Adaptação: FUNDAÇÃO RPG (Parte 1)


Como muitos leram aqui, eu terminei de ler a trilogia inicial de Fundação, por Isaac Asimov, o que me deixou deveras empolgado. Claro que como bom Nerd fui pesquisar mais e achei algumas coisinhas, como outros contos que se passam no mesmo universo e mapas.

Então resolvi escrever um pouco sobre essa galáxia como um cenário de RPG. Então aqui vai:

FUNDAÇÃO RPG

Fundação é o nome resumido de “Fundação da Enciclopédia Galáctica”, uma organização criada para armazenar todo o conhecimento científico da galáxia.

A Galáxia

Composta por pelo menos 100 bilhões de estrelas, nossa galáxia é formada por 8 braços espirais que se conectam no seu centro, onde se encontra um grande buraco negro.

Em pelo menos 20.000 anos no futuro, a humanidade colonizou toda galáxia, num total de cerca de 25 Milhões de planetas, onde vivem um quintilhão de seres humanos!!!

OBS: Aqui não temos alienígenas, só humanos. A resposta darei mais tarde.

Império Galáctico

Comandando todo essa massa humana está o Império Galáctico, que mantém uma relativa paz em toda a sua extensão de 100.000 Anos-luz. Fundado a 12.000 anos, o Império Galáctico é comandando a partir do planeta próximo ao centro da galáxia chamado Trantor, e sempre de acordo com as mãos de imperadores dos  mais diversos tipos.

Trantor

Planeta sede de toda administração do Império, possui sua superfície de 100.000.000 de quilômetros quadrados é completamente dominada por uma unica cidade. Sua população de 40 bilhões de habitantes possuem praticamente apenas uma função de administrar o restante da galáxia.

Por não possui de terrenos para desenvolvimento agrícola ela depende de 20 mundos agrícolas para suprir as necessidades básicas de sua população. É o orgulho do império, trabalhando como uma grande máquina que servia como um magnífico cérebro de toda a galáxia.

Isto até…

Pisicohistória

Ciência que foi desenvolvida principalmente por Hari Seldon, que transformou o que eram poucos axiomas em uma complexa ciência, que se utiliza de dados estatísticos de uma grande massa de gente (no caso 1 quintilhão de seres humanos) para calcular os passos que a sociedade tomará no futuro. Para um leigo tudo isso parecerá apenas adivinhação, ou premonição. Outra característica importante da ciência é o calculo de o que se precisa fazer para alterar o futuro, calculo esse que levou a criação da Fundação.

Foi através dela que o próprio Hari Seldon previu a ruína do império,  e que essa ruína levaria a uma idade das travas que durariam 30.000 anos! A não ser que uma fundação enciclopédica reunisse todo o conhecimento da galáxia, e guardasse esse conhecimento para que quando o império caísse, acontecimento que seria impossível de ser impedido (a não ser com o uso ordenado de bilhões de pessoas lutando para que isso não ocorresse, o que era impossível de se conseguir) .

Mas para evitar que 30.000 anos de trevas ocorressem, ele computou que seria preciso cerca de algumas centenas de pessoas trabalhando arduamente, e que reduziriam o tempo de decadência de 30.000 para 1.000.

Terminus – 1ª Fundação

Fundada em um planeta localizado na longínqua periferia da galáxia, pobre de recursos, e desabitado, a Enciclopédia Galáctica foi o exílio que os pesquisadores de Hari Seldon, e suas familias, sofreram pelas perigosas e agitadas previsões feitas pelo seu mentor.

Inicialmente foi apenas uma enorme biblioteca, com centenas de pesquisadores cujo unica atividade era escrutinar toda a galáxia em busca do mais diverso tipo de conhecimento. 50 anos após a “Fundação”, a periferia do império, ou melhor da galáxia, já entrava em decadência, e os planetas eram praticamente livres da influencia de Trantor. Diante de ameaças de invasão de Términus por vizinhos, o prefeito civil Salvor Hardin, tomou o poder da fundação e através de atitudes diplomáticas conseguiu reverter o problema. Essa foi a chamada de “Crise Seldon”, pois fora prevista por Seldon – mas a solução não fora dada a seus sucessores,  e foi a primeira de várias outras que viriam.

155 anos após a Fundação, Terminus era um centro de comércio e iluminação científica para cerca de 10% da galáxia, e aqui que nossa campanha começara…

Mapas:

Clique nos mapas para abri-los em tamanho maior em outra aba  ou janela. Hemisfério inferior da galáxia.

Hemisfério Superior da galáxia.

5 Respostas to “Adaptação: FUNDAÇÃO RPG (Parte 1)”

  1. Como vai, meu caro RPGista?
    Fiquei impressionado com a elaboração dos mapas e da descrição breve, porém apurada do Universo da Fundação.
    Eu sou fã de Asimov faz muitos anos, e me dedico bastante. Li todos os da biblioteca da minha cidade + PDFs, + livros que comprei, deve dar uns 50 livros lidos, mais ou menos).
    Então a poucos anos, fundei o http://www.isaacasimov.com.br , onde ponho minhas considerações, resenhas, etc, que gostaria de compartilhar com você, que começou com “a melhor ficção científica de todos os tempos”. É sério, a trilogia Fundação recebeu o prêmio HUGO, que é o Oscar da ficção científica (mas isso você já deve saber).

    Um abraço, e continue com a elaboração do RPG que, quando tiver terminado, publicarei uma matéria completa no meu site, se você quiser.

    Um abraço!

    • rsemente Says:

      Muito obrigado pelo comentário Lawrence, estou começando agora a desbravar o mundo de Isaac Asimov, mas lendo-o descobri que a maioria de minhas influencias foram influenciadas por ele (Star Wars, Star Trek, Suplementos de GURPS com tecnologia,…).

      A vontade para divulgar o trabalho que estarei realizando. O mapa peguei de um site francês sobre asimov, mas o completo estava pequeno, e os grandes divididos por setor, então juntei tudo e fiz esses dois grandes mapas (o único que achei pela net, excluindo um em Tailandês – alguém sabe Tailandês?).

  2. Arquimago Says:

    Sistema? Ou geral?

    • rsemente Says:

      Vou dar dica para criação de personagens em vários sistemas, mas nenhum onde a porrada seja o único foco (3d&t out).

      • Arquimago Says:

        Certo, então vou colocar na minha pasta geral.
        M&M está ria dentro eu acho, ainda mais agora com o Agentes da Liberdade, afinal intriga e espionagem tem tudo a ver! ; ) Assim que ler com calma volto para comentar.

Deixe um comentário