas em forma de lua crescente, a bat`leth é segurada usando três cabos ao longo da parte externa da lamina. Ela é considerada amplamente a arma mais popular entre os guerreiros klingons.

De acordo com a mitologia klingon, a primeira bat`leth foi forjada por Kahless o Inesquecível no século IX. Kahless cortou um prendedor de seu cabelo e jogou dentro da lava do vulcão Kri`stak, então mergulhou o prendedor em chamas dentro do Lago de Lusor e transformou ela em uma lamina. Após forjar a arma, ele a usou para lutar contra o tirano Molor, e então lhe deu seu nome. Esta história não foi gravada em textos públicos, mas foi passada verbalmente pelos clérigos Klingons como um teste do Retorno de Kahless.

A espada de Kahless foi preservada pelos Klingons após sua morte, até que foi roubada pelo Hur`q quando ele pilhou Qo`noS cerca de 500 anos depois de sua morte.

Uma bat`leth tradicional normalmente tem aproximadamente 116 centímetros de comprimento, com laminas compostas de baakonite, pesando cerca de 5.3 quilogramas, e tem em seu exterior uma manopla de 4 centímetros de diâmetro.

Arma Exótica

Arma corpo a corpo de duas mãos

Nome: Bet’leth

Preço: 200 po

Dano (pequeno): 1d6/1d6    Dano (médio): 1d8/1d8

Decisivo: 18-20/x2

Incremento de distância:

Peso: 5,3 kg

Tipo: cortante

Especial: Arma dupla

Worf possui uma bat`leth que está em sua família por 10 gerações. Após sua companheira K`Ehleyr ser assassinada por Duras, Worf usou sua arma para matar Duras em um combate honrado.

Durante o tempo abordo da USS Enterprise-D, Worf treinou William Riker e Beverly Crusher no uso da bat`leth.

Uma bat`leth foi apresentada entre outros troféus no inicio dos anos 2280s na montanha-cabine de James T. Kirk, como re-criada pelo Nexus.

Competição de Bat`leth

A Competição de Bat`leth foi um torneio Klingon sediado em Forcas III. A competição é lutada com Bat`leths. O torneio é frequentemente violento e deixam muitos severamente feridos e mutilados.

Na data estelar 47391.2, Worf retornou de um torneio com o troféu de primeiro lugar, Campeão permanente.

Ordem da Bat`leth

O simbolo da Ordem de Bat`leth

O símbolo da Ordem de Bat`leth

A Ordem da Bat`leth é um grupo exclusivamente de Klingons, um status concedido aos guerreiros que se distinguiram no campo de batalha. Ele é considerado a maior honra que u Klingon pode receber. Cada ano, o chanceler titula novos membros para dentro da Ordem em uma cerimônia no Salão dos Guerreiros no quartel general da Força de Defesa Klingon. Celebrações embriagadas são realizadas durante um dia inteiro antes da titulação propriamente dita, que faz parte da cerimônia como um teste de resistência.

Em 2373, os titulados foram H`ta, filho de Kahmar, T`vis, filho de Barot, e Huss, filha de A`trom. Benjamin Sisko foi também adicionado na lista de titulados como Jodmos, filho de Kobor, como parte de uma operação disfarçada que expor um desafio pela liderança Klingon.

Na serie de novelas Star Trek: IKS Gorkon, Klag foi titulado na ordem em 2376. Worf também se tronou um membro da Ordem de Bat`leth, a trama foi revista nas series Star Trek: Time to . Dentro das novelas, um profundo historico é provida para a Ordem como sendo fundada por Dama Lukara para preservar a visão d Kahless do Império Klingon no futuro através  de acordos e  prevenção contra ações desonradas que manchem a raça Klingon. A Ordem abandonou esta pratica por algum tempo antes de ser reativada pelo Chanceler Martok.

Aparições

Esta é a lista contém 29 episódios em que Bat`leths aparecem.

Backgroun

A bat`leth foi desenhada originalmente pelo especialista em artes marciais Dan Curry, que também desenvolveu os intricados movimentos realizados em seu uso.

A palavra Klingon para esta arma é betleH, etimologicamente derivada de batlh’etlh (“lamina de honra”).

A bat`leth apresentada no fundo da Stargat SG-1, no episodio da sexta temporada “O Outro Cara”. John Billingsley, que interpretou Dr. Phlox na série Enterprise, também apareceu nesse episodio, como um cientista obcecado por Star Trek.

Veja também:

Nova Arma: Sarissa, a lança que fez um império

3 Respostas to “Armas de Star Trek: Bat’leth”

  1. […] Armas de Star Trek: Bat’leth […]

  2. […] legais. Já apresentamos diversos exemplos nesse humilde blog, como da simples e enorme sarissa, as exóticas Bat’leth, Lirpa e Ahn-woon de Star Trek, até a sofisticada espada […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: