Pesquisa aos Blogs


Quem é você? Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?

Quem é você? Quem sou eu? Qual o significado da vida, do universo e tudo mais?

O Alexandre do Zona Neutra está curioso sobre a blogosfera, e para entendê-la melhor bolou um questionário legal, com perguntas sobre os blogueiros e suas pretensões com os Blogs.

Não sei como ele queria a resposta, mas o comentário sozinho possui cerca de 300 palavras e acho que fica inadequado responde-las em um comentário. Então aqui vão as perguntas, e como ele não fez isso em formato de meme, fica a cargo da blogosciencia de cada um responde-la :).

01 – Se identifique por favor. Diga quais seus blogs [no caso de ter mais de um, como tenho visto acontecer muito] e de onde você é?

Sou Rodrigo Semente, do Pergaminhos Dourados, residente em Natal/RN.

02 – Qual o principal objetivo de seu blog? Quem é o seu público alvo? Quais suas metas?

É apresentar o meu cenário Guerras Dracônicas, mas, como todos podem ver, menos da metade das matérias foram sobre ele. O Fato é que criar material suficiente organizado para uma matéria demanda  certo tempo, e atualmente é uma das coisas que tenho de menos. Então vou devaneando, criando material genérico, enquanto o cenário não anda, cativando um publico variado de 3d20 leitores. E por final transformar os leitores em colaboradores, abrindo o cenário de forma semelhante ao projeto Tagmar 2.

03 – Por que acha que os blogs têm ganhado cada vez mais espaço entre os principais portais de RPG e assuntos relacionados? Acha que os portais podem perder a força e cair de rendimento por causa disso?

Os Blogs são mais inteligentes, funcionando como um “organismo vivo”, que processa e espalha informação de maneira  dinâmica. Os portais sobreviverão se tiverem alguma coisa a oferecerem em troca e ainda manter a liberdade de opinião de um blog.

04 – Têm planos de transformar seu blog num espaço mais amplo? Tem planos de comprar um domínio para hospedar suas idéias?

O Blog surgiu da idéia de tornar a informação do cenário de forma mais apresentável e fácil. Antes essa informação se encontrava em uma Wiki. Já é um espaço mais amplo, que poderá conter um numero enorme de colaboradores. Mas por enquanto é mais um projeto pessoal, de criar um cenário com maior abrangência do que minha mesa de jogo e por isso não planejo comprar um domínio próprio.

é pergunta que não acaba mais!

É pergunta que não acaba mais!

05 – Seus objetivos [principal e secundários] têm sido alcançados? O seu público alvo têm respondido de acordo com suas expectativas?

Ainda não comecei a usar o blog como queria, divulgando material de cenário, e por isso tem sido apenas um blog de RPG, atraindo um publico crescente e legal, isso começou a me agradar bastante, uma satisfação pessoal, saber que o que eu crio ou penso é apreciado por outras pessoas.

06 – Você joga RPG? [kkk]… Que jogos você utiliza atualmente? Você só mestra ou também joga?

Jogo RPG sim, mas estou sem jogar a mais de 1 mês e meio … Meu grupo joga mais D20, mas dois mestres começaram campanhas de GURPS e L5R, que infelizmente não posso jogar. Normalmente costumo jogar mais que mestrar, mas minha campanha te agradado os jogadores e pretendo continuar a mestrar quando uma parte do meu tempo voltar.

07 – Qual o seu estilo preferido de RPG? Os mais interpretativos ou os mais combativos? Esse gosto pessoal tem influência no que escreve em seu blog?

Eu gosto de fazer personagens e os ver evoluindo, na história e no poder. Particularmente não sou um bom “ator”, e minhas interpretações não são memoráveis, mas as atitudes dos personagens são interessantes, claro isso depende um pouco do mestre desenvolver tramas que permitam o crescimento dos personagens como heróis únicos. Pensando nisso, crio o cenário de forma a contar pequenas histórias e com coisas criativas, nada do mias do mesmo, o importante é variar, desde que consiga colocar as coisas com um mínimo de sentido (mas absurdos como os existentes em alguns desenhos dos anos 80 podem ser interessantes).

08 – Como você avalia o crescimento do seu blog, de acordo com as visitas e os comentários que você recebe diariamente? Ele está fazendo aquilo a que se propõe? Os leitores concordam com seu ponto de vista?

O blog está entrando em uma massa critica, começando a bombar. Se continuar com o trabalho posso conseguir um bom publico, mas creio que está precisando de mais matérias genéricas para qualquer jogo, e com algumas regras também.  Infelizmente ele não está fazendo exatamente o que se propõem, pois eu não estou fazendo o que me propus: criar material para o cenário. Mas não forçarei o ritmo, caindo no risco de diminuir a qualidade do cenário (que não sei se tem qualidade, mas..)

09 – Acha que a força dos agregadores têm tido mais peso no crescimento de seu blog, ou isso se deve mais aos seus posts? Não estou dizendo: ou um, ou outro. Sei que as duas vertentes são bem diferentes, mas qual a que mais está te ajudando atualmente?

Ajuda bastante, sempre que posto uma matéria nova, tenho mais visitas dos agregadores, e isso atrai novos leitores a ler matérias antigas, e aparecer o blog nos buscadores de sites (Google).

10 – E por último, mas não mais importante. O que você acha que deve melhorar no universo dos blogs que têm aparecido cada dia com mais conteúdo? Eles estão se saindo muito bem, a ponto de se manter e ganhar espaço, ou precisam melhorar mais a parte de conteúdo, para depois pensar na estabilidade?

Acho que precisa aumentar a quantidade de material para jogo, para campanhas, e idéias. Muitas matérias sobre lançamentos, sobre o universo dos blogs (Inclusive eu faço isso), e pouca com material para o leitor. Mas o cenário nacional de RPG ainda é nebuloso, e não sei qual sistema de regras é o mais aceito pelos RPGistas. Por isso vou colocando sobre o que eu jogo, e deixando material um pouco aberto.

E isso ai, espero que as respostas tenham sido ao nível das perguntas, e não tenha falado muita besteira e viajado na maionese. Não sou nenhum Papa em blogs, nem um Mestre tão bom em RPG, ou conhecedor do mercado, por isso não levem a sério 100% do que falei, é apenas opinião de uma mente lascada pela vida (ou de uma mente com complexo de inferioridade 😛 ).

Advertisements

4 Respostas to “Pesquisa aos Blogs”

  1. Grande rsemente… Suas respostas foram ótimas e eu adorei também a idéia de fazer das suas respostas um tópico em seu blog.
    A idéia é exatamente essa, fazer o povo conhecer aqueles que vos escrevem diariamente, saber o que nós pensamos e como procedemos.
    Quem sabe, depois de um bom número de boas respostas, um resumo e uma boa análise não seja cabível?!

    No mais, abraço e obrigado por participar…

  2. Eu coloquei as respostas no meu Blog por ser minhas respostas, mas acho que cada um pode postar suas respostas em seus respectivos blogs :). Realmente quando chegar a umas 5 / 10 respostas seria bom fazer um apnahado geral, agora é só esperar 🙂

  3. Boa idéia mesmo, acho que vou copiar…ou melhor, fazer um “benchmark” nisso. E também gostei das respostas.

  4. Te peguei no meme aleatoriedades. Para detalhes, clique no meu nome.

    Até.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: