Gurps 4ª Edição português de graça


Além de velha essa notícia esta com titulo pra lá de sensacionalista, e deveria ser: Gurps 4ª Edição Lite português de graça pela Steve Jackson Games (traduzido pela devir). Mas eu descobri agora (em janeiro) :(, no link da rede RPG, apesar desse ser o acontecimento que permitiu essa matéria, não é o motivo principal.

O motivo dessa matéria é renovar a existência desse material, visto que o interesse do RPGistas brasileiros por GURPS ainda é grande, como indica as várias matérias recentes sobre GURPS:  Clérigos para GURPS, personagens de GURPS sendo lançados constantemente como o GURPS Espionagem Espião, [Opnião Pessoal] Qual é o melhor sistema?, BOMBA: Conversa aberta com a Steve Jackson Games, Nova campanha de Gurps em Acaraú [literalmente], Precisa-se de mestre de Gurps (remunerado), ZBCast 003 – GURPS,[ G u r p s ] jogada de defesa, Clérigos para GURPS. A maioria são lá do zona neutra, mas e dai, mostra que tem gente interessada em GURPS. Fato louvável mesmo após anos sem lançamento, e o domínio do um sistema.

O segundo motivo é que agora tenho base para lançar material em GURPS 4e, que mesmo sabendo inglês, e tendo acesso a livros de GURPS de amigos meus, não tive coragem de encarar a prender o sistema todo em inglês.

Heordred e Sua Lança-espada

Os links que se podem baixá-lo é:

http://e23.sjgames.com/item.html?id=SJG37-1005

Mas também encontrei o material aqui:

http://index.rpg.net/display-entry.phtml?editionid=1429

http://marlonteske.multiply.com/video/item/12

http://www.rpg.supernemo.com.br/

Para não deixar essa notícia sem utilidade nenhuma, irei apresentar a ficha do primeiro personagem que fiz usando esse manual e uma arma nova:

Heodred, o caçador de dragões (pontos 100)

Atributos (80)

ST 13 (30)

DX 11 (20)

IQ 11 (20)

HT 11 (10)

Vantagens (19)

Reflexos em combate (15)

Destemor x 2 (4)

Desvantagens (-40)

Impulsividade -10

Excesso de confiança -5

Senso de dever: Grupo de aventuras -5

Honestidade -10

Código de honra: cavaleiro -10

Peculiaridades (-5)

Dá nome a suas armas: a atual, uma lança espada, se chama Bradante -1

Adora ver mapas e imaginar onde os dragões estão escondidos -1

Gosta de caçar aves dizendo que é como matar dragões -1

Grito de guerra: Ao combate!!! -1

Gosta de falar com sua arma: Vamos destroçá-lo Bradante-1

Dano: GDP: 1d BAL: 2d-1

Carga Basica: 17 kg

Velocidade Básica: 5,5

Deslocamento base: 5 (-1 carga)

Esquiva: 9 (-1 carga)

Aparar: 11

RD: 3

Pericias (46)

Conhecimento do terreno  11 (1)

Primeiros socorros 12 (2)

Caminhada  12 (2)

Diplomacia 10 (4)

Intimidação 11 (2)

Salto  11 (1)

Liderança 12 (8 )

Armas de Haste 14 (12)

Lança 10 (1)

Bastão 11 (2)

Espadas de lamina larga 10 (1)

Cavalgar 12 (4)

Tática 12 (8 )

Equipamentos:

Lança Espada, Loriga de Escamas

Nova arma:

Arma de hastes (DX-5)

Lança-espada    Bal +2 corte         $ 700       3 kg          10++

————– ou      GDP +2 Perf           —                —             10+

+ = requer duas mãos para usar.

++  = requer duas mãos para usar e quando usada desprepara, a não ser que tenha ST 1,5 vezes maior que a força indicada.

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24 Respostas to “Gurps 4ª Edição português de graça”

  1. Jeferson "Shin" Leite Borges Says:

    Gurps é um sistema interessante, coeso e muito bem fechado.
    Como ele não tem foco em ambientação, pode ser colocado em qualquer cenário e funciona.

    Mas parece que a bola da vez é com o D&D mesmo.
    Apesar é claro que Gurps sempre terá um cantinho na minha estante.

    Abraços!

  2. O grande lance de D&D é que qualquer jogador pode gastar tempo e energia com o seu cenário, utilizando as regras de D&D, pois vê uma infima chance de ter algum retorno com isso.
    Enquando GURPS não existe só um caso de cenários suplementos rejeitados pela Steve Jackson Games.

  3. Eu adoro gurps, mas um dos seus pontos fortes na minha opinião (a criação de personagens) muitas vezes afastam os iniciantes pela complexidade.

  4. Gurps está sim muito vivo!
    O surgimento da recém-nascida GurpsNation.com indica isso!

    • Daniel-> O novo GURPS está mais simples que o anterior, pricipalmente na criação de personagens, unificando as tabelas de custo de pericias.
      Mamangava-> Pois é, escrevi essa matéria antes de descobrir o GURPS Nation!

  5. Eu ainda mestro Gurps e é meu sistema preferido. Mas não sou mestre de regras. Não fico olhando o livro para saber cada detalhe. Na dúvida o bom senso vira a regra.

  6. Gurps ainda é um sistema muito vivo na cultura RPGistica brasileira. Tenho acompanhado em fóruns de vários sites [e algumas editoras] que o setor de Gurps é bem mais movimentado que o segundo sistema da Devir, por exemplo.
    Isso, é claro, não é uma comparação. Só uma observação de que, mesmo sendo abandonado já há mais de 5 anos, o Gurps ainda tem seus fãs.
    Lá na Zona Neutra, muitas matérias sobre Gurps ainda vão sair. Não por ser o ‘meu’ sistema de regras favorito, mas sim pela vantagem que o Shin citou. Não importa o cenário, Gurps se encaixa.

    E sobre sites de Gurps, ainda temos alguns bem movimentados.
    Gurps a Pampa [http://www.gurpsapampa.clic3.net/]
    Gurps Nation [http://www.gurpsnation.com/]
    Gurps Melendor [http://www.gurpsmelendor.blogspot.com/]
    Naipes Estranhos [http://www.naipesestranhos.com.br/index.shtml]

    E o blog do Mestre Meyer, que tem a sua grande maioria de personagens para Gurps.
    PC Pronto [http://pcpronto.blogspot.com/]

    Sei que vou cair no Spam, por causa da quantidade de links, por isso estarei enviando um e-mail para o rsemente, para aivsálo do meu ‘spam’…

    Até…

  7. Impressão minha ou gurps está ressurgindo das cinzas…

  8. Beleza a divulgação do material. Eu não jogo GURPS desde 1998 mas sempre quis usar o sistema novamente — só que meu velho GURPS (formato magazine, lembram?) não atrai mais ninguém, está velho e desatualizado.

    Vou dar uma boa olhada nesta edição e ver se convenço alguém a jogar uma partida de GURPS Supernatural.

  9. Eu não abro mão do meu Gurps. Mestrando ele atualmente e recomprando os livros velhos que me desfiz a algum tempo atrás…

  10. […] Pergaminhos Dourados Bem vindo às Guerras Dracônicas! « Gurps 4ª Edição português de graça […]

  11. Eu tenho esse preview da tradução e está ficando muito bom…
    Parabéns à galera que tomou a iniciativa…

  12. Cara, muito massa esse seu personagem… Bem pensado, em todos os pontos.

    Aqui na minha cidade, a gente vai jogar o GURPS Lite 4e, só que com duas únicas alterações:

    * Pelo custo de 3 PFs, você pode usar um ataque total, só que com direito à defesa;

    * Adicionei a tão esquecida e odiada desvantagem Sadismo… Fica muito mais interessante quando algum personagem adota essa característica…

  13. Everson(Imothep) Says:

    galera o que posso dizer de Gurps é o seguinte, quando se tem um bom mestre você vai querer jogar nenhum outro RPG com excessão é claro de shadowrun que é um outro RPG perfeito na minha opinião, esse esquema de ser dificil de fazer ficha ou cheiio de regras vai de mestre pra mestre porque o proprio livro deixa isso em aberto para quem quiser jogar de maneira mais realista ou não. mais ai vem uma questão se vc não que jogar um jogo mais proximo da realidade com relação as ações pra que vai jogar gurps joga D&D, 3D&T, Vampiro que tem regras simples e é bem facil de entender tudo de modo geral.
    pra finalizar vo dizer o seguinte, eu jogo Gurps a 8 anos e o mestre é um professor de História as aventuras que jogamos nesses anos todas foram aventuras extraordinárias dignas de contos. o que importa não é o sistema e sim a vontade de se divertir com os amigos isso é RPG.

    • rsemente Says:

      É isso ai, só não concordo com quem não quiser jogar realista precisar mudar de sistema, pode jogar qualquer um, inclusive GURPS, que tem regras tão simples (ou mais) que D&D.

  14. Everson(Imothep) Says:

    não mano eu não quiz dizer que precisa mudar de sistema disse que jogar outros jogos com regras mais simples seria o ideal, como falei também da pra jogar gurps com regras simples porque o proprio livro deixa isso a nossa escolha.

  15. GURPS é o melhor sistema existente para RPG simplesmente por não estar restrito a um tipo de cenário em específico. É lógico que o D&D é tradicional e tem os melhores mundos de fantasia. Mas quanto ao sistema?! O GURPS foi desenvolvido para ser uma espécie de BORG, os suplementos do D&D e muitos outros servem apenas para serem “absorvidos”… rs… Eu jogo Reinos Esquecidos (mundo de Toril) em GURPS 4.0.

  16. Olá pessoal, eu mestro D&D 3.5 e não gostei muito da 4ª versão, apesar de não conhecê-la toda ainda.

    Queria saber da galera se o GURPS 4ª edição é melhor que as outras. Estou conhecendo GURPS agora, e queria começar pela melhor versão.
    Vlw

  17. Acho que a grande Vantagem do Gurps em relação a outros RPGs, é que el é ais pé no chão. não é que nem no D&D em que vc vira um deus e seus itens mágicos valem as Riquezas de vários reinos inteiros. D&D é divertido pela temática e capacidade de proporcionar aventuras. mas só o Gurps consegue fazer um combate mais próximo do real.

  18. […] ficha coloquei Heödred, que publiquei na matéria análoga de GURPS 4E. E também fiz ele para D&D 5E (mas sem link para materiais e […]

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