Pesquisa aos Blogs


Quem é você? Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?

Quem é você? Quem sou eu? Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?

O Alexandre do Zona Neutra está curioso sobre a blogosfera, e para entendê-la melhor bolou um questionário legal, com perguntas sobre os blogueiros e suas pretensões com os Blogs.

Não sei como ele queria a resposta, mas o comentário sozinho possui cerca de 300 palavras e acho que fica inadequado responde-las em um comentário. Então aqui vão as perguntas, e como ele não fez isso em formato de meme, fica a cargo da blogosciencia de cada um responde-la :).

01 – Se identifique por favor. Diga quais seus blogs [no caso de ter mais de um, como tenho visto acontecer muito] e de onde você é?

Sou Rodrigo Semente, do Pergaminhos Dourados, residente em Natal/RN.

02 – Qual o principal objetivo de seu blog? Quem é o seu público alvo? Quais suas metas?

É apresentar o meu cenário Guerras Dracônicas, mas, como todos podem ver, menos da metade das matérias foram sobre ele. O Fato é que criar material suficiente organizado para uma matéria demanda  certo tempo, e atualmente é uma das coisas que tenho de menos. Então vou devaneando, criando material genérico, enquanto o cenário não anda, cativando um publico variado de 3d20 leitores. E por final transformar os leitores em colaboradores, abrindo o cenário de forma semelhante ao projeto Tagmar 2.

03 – Por que acha que os blogs têm ganhado cada vez mais espaço entre os principais portais de RPG e assuntos relacionados? Acha que os portais podem perder a força e cair de rendimento por causa disso?

Os Blogs são mais inteligentes, funcionando como um “organismo vivo”, que processa e espalha informação de maneira  dinâmica. Os portais sobreviverão se tiverem alguma coisa a oferecerem em troca e ainda manter a liberdade de opinião de um blog.

04 – Têm planos de transformar seu blog num espaço mais amplo? Tem planos de comprar um domínio para hospedar suas idéias?

O Blog surgiu da idéia de tornar a informação do cenário de forma mais apresentável e fácil. Antes essa informação se encontrava em uma Wiki. Já é um espaço mais amplo, que poderá conter um numero enorme de colaboradores. Mas por enquanto é mais um projeto pessoal, de criar um cenário com maior abrangência do que minha mesa de jogo e por isso não planejo comprar um domínio próprio.

é pergunta que não acaba mais!

É pergunta que não acaba mais!

05 – Seus objetivos [principal e secundários] têm sido alcançados? O seu público alvo têm respondido de acordo com suas expectativas?

Ainda não comecei a usar o blog como queria, divulgando material de cenário, e por isso tem sido apenas um blog de RPG, atraindo um publico crescente e legal, isso começou a me agradar bastante, uma satisfação pessoal, saber que o que eu crio ou penso é apreciado por outras pessoas.

06 – Você joga RPG? [kkk]… Que jogos você utiliza atualmente? Você só mestra ou também joga?

Jogo RPG sim, mas estou sem jogar a mais de 1 mês e meio … Meu grupo joga mais D20, mas dois mestres começaram campanhas de GURPS e L5R, que infelizmente não posso jogar. Normalmente costumo jogar mais que mestrar, mas minha campanha te agradado os jogadores e pretendo continuar a mestrar quando uma parte do meu tempo voltar.

07 – Qual o seu estilo preferido de RPG? Os mais interpretativos ou os mais combativos? Esse gosto pessoal tem influência no que escreve em seu blog?

Eu gosto de fazer personagens e os ver evoluindo, na história e no poder. Particularmente não sou um bom “ator”, e minhas interpretações não são memoráveis, mas as atitudes dos personagens são interessantes, claro isso depende um pouco do mestre desenvolver tramas que permitam o crescimento dos personagens como heróis únicos. Pensando nisso, crio o cenário de forma a contar pequenas histórias e com coisas criativas, nada do mias do mesmo, o importante é variar, desde que consiga colocar as coisas com um mínimo de sentido (mas absurdos como os existentes em alguns desenhos dos anos 80 podem ser interessantes).

08 – Como você avalia o crescimento do seu blog, de acordo com as visitas e os comentários que você recebe diariamente? Ele está fazendo aquilo a que se propõe? Os leitores concordam com seu ponto de vista?

O blog está entrando em uma massa critica, começando a bombar. Se continuar com o trabalho posso conseguir um bom publico, mas creio que está precisando de mais matérias genéricas para qualquer jogo, e com algumas regras também.  Infelizmente ele não está fazendo exatamente o que se propõem, pois eu não estou fazendo o que me propus: criar material para o cenário. Mas não forçarei o ritmo, caindo no risco de diminuir a qualidade do cenário (que não sei se tem qualidade, mas..)

09 – Acha que a força dos agregadores têm tido mais peso no crescimento de seu blog, ou isso se deve mais aos seus posts? Não estou dizendo: ou um, ou outro. Sei que as duas vertentes são bem diferentes, mas qual a que mais está te ajudando atualmente?

Ajuda bastante, sempre que posto uma matéria nova, tenho mais visitas dos agregadores, e isso atrai novos leitores a ler matérias antigas, e aparecer o blog nos buscadores de sites (Google).

10 – E por último, mas não mais importante. O que você acha que deve melhorar no universo dos blogs que têm aparecido cada dia com mais conteúdo? Eles estão se saindo muito bem, a ponto de se manter e ganhar espaço, ou precisam melhorar mais a parte de conteúdo, para depois pensar na estabilidade?

Acho que precisa aumentar a quantidade de material para jogo, para campanhas, e idéias. Muitas matérias sobre lançamentos, sobre o universo dos blogs (Inclusive eu faço isso), e pouca com material para o leitor. Mas o cenário nacional de RPG ainda é nebuloso, e não sei qual sistema de regras é o mais aceito pelos RPGistas. Por isso vou colocando sobre o que eu jogo, e deixando material um pouco aberto.

E isso ai, espero que as respostas tenham sido ao nível das perguntas, e não tenha falado muita besteira e viajado na maionese. Não sou nenhum Papa em blogs, nem um Mestre tão bom em RPG, ou conhecedor do mercado, por isso não levem a sério 100% do que falei, é apenas opinião de uma mente lascada pela vida (ou de uma mente com complexo de inferioridade 😛 ).

4 Respostas to “Pesquisa aos Blogs”

  1. Grande rsemente… Suas respostas foram ótimas e eu adorei também a idéia de fazer das suas respostas um tópico em seu blog.
    A idéia é exatamente essa, fazer o povo conhecer aqueles que vos escrevem diariamente, saber o que nós pensamos e como procedemos.
    Quem sabe, depois de um bom número de boas respostas, um resumo e uma boa análise não seja cabível?!

    No mais, abraço e obrigado por participar…

  2. Eu coloquei as respostas no meu Blog por ser minhas respostas, mas acho que cada um pode postar suas respostas em seus respectivos blogs :). Realmente quando chegar a umas 5 / 10 respostas seria bom fazer um apnahado geral, agora é só esperar 🙂

  3. Boa idéia mesmo, acho que vou copiar…ou melhor, fazer um “benchmark” nisso. E também gostei das respostas.

  4. Te peguei no meme aleatoriedades. Para detalhes, clique no meu nome.

    Até.

Deixe uma Resposta

