I WANT YOU TO LINK TO MY SITE!!


Com essa singela frase nesse abner ao lado o blog D3 System faz sua campanha contra o “pão-durismo” de links nos blogs roll (iniciada pelo Blog Treta). Ao criar esse blog, para ajudar a organizar e divulgar a criação de material para o cenário Guerras Dracônicas fui atrás da maior quantidade de Blogs e sites de RPG possíveis, e percebi a enorme quantidade de Blogs ativos com matérias de qualidade, utilizados para divulgar campanhas, notícias, cenários, etc… Tudo isso de forma um pouco alternativa é claro, mais ou menos como no inicio da internet, com as listas de discussões.

Sempre acompanhei o site Área Cinza com suas notícias (e listas de miniaturas pra vender 🙂 ), e com o tempo fui acrescentando aos poucos os Blogs que eu acompanho, como o Aldertoron e o próprio D3 System, divulgando não só material da Devir como de outras editoras, e respondendo indiretamente alguns pontos do tópico do fórum na Rede RPG Casa de Vidro, saudoso tópico onde o Cobby e o D3 responderam de forma transparente muitas das duvidas dos RPGistas.

A Rede RPG está passando por uma baixa nas suas noticias (que foram reduzidas para 1 noticia diária) e no seu fórum (que está rolando mais jogos Play By Fórum, principalmente de Naruto), de certa forma depois que o D&D 4& foi lançado, as coisas lá andam bem lentas. Para um portal que de tanta qualidade e visitantes chegou a assumir a bandeira da maior revista de RPG do Brasil, a Dragão Brasil, as coisas não vão bem, culpa da “Crise do RPG”.

Mas observando os Blogs, essa falta de interesse não é generalizada. PodCasts de RPG, Cenários, Relatos de Campanhas, Notícias, Tirinhas de Quadrinhos, contos, dicas de RPG, Fichas de Personagem e muito mais, borbulham no caldeirão fervente dos Blogs. Boa parte sobre D&D 4&, que remexeu o mercado mundial de RPG, e está encontrando concorrentes poderosos, chegando até haver demissões por conta da estratégia de uma SRD bem restritiva, que fez diversas editoras saírem pelas frestas de um punhos de ferro se fechando.

Eu abri esse blog para entrar nessa também, por ter percebido uma melhor forma de organizar as matérias e possivelmente a divulgação. O cenário que está andando bem, tanto nas minha mesa de RPG, quanto em material próprio, e estou querendo compartilhar com outros esse microcosmo criado meu ínfimo tempo livre.

E o que isso tem haver com o cenário Guerras Dracônicas?

O que acho mais interessante no cenário é exatamente ter “criado” o conceito de portais entre mundos, estruturas que permitem o acesso dos personagens a outros mundos com uma certa facilidade. Apesar de não ter introduzido ainda na minha campanha, esses portais são raros, mas só até onde o mestre quiser. Imagine uma campanha de fantasia medieval similar a série Stargate, onde os personagens podem viajar entre mundos para resolver algum passo importante de suas missões, indo de encontro a libertação de Valkaria no mundo Tormenta, ou a morte de Mystra em Forgottenrealms, resgatar uma Orbe Dracônica em Kyrinn para dominar um dragão Arthasiano no mundo desértico de Dark Sun.

Essas são só algumas das possibilidades do cenário. Não que isso seja extremamente inovador, o mundo de bolsões de sonhos de RPG Quest já se propõe de certa forma a isso (com seus cenários multitemporais), e os antigos cenários de Spelljammer e Planescape faziam exatamente isso oficialmente na antiga esfera de mundos de D&D.

Sim mas e daí?

O que quis dizer nesse artigo (que promete uma continuação, para comentar mais a fundo alguns tópicos obscuros), é que, o cenário Guerras Dracônicas se propõem a exatamente a mesma coisa da campanha do D3 System, unir e interligar o que está espalhado e que muitos não acham possível de se conectar. Principalmente agora, onde diversos cenários surgem para instigar a imaginação de qualquer mestre, mesmo quando os jogadores querem jogar com os personagens de sempre, vendo-os evoluir até os níveis épicos e alem. Vamos então nos unir, conectar nossos mundos, seja través dos nosso jogos ou da internet, experimentar coisas novas, e não cairmos na mesmice. Estamos saindo da era dos fóruns, assim como saímos da era das listas, e entraremos na era onde todo mundo cria e interage, a era dos Blogs. Não fique só no passado, acesse novos sites, novos cenários, novas regras, e não se arrependerás.

Advertisements

2 Respostas to “I WANT YOU TO LINK TO MY SITE!!”

  1. Caramba, meu portal estava dando problema – o Akismet classificou o teu comentário como spam, mas já ajeitei e agora estou te pondo no nosso Blogroll =D

  2. Beleza, o que está achando do Blog?

    OBS: Blade Runner II, tenhamos medo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: